Artigo

Saúde mental e física para Concursos

Veja a importância da saúde mental e física para concursos!

A saúde mental e física é essencial para se viver em equilíbrio nessa fase tão exigente como a preparação para concursos.

As seguintes perguntas devem guiar a sua avaliação para a dimensão da sua saúde mental: Eu faço o que me proponho? O que eu me propus a estudar é factível?

Ao programar o tempo que será dedicado aos estudos, devemos considerar vários fatores relevantes como as outras obrigações de trabalho, família, sociais e outros compromissos que surgem.

A partir daí define-se o tempo possível a ser dedicado aos estudos e busca-se ser exigente consigo mesmo para cumprir o que foi definido.

O tempo de estudo não deve ser, em si, uma fonte de angústia! Se você está sempre correndo atrás para cumprir um mínimo e, apesar de todos os esforços, não se consegue cumprir o tempo proposto, algo está errado!

Pode ser que você tenha programado de forma errada, querendo um ideal não alcançável. Aí deve-se refazer a programação do tempo de estudos ou das demais atividades. É preciso buscar um tempo exigente, mas que seja possível!

Ou então, você pode estar perdendo tempo com distrações. Se você se propôs a estudar durante um período e esse tempo era possível, mas você não o está cumprindo, temos uma evidência para você repensar o que está acontecendo.

Dessa forma, percebemos a importância de ser exigente consigo e buscar a ter foco nas suas atividades.

Agora, se normalmente você consegue cumprir o tempo proposto, mas ocorreram algumas situações excepcionais que fogem do seu controle, não é necessário se angustiar. Nessas situações busque olhar o todo, o que já foi conquistado. Concentre-se em resolver o problema e adaptar-se às condições externas.

Para estudar bem é importante buscar uma saúde mental (faço o que eu me proponho?) e espiritual, que é estar em paz consigo e com as outras dimensões da sua vida.

É importante também buscar uma boa saúde física: não exagerar na carga horária dos estudos e lembrar que o corpo tem um limite. Ele deve estar bem para que você consiga chegar em plenas condições no dia de prova.

Para isso, devemos respeitar o limite do corpo, dando-lhe momentos de descanso com pequenas pausas entre as sessões de estudo. Além disso, é preciso dormir a quantidade de horas de sono que o seu corpo precisar.

É necessário alimentar-se adequadamente, evitar os excessos e, se possível, fazer atividades físicas para deixar o corpo em movimento e evitar dores na coluna, por exemplo.

Se você estudar de uma forma que desequilibre a sua saúde mental e física, uma hora a conta irá chegar em outros aspectos da sua vida. De que valerá passar em uma prova e ter a saúde acabada e a sua família desestruturada?

E sacrificar a saúde não é garantia de aprovação, muito pelo contrário.

Com a vida em desequilíbrio, a eficiência nos estudos reduz, a absorção de conteúdo diminui e isso poderá gerar conflitos pessoais que poderão interferir nos seus estudos.

Logo, é necessário buscar a saúde mental e física para concursos. Para isso, seja exigente consigo mesmo e se concentre no que está ao seu alcance.

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino) e no YouTube (Professor Solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Artigo com um tema muito importante, professor. Muito obrigado!
    J em 06/12/20 às 14:15