Artigo

Reta Final TCE-RJ: Saiba o que priorizar.

Saiba como priorizar seus estudos para a reta final do TCE-RJ

O edital do concurso do TCE-RJ foi publicado recentemente e, naquela ocasião, muitos alunos se queixaram que ainda não estavam preparados para enfrentar o pós-edital naquele momento. Dentre os vários concursos adiados em virtude da Pandemia do Covid-19 que assola o mundo, o concurso do TCE-RJ também entrou nesse pacote e suspendeu o concurso. Veja: TCE-RJ suspende concurso público.

Esta paralisação pode e deve mexer nas ‘cartas do jogo’ e aquele aluno que estava com receio de não cumprir o conteúdo programático previsto no edital, se adotar uma estratégia correta durante a paralisação, pode se fortalecer e conquistar uma vaga de forma inesperada. Por outro lado, aquele aluno que estava com todo o gás e motivado para chegar forte no dia da prova, pode acabar perdendo o fôlego e, se não enfrentar uma possível paralisação com a devida diligência e disciplina, perder a vaga.

A prova estava marcada para o início do mês de maio e agora não sabemos quando deve ocorrer. O fato é que o concurso não foi cancelado, mas apenas adiado. É dizer: seguimos em pós edital e em reta final. Se não encararmos este tempo adicional com estratégia e dedicação, corremos o risco de perder a vaga para um aluno mais iniciante. E neste momento de reta final, é importante que o aluno saiba o que priorizar, pois o tempo, ainda que dilatado por conta da paralisação, é escasso.

Tomando por base o cargo de Analista de Controle Externo na especialidade Controle Externo, fizemos uma análise sobre os assuntos que possuem maior probabilidade de serem cobrados na prova e que devem ser objeto de atenção especial dos candidatos. Nossa análise é baseada em levantamento estatístico feito pela equipe do Passo Estratégico (capitaneados pelo Prof. Túlio Lages) identificando os assuntos que possuem maior probabilidade de serem cobrados pelo Cebraspe (CESPE), banca do nosso concurso.

Reta Final TCE-RJ: saiba o que priorizar.
Reta Final TCE-RJ: saiba o que priorizar.

Qual a melhor estratégia na Reta Final?

Este é um questionamento feito pela maioria dos alunos que já haviam planejado todo o ciclo de estudos e, nesta reta final, percebeu que não há tempo suficiente para cobrir 100% do edital, mesmo com a suspensão das provas. E agora: o que fazer? A resposta não é tão simples e vai depender do nível de cada aluno em cada disciplina. O prazo adicional deve ser encarado com uma estratégia muito bem definida, sob pena de ser ultrapassado por um aluno com menos tempo de estudos ou, se você é este aluno com menos tempo de estudos, perde a oportunidade de chegar muito mais competitivo.

Iniciante

Nas disciplinas em que o aluno se considera iniciante, o tempo extra deve ser usado para avançar no estudo da teoria. Por iniciante entendemos aquele aluno que nunca teve contato com a disciplina ou, se teve, já faz tanto tempo que precisa estudar novamente. O iniciante deve utilizar o período de reta final ao máximo para cobrir o estudo da teoria daqueles assuntos que são mais incidentes em provas. E aqui estamos falando de estudo da teoria, com qualidade, englobando as revisões e resoluções de questões.

Intermediário

O aluno intermediário, que é aquele que já passou pelo edital uma única vez e agora está revisando aula por aula, pode se guiar pelos percentuais de acertos: revisar ou reestudar pontos específicos de assuntos ou disciplinas em que o percentual de acertos está abaixo da média. A estratégia na reta final deve ser priorizar os assuntos que são mais cobrados pela banca.

Avançado

O aluno avançado, que já estudou a teoria e revisou todo o conteúdo pelo menos uma vez, deve aproveitar o tempo adicional para resolver um número muito maior de questões e, principalmente, treinar para a prova discursiva! Não se engane, pois a prova discursiva dos concursos de Tribunais de Contas apresenta muitas surpresas e, quem estiver preparado, com certeza, é favorito a conquistar uma vaga. Sabia que no último concurso do TCDF, dos 153 candidatos que tiveram a prova discursiva corrigida, apenas 48 conseguiram fazer a pontuação mínima? Quase 70% dos candidatos foram eliminados nesta fase (https://bit.ly/2wFKFiG). A reta final é o período ideal para se preparar para prova discursiva. Veja mais sobre como se preparar para a prova discursiva nesta reta final, com a Professora Sarah Delma: https://www.youtube.com/watch?v=XJaJDkW7o1Y.

Duas estratégias são válidas na reta final: podemos optar por priorizar as disciplinas mais importantes, aquelas específicas e que podem ser cobradas na prova discursiva, ou os assuntos que mais são cobrados dentro de cada disciplina. A recomendação aos alunos experientes é para que priorize as disciplinas específicas e que serão objeto da prova discursiva e só depois invista o tempo adicional nas disciplinas básicas. É dizer: devemos exaurir todos os assuntos mais relevantes das disciplinas específicas, para depois buscar subir o desempenho nas básicas. O iniciante, em nossa visão, deve adotar a primeira estratégia e priorizar os assuntos mais incidentes de todas as disciplinas ao invés das disciplinas mais importantes. Dentro de cada uma das disciplinas devemos nos guiar por aqueles assuntos ou aulas que, estatisticamente, são mais cobrados.

Auditoria

Disciplina conhecida dos concurseiros e que consta das disciplinas específicas do TCE-RJ. Os assuntos mais incidentes e que o candidato a uma das vagas a Auditor do TCE-RJ precisa dominar nesta reta final são os seguintes:

  • Risco de Auditoria, Fraude e Erro, Materialidade e Relevância – com incidência de 14,77% em questões do CESPE para concursos semelhantes, os assuntos constam da aula 09 dos Professores Guilherme Sant Anna e Tonyvan de Carvalho.
  • Controle Interno: com incidência de 9,0% em questões do CESPE para concursos semelhantes, os assuntos constam da aula 12 dos Professores Guilherme Sant Anna e Tonyvan de Carvalho;
  • Planejamento da Auditoria; Papeis de Trabalho e Documentação de auditoria: os assuntos estão na aula 07 do nosso curso pós-edital e eu não deixaria de estuda-los. Papeis de Trabalho, particularmente, possui um ótimo custo-benefício: conteúdo curto e sempre presente nas provas. Planejamento de Auditoria e a literalidade da NBC TA 200 é assunto certo nas provas para Auditor;
  • Procedimentos e Técnicas de Auditoria. Evidência de Auditoria: assuntos da aula 10 do nosso curso pós edital, possuem alta incidência nas provas do Cespe. Saber ligar a descrição do procedimento de auditoria ao seu nome muitas vezes é suficiente para acertar a questão.

Adicionalmente eu priorizaria o assunto abordado na aula 01 – Norma do TCE RJ utilizada no processo de auditoria. Trata-se de assunto específico para o nosso concurso e eu apostaria pelo menos uma questão desta aula.

Contabilidade Pública

Mais uma disciplina do nosso escopo específico e de muita relevância para o exercício do cargo que tanto almejamos. O nosso curso possui 13 aulas e é muito importante que todas sejam estudadas. Entretanto, caso não haja tempo suficiente, as seguintes aulas não podem faltar na reta final de um sério candidato à aprovação:

  • Despesa Pública (aula 02): assunto indispensável pra quem deseja oficiar em um Tribunal de Contas! 23,75% das questões de Contabilidade Pública são deste assunto. Além disso, é assunto em comum com outra disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO). Ou seja: chance dobrada de cair na prova. As classificações da Despesa quanto à Categoria Econômica e Grupo de Natureza de Despesa são essenciais dentro da aula 02.
  • Receita Pública (aula 01): outro assunto que incide tanto em Contabilidade Pública quanto em AFO. 11,42% das questões de CASP são deste assunto. É essencial saber a classificação da Receita Orçamentária quanto a Categoria Econômica e Origem, classificação institucional, entre outras. A diferença entre Projeto, Atividade e Encargos Especiais é pré-requisito para aprovação em concurso desta envergadura.
  • PCASP (aula 06): O plano de contas aplicado ao setor público (PCASP) sempre prega alguma peça nos concurseiros. Aqui, devemos dominar a diferença entre os lançamentos de ordem patrimonial (1, 2, 3 e 4), orçamentária (5, e 6) e de controle (7 e 8).
  • DVP (aula 10): Demonstrações das Variações Patrimoniais mostra se o ente obteve mais receitas ou despesas durante o exercício. Aqui, é muito importante ter em mente os conceitos de transação sem contraprestação, as regras para escriturar e mensurar bens públicos, principalmente os recebidos em doação.

Adicionalmente, essencial saber a diferença dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial para não cair em pegadinhas.

Administração Pública

Disciplina do escopo básico, mas que possui um grande custo benefício de se estudar a aula 01 – Evolução da Administração Pública no Brasil: incidente em 28% das questões analisadas, o assunto envolve o entendimento da historicidade dos modelos de administração pública adotados na história brasileira. Saber diferenciar o modelo Patrimonial, do Burocrático e Gerencial, por si só, nos leva a garantir pontos valiosos. Na falta de tempo, eu não estudaria mais do que esta aula.

Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

É aqui que diferenciamos quem está preparado para exercer o cargo de Auditor de Controle Externo de quem não está! Nós, agentes do controle externo, devemos dominar 90% desta disciplina se quisermos cumprir com maestria nosso mister. Para a prova, o domínio de todo o conteúdo é imprescindível. Entretanto, os assuntos mais importantes e mais incidentes em provas são os seguintes:

  • PPA, LDO e LOA (Aula 00): dispositivos constitucionais e da LRF sobre o assunto são os mais incidentes em prova. Este assunto é o segundo mais incidente nas provas analisadas.
  • Lei de Responsabilidade Fiscal (aulas 12 a 15): aqui não tem conversa! Assunto cobrado em 30% das questões analisadas e talvez a mais importante para o dia a dia de um agente de Controle Externo. Assuntos como despesas com pessoal, as condições para renúncia de receitas, as disposições sobre a LDO certamente serão cobrados em nossa prova.
  • Créditos Adicionais e Princípios Orçamentários (Aula 01 e 02): pelo custo benefício, vale a pena priorizar. Assuntos não muito extensos, de fácil entendimento e sempre presente em provas.

Os assuntos sobre Receita e Despesa Pública, por terem sido priorizados em Contabilidade Pública, abre espaço para que não nos dediquemos aqui em AFO! Mas não deixam de ser de muita importância, tanto em uma quanto em outra disciplina.

Controle Externo

Essa daqui não precisa nem falar da importância, né!? Os assuntos que mais merecem destaques são os seguintes: Competências Constitucionais dos Tribunais de Contas (aula 02), Composição e Organização (aula 04) e Jurisdição, Julgamento de Contas e Tomada de Contas. Apenas estes três assuntos representaram quase 64% de todas as questões analisadas.

Direito Administrativo

Licitações e Contratos é sempre um assunto certo em provas da área de Controle, então eu não deixaria de dominar as aulas 07, 08 e 09. Na sequência, outros assuntos também muito cobrados são os das aulas 10 e 11 (Serviços Públicos e Controle, respectivamente). São apenas 5 aulas para priorizar e que com certeza representarão uma boa quantidade de questões na prova.

Direito Constitucional

O assunto mais cobrado, sem dúvidas, é o constante da aula 05 (Organização do Estado – 15,7% das questões). Em seguida, Direitos e Deveres Individuais (aulas 01 e 02) e Administração Pública (aula 07). Na falta de tempo, estes são os assuntos que devemos priorizar, pois certamente serão cobrados.

Português

Apenas o assunto ‘Interpretação de Textos’ (aula 09) é responsável por 46,56% das questões analisadas. Em seguida temos Pontuação com 8,86%, Semântica com 8,54% e Classes de Palavras; Formação e Estrutura das palavras com 8,26%. São assuntos facilmente ‘estudáveis’ apenas através da resolução de questões e é a estratégia que eu utilizaria na reta final. Então, na hora de priorizar, já sabe né?

Conclusão

Sabemos que na reta final de qualquer concurso público dificilmente teremos tempo suficiente para estudar tudo aquilo que o conteúdo programático prevê. Saber o que priorizar utilizando critérios estatísticos sempre será uma boa estratégia neste momento. É certo que a resolução de questões e realização de revisões devem tomar a maior parte do tempo na reta final, mas sempre tem aquele assunto mais difícil de entender e que demanda uma nova leitura da teoria.

Com a paralisação as cartas do jogo podem trocar de mãos. Adotando atitude correta e de concurseiro vencedor, podemos utilizar o tempo adicional a nosso favor. Por outro lado, se afrouxarmos as rédeas podemos perder a vaga para aquele concurseiro mais iniciante.

Estudando de forma estratégica otimizamos o tempo disponível para dominar aquilo que realmente é importante. O Estratégia Concursos oferece várias ferramentas para turbinar e otimizar a sua preparação, como, por exemplo: Trilha Estratégica, Preparação Turbo, Bizu Estratégico, etc. Todos esses materiais podem ser utilizados principalmente nos pós edital, quando precisamos de velocidade na revisão. Assim, nossas chances de acertar as questões aumentam, bem como as possibilidades de aprovação. Então, já sabe né? Muita atenção, foco, disciplina e estratégia nesta reta final.

Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.