Artigo

Ritmo de resolução de questões: quantidade x qualidade

Obtenha um bom ritmo de resolução de questões para conquistar a sua aprovação!

Todo bom concurseiro já sabe que é importante resolver questões no estudo para concursos. Porém, você já parou para pensar na importância de se ter um bom ritmo de resolução de questões balanceando a qualidade e a quantidade de questões resolvidas?

O ritmo de resolução é dado pela quantidade de questões resolvidas durante um determinado tempo e ele varia de pessoa para pessoa e entre matérias.

Porém, de nada adianta ter um bom ritmo de resolução, mas resolvê-las de forma superficial, sem prestar atenção e, consequentemente, errar devido a pequenas distrações.

Em contraponto, não vale a pena demorar muito resolvendo os cadernos de questões, fazendo anotações e resumos para cada questão resolvida. Dessa forma, o aluno estuda menos assuntos, e perde em eficiência.

Oriento a fazer anotações, resumos ou esquemas para matérias das questões de em que se está com alto grau de erros ou para as que exigem mais memorização (como prazos, fórmulas e detalhes específicos).

Logo, é importante ter um bom ritmo de resolução, com um equilíbrio entre quantidade e qualidade.

Veja, por exemplo, um caso de um aluno que estuda cerca de 16 horas por semana e resolve menos de 100 questões por semana.

Ele faz resumos dos assuntos tratados pelas questões, e, assim, diminui o seu ritmo de resolução de questões, perde a oportunidade de avançar bem na matéria e não tem um ganho expressivo na retenção do conteúdo “resumido”.

O ritmo de resolução é um fator importante, inclusive isso é exigido do candidato durante a prova, pois há um tempo restrito para se resolver muitas questões e sob um momento de stress.

O ideal é que se consiga resolver todas as questões como se estivesse realizando um simulado. Mas, para isso, é preciso treinar, durante o estudo, para adquirir um ritmo eficiente.

Você já parou para analisar qual é o seu ritmo na resolução de questões? E sobre a eficiência na resolução das questões? Como você pode melhorar na sua preparação?

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino) e no YouTube (Professor Solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.