Artigo

Se minha memória fosse boa…

Minha memória não é das melhores: esqueço o nome das pessoas com quem convivo diariamente; esqueço o que comi no almoço; esqueço para quem falei e não falei determinadas coisas; esqueço o que leio; e já esqueci até o nome da coordenação que chefio lá no trabalho. Acho que minha mente é preguiçosa! Por isso, o dia que eu te cumprimentar e não lhe chamar pelo nome, você já sabe: eu não sou mal educado, simplesmente tive um “branco” naquele momento.

E isso foi um fator que me incomodou muito durante os estudos para vestibulares e concursos públicos: tanta coisa para ler; tanta coisa para memorizar; e parecia que quanto mais conteúdo eu via, menos sabia. Não sabia desenvolver o assunto que acabava de estudar, não sabia conversar sobre o assunto, não sabia ensinar sobre o assunto. Resumindo: eu me sentia um burro!

Tentei fazer resumos e achar métodos para memorizar. Até que ajudava, mas não dava tempo para fazer essas coisas, era conteúdo demais. Desisti dessas artimanhas! Com o tempo, parei de criticar minha memória; continuei lendo, fazendo questões, vendo meus pontos fracos, relendo e prestando concursos públicos. Entreguei-me à arte da disciplina!

Foi aí que percebi que eu estava absorvendo conteúdo: as respostas certas começaram a saltar aos meus olhos e comecei a acertar cada vez mais questões. Comecei a gabaritar matérias que, tempos atrás, eu zerava. Que momento prazeroso!

Comecei a atingir as pontuações mínimas nos concursos (nem isso eu fazia!) e, logo em seguida, vieram as nomeações para a Receita Federal e o Banco Central. Imediatamente, as pessoas começaram a me procurar pedindo ajuda e, pasmem, é impressionante a quantidade delas que passaram ou passam pela mesma sensação que relatei. Foi uma alegria ver muitas delas, meses ou anos depois, sendo nomeadas em cargos de destaque! Pouco tempo depois, apliquei o mesmo método para o vestibular de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e, glória a Deus, passei em quinto lugar na primeira tentativa.

Se o seu problema é parecido, não desista, siga em frente, pois tem outras pessoas iguaizinhas a você ocupando cargos públicos. Saiba que você está avançando, só não está percebendo isso, pois nosso crescimento é gradual. Mas, nunca se esqueça: a aprovação vem sem avisar. Bons estudos :)

Depoimentos de APROVADOS que recebi após a publicação do artigo:

“Nossa, super me identifiquei com seu texto. Minha memória é tão tão ruim… fico me perguntando como passei em concursos. Mas é isso mesmo, disciplina e força de vontade” (Alexandra A., Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil);

“Eu sou do mesmo jeito. Tenho vários brancos. O segredo para mim foi sempre refletir sobre o que estou lendo” (Juliana M., Analista do Banco Central do Brasil).

Siga o instagram: @profmorishigue

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pelo feedback, Celso.
    Paulo Morishigue em 15/07/19 às 18:53
  • Parabéns pelo texto, por expor a angustia que a grande maioria dos concurseiros passam nos seus estudos.
    CELSO FABIANO BARBOSA em 15/07/19 às 14:24
  • Theylo, foi uma forma poética de dizer que comecei a seguir um plano de ciclo de estudos. Bons estudos.
    Paulo Morishigue em 15/07/19 às 13:55
  • Oque você quis dizer com " Entreguei-me a arte da disciplina ?"
    Theylo Ribeiro Dos Santos em 15/07/19 às 11:31
  • Tmj Lane, Deus abençoe seus estudos!!!
    Paulo Morishigue em 18/05/19 às 00:26
  • Muito bom!!! Uma frase que resume essa sensação é: eu sei, só não consigo explicar. E raramente as pessoas entendem... Mas vamos avançando que uma hora tudo começa a se organizar e fazer sentido! OBRIGADA por compartilhar esse texto!
    Lane em 17/05/19 às 22:15
  • Fala Dedeco, meu querido! Obrigado pelo carinho. Bons estudos, vc é 10!!!
    Paulo Morishigue em 17/05/19 às 19:24
  • Maior e melhor exemplo de concurseiro que conheci! Obrigado por mais esse ensinamento, grande Paulinho!
    Deco em 17/05/19 às 19:21
  • Obrigado Mary, bons estudos! :)
    Paulo Morishigue em 17/05/19 às 18:15
  • kkk Tmj, Marcelo. Segue firme!
    Paulo Morishigue em 17/05/19 às 18:14
  • Excelente artigo, parabéns!
    Mary em 17/05/19 às 16:46
  • Esse artigo me descreveu totalmente, só faltam as aprovações agora hahaha
    Marcelo em 17/05/19 às 15:49