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Saiba como Revisar por Questões! Aprenda a aplicar a técnica da Engenharia Reversa

Aprenda a aplicar a técnica da Engenharia Reversa com os Profs. Laura Amorim, Núbia Oliveira, Eduardo Mendonça e Eduardo Gonçalves

revisar por questões
Engenharia Reversa – Revisar por questões

No dia 21/05, os webinaristas Laura Amorim, Núbia Oliveira, Eduardo Mendonça e Eduardo Gonçalves explicaram como funciona a técnica da engenharia reversa – como revisar por questões. Segue abaixo as principais informações da transmissão.

Hoje vamos falar de um tema que está super em voga nesta semana, com o lançamento do Sistema de Questões. Vamos falar justamente sobre formas de se revisar por questões, vamos falar também sobre o estudo reverso.

Primeiramente, para cada forma de estudo, existe uma maneira ideal de como utilizar as questões. Além do mais, isso dependerá de qual nível o estudante se encontra: iniciante, intermediário, avançado.

Saiba como Revisar por Questões

Algumas dúvidas são bastante frequentes entre os alunos, como:

  • Como avaliar o rendimento nos estudos?
  • Maneiras de identificar vulnerabilidades em determinada disciplina?
  • Como melhorar a compreensão de um assunto?
  • Como potencializar a memorização?

Todas estas perguntas podem ser respondidas basicamente da seguinte forma: resolvendo questões. A prática dos exercícios irá atacar exatamente o rendimento, as vulnerabilidades, a compreensão e ajudar com a memorização.

Funções da Resolução de Questões

Primeiramente, quais são as funções atreladas à resolução de questões? Em resposta a esta pergunta enumeramos as seguintes:

  • Compreensão (como a banca aborda o assunto, se o aluno realmente aprendeu o que foi passado em aula) – os exercícios dão o feedback necessário que aluno precisa. Ressalta-se aqui a importância de compreender tanto os motivos de uma alternativa ser considerada correta, como também as razões das outras estarem erradas.
  •  Revisão/Memorização – Uma das formas de nós revisarmos é resolvendo questões. Como o conteúdo para concursos é extenso, não adianta o candidato querer apenas ler e decorar. A memorização precisa estar enraizada na mente do concursando.
  • Teste/Simulado – Além disso, uma outra função das questões é testar o candidato, trabalhando com diversas matérias ao mesmo tempo, como se na prova estivesse.

Importância das Questões

Alguns dos fatores que demonstram a importância de se resolver bastante exercícios são:

  • Propicia um estudo de maneira mais otimizada – de fato, apenas ler a parte teórica é um pouco cansativo, apesar de necessário. Com o avanço dos estudos, ou seja, a partir do momento que o aluno já sabe a teoria, o estudo se torna mais leve e prazeroso, baseado em resumos e bastantes exercícios. Contudo, não pule etapas (não saia do iniciante para um estudo apenas baseado em questões, a teoria é fundamental).
  • Possibilita medir nosso nível de conhecimento – nada melhor que a prática para nos proporcionar um feedback sobre como está nossa evolução.
  • Ajuda a identificar o que é mais cobrado por determinada banca – enquanto que no pré-edital o candidato está em busca de aumentar o conhecimento de forma abrangente, no pós-edital ele busca maior foco, principalmente naquilo que a banca examinadora mais costuma cobrar. Além disso, algumas bancas costumam seguir um modelo de questões, em que alunos experientes já batem o olho e sabem exatamente o que fazer.
  • Excelente ferramenta para revisões – fazer revisões é fundamental na preparação de qualquer aluno, e uma das ferramentas para revisões é justamente por meio da resolução de exercícios

Tipos de Questões

Existem diversos tipos e finalidades de questões, entre eles:

  • Questões de fixação – São aquelas resolvidas logo após o primeiro contato com o assunto. Apesar de ter um banco de centenas de questões em cada aula, a sugestão é que se resolva entre 20 e 30 do assunto. Deixe, assim, o restante das questões para um momento posterior de revisão. Ademais, questões de fixação ajudam o aluno a direcionar as próximas revisões para aquilo que costuma ser mais exigido do candidato.
  • Caderno Acumulado – Não é interessante que o aluno passe longos períodos sem contato com o que já foi aprendido. Dessa forma, uma sugestão é montar um caderno de questões com todos os assuntos estudados até o momento. Por exemplo: ao finalizar a aula 04, monta um caderno com todos os assuntos de aula 00 a 04. Além disso, resolva em modo aleatório, como forma a revisitar todos os assuntos.
  • Caderno Completo – O caderno completo é semelhante a um simulado daquela determinada disciplina, contemplando todos os assuntos da matéria. Sugere-se, outrossim, a solução aleatória das questões.
  • Caderno de Questões Erradas – Por fim, refazer as questões erradas é essencial para que o aluno tenha certeza de que aquela dúvida foi solucionada e de que ele não cometerá novamente o mesmo erro.

Perfil de Concurseiro

Concurseiro Iniciante

Abaixo elencamos a importância das questões para o concurseiro iniciante:

  • Ajudar na compreensão – o conhecimento sobre determinado assunto para quem está iniciando com os estudos ainda está superficial. Desse modo, as questões auxiliarão ao aluno a aprofundar e consolidar seu aprendizado;
  • Entender como a teoria é cobrada na prática;
  • Aquisição de conhecimento – grande parte do que um candidato aprovado sabe é adquirido com a prática de exercícios, e não apenas com a leitura do material teórico;
  • Necessidade da resolução de exercícios comentados – o aluno iniciante precisa dos comentários. A falta de comentário pode confundir o aluno e frustrá-lo, por não saber os motivos que uma assertiva estar certa ou errada.
  • Analisar todas as alternativas – o concurseiro iniciante não tem a experiência que o avançado possui, e justamente por isso ele precisará absorver todo o conhecimento disponível. Uma excelente forma de se fazer isso é analisando todas as alternativas, e os motivos que as tornas certas ou falsas.
  • Priorize qualidade frente à quantidade –  o objetivo aqui é adquirir a máxima quantidade de conhecimento, e absorver todos os ensinamentos que um exercício pode passar;
  • Velocidade não é importante;
  • Registre questões problemáticas – separe essas questões para voltar novamente no futuro. Certas questões envolvem mais de um assunto, muitas vezes assuntos que o aluno ainda não tenha estudado. Portanto, deixe essas questões reservadas, elas serão muito importantes em sua preparação.

Concurseiro Intermediário

Já para o concurseiro intermediário, o objetivo de se revisar por questões sofre algumas alterações, veja:

  • Complementação da compreensão – nesse nível o candidato consegue aparar as arestas e aprender alguns detalhes que podem ter passado desapercebido no primeiro contato com determinado assunto;
  • Ajudar na revisão;
  • Mais voltada aos pontos fracos – o aluno não mais precisa resolver questões fáceis e que já tem completo domínio. Em vez disso, deve focar naquilo que apresenta mais dificuldade e baixo desempenho;
  • Início do Teste – testar seus conhecimentos em conteúdos vistos há mais tempo. Destarte, o estudante saberá como está seu desempenho

Concurseiro Avançado

Por fim chegamos ao concurseiro avançado, ou seja, aquele que mais necessita de revisões. Nesta etapa, o aluno já terá estudado tudo, ou quase tudo que será cobrado no edital. Os objetivos do estudo por questões para esse concurseiro são:

  • Testar ainda mais seu conhecimento;
  • Procura de vulnerabilidade no conhecimento – encontrar brechas de conhecimento, isto é, determinados itens que ele não possui um bom desempenho. Este item é essencial em busca da aprovação. O concurseiro não deve procurar apenas seus pontos fortes, mas tentar encontrar a todo momento seus pontos fracos, e tentar transformá-los em mais pontos fortes;
  • Ajuda a compreensão – muitos assuntos apenas serão compreendidos em sua totalidade com o domínio completo do tema. É nessa fase que o aluno conseguirá interligar todos os temas da disciplina, e estabelecer uma linha lógica em sua mente;
  • Preocupação maior com a memorização – determinados assuntos não tem jeito, é na base da memorização, como por exemplo as competências do STF. Dessa forma, não adianta tentar memorizar estes assuntos quando iniciante, uma vez que eles serão perdidos em um curto espaço de tempo. Tente compreender bem quando iniciante/intermediário, mas deixe a decoreba para o nível avançado, especialmente quando estiver próximo da data da prova.

Estudo Reverso

O estudo reverso trata-se de uma técnica em que o aluno estuda por questões e complementa este estudo com a teoria. Entretanto, não é uma técnica indicada para alunos iniciantes ou intermediários, uma vez que o estudo reverso necessita de uma bagagem grande de conhecimento.

Finalizando

Pessoal, para quem perdeu e gostaria de assistir o webinário sobre como revisar por questões, segue o link abaixo.

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