Concurso EPCAR: candidatos ainda podem concorrer como cotistas
Décio Terror Filho

Retificação EPCAR: candidato pode entrar com recurso para concorrer como cotista

A EPCAR publicou, no dia 25 de julho, uma retificação do concurso que inclui a Lei 12.990/2014, determinante da aplicação de cotas em todos os concursos públicos federais com a possibilidade de recurso ainda este ano.

Com a retificação, o concurso EPCAR oferece 180 vagas na seguinte distribuição:

  • 160 vagas para homens, das quais 32 reservadas para cotistas;
  • 20 vagas para mulheres, das quais 04 reservadas para cotistas.

A Lei também determina, o acréscimo de uma etapa no concurso: Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC). Trata-se da avaliação de veracidade da autodeclaração dos candidatos como pretos ou pardos.

A retificação reforça que todos os candidatos, sem exceção, que optarem por concorrer às vagas reservadas às pessoas negras deverão submeter-se ao PHC. Caso o contrário, o candidato será eliminado do certame.

Caso o candidato não seja aprovado pela comissão do PHC, ele também será eliminado do concurso, independente da nota corresponder a suficiente para aprovação e declaração de boa-fé. Mas, sempre há possibilidade de recurso.

Atenção, uma declaração falsa e reconhecida como tal pela comissão avaliadora do PHC anula a aprovação do candidato.

Cronograma de recurso

Quem quiser concorrer a uma vaga como cotista pode solicitar recurso, via internet, no prazo entre os dias 25 de julho e 01 de agosto de 2018.

A declaração de vagas deferidas preliminar será divulgada no dia 03 de agosto; e, a definitiva e final no dia 09 de agosto de 2018.

O procedimento (PHC) será realizado no dia 19 de janeiro de 2019, com resultados divulgados no mesmo dia. Ainda haverá o dia 20 de janeiro para o candidato entrar com recurso, caso seja necessário.

Documento de Reticação – Concurso EPCAR

A seguir você pode conferir o documento de retificação ilustrado e em anexo para download.

 

Faça Download do documento de retificação aqui:
Retificação EPCAR 2018/2019 – clique aqui

Mentoria Militar
[email protected]

Posts Relacionados

Compartilhe:

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho é formado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Professor concursado na área federal, com especialização na didática, no ensino a distância e na produção de texto. Atua no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000. Tem vários artigos publicados em revistas direcionadas para concurso público, portais de ensino, além de seus dois livros: Resoluções de Provas de Português - banca ESAF  e Resoluções de Provas de Português + breve teoria - banca FCC, ambos lançados pela Editora Ímpetus.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x