Artigo

Reta final IBGE e INSS – preparação em alto nível

Caro aluno,

Estamos a aproximadamente 2 meses para a prova do IBGE e 3 meses para a prova do INSS! Neste artigo pretendo deixar dicas bastante úteis para sua reta final de preparação para estes certames, mais especificamente sobre o estudo das disciplinas Matemática (IBGE) e Raciocínio Lógico (INSS). Vamos às dicas?

************************************************

Precisando ganhar uma graninha? O IBGE lançou em 07/Junho o concurso de temporários, que tem 7.500 vagas e paga R$1.708,00 por mês!!! Veja a última prova de Raciocínio Lógico resolvida e mais informações clicando AQUI

************************************************

Dica 01 – Estude de forma eficiente e prepare o seu material para revisão

Nesta reta final o tempo disponível é um recurso bastante escasso e que precisa ser extremamente valorizado. Você precisa avaliar bem se é o caso fazer resumos escritos de cada matéria. Você tem tempo para isso?

Com base no que aprendi ao longo desses anos acompanhando milhares de candidatos nos mais diversos concursos, gostaria de sugerir que você concentrasse o seu trabalho nos 4 itens abaixo:

1) Estude sublinhando o material e fazendo anotações adicionais onde julgar conveniente (tomando cuidado para não sair sublinhando tudo, isto é, sendo bem criterioso para marcar só o que é importante). Seria interessante fazer resumos sobre tudo, confeccionar mapas mentais e outras coisas? Talvez. Você tem tempo para isso? Provavelmente não…

2) Prepare um “resumo de fórmulas”, que é uma única folha de papel onde você deve anotar as principais fórmulas necessárias para a resolução de exercícios. Deixando esta folha em um local acessível, é possível revisar várias vezes, inclusive nos últimos minutos antes da prova (eu levei meu formulário para o local da minha prova da Receita Federal). Veja abaixo um exemplo de formulário que eu preparei como se estivesse estudando para o IBGE:

resumoIBGE

Não tente entender o meu resumo! Trata-se de algo bastante individual. Você precisa construir o seu, com as suas palavras, com as fórmulas que você precisa guardar. 

3) Resolva MUITOS, MUITOS exercícios mesmo. Matemática e Raciocínio Lógico só são aprendidos de forma ATIVA, isto é, praticando. Muitas questões de prova são repetições de modelos cobrados anteriormente. Portanto, invista boa parte do seu tempo na resolução de questões de provas anteriores. Isso é MUITO mais importante do que sair fazendo resumos e mapas mentais! É justamente por este motivo que o meu curso de Raciocínio Lógico para Técnico do INSS possui uns 400 itens de certo ou errado da banca CESPE, além de várias outras questões, e o meu curso de Matemática para Técnico do IBGE possui mais de 800 questões resolvidas, sendo mais de 300 da banca FGV (inclusive com questões de 2016). Baixe as aulas demonstrativas gratuitamente clicando nos links! Nelas você já vai começar praticando questões do CESPE e da FGV!!!

4) Marque os exercícios que achar mais difíceis. Na minha matéria a revisão não consiste apenas em reler aspectos teóricos, mas principalmente em resolver novamente aqueles exercícios que você teve mais dificuldade. Assim, marque aquelas questões onde foi preciso recorrer à solução do professor para conseguir finalizar. Quando estiver revisando, volte nessas questões e verifique se você já consegue resolvê-las sozinho. Se conseguir, desmarque-as, mas se não conseguir deixe-as marcadas para retornar na próxima revisão!

Dica 02 – Está muito difícil mesmo? Não revise, reestude!

Você tem muita dificuldade nas minhas matérias? Não se preocupe, você não está sozinho! Muitos dos seus concorrentes passam por este mesmo problema – inclusive boa parte daqueles que serão aprovados! Mas isto significa que você precisará se programar para investir mais tempo estudando matemática e raciocínio lógico.

O que eu recomendo nestes casos? Sugiro que você não faça uma simples revisão da minha matéria, e sim reestude o conteúdo de forma completa (uma, duas, três vezes se for preciso). Isto é importante porque você vai aprendendo “em camadas”, isto é, aos poucos: na segunda vez que você estudar o meu material (vídeos e PDFs), você já vai compreender mais pontos do que havia captado na primeira passagem. Na terceira vez, vai captar ainda mais – e mais rapidamente. Algo mais ou menos assim:

reestude

Naturalmente você não deve fazer isso com TODO o conteúdo do curso, mas sim com aquelas partes que você perceber que é necessária uma dedicação maior.

Dica 03 – Fuja de discussões inúteis nas redes sociais

Veja esse post que eu encontrei em um grupo de estudos do Facebook recentemente:

post

Veja a pergunta: “o que vocês fariam com o salário?”. Fiquei impressionado ao notar que já haviam 74 respostas! Ou seja, muita gente perdendo tempo discutindo algo que não faz diferença nenhuma na preparação para a prova. Nesta reta final para a prova você precisa tentar fugir de toda e qualquer discussão inútil – e as redes sociais são cheias disso. Preocupe-se em fazer bom uso das mídias sociais, buscando apenas conteúdos de alta qualidade e que sejam relevantes para a sua preparação. Um uso bastante interessante das mídias sociais é, por exemplo, seguir os seus professores no Periscope, em especial naquelas matérias nas quais você tem maior dificuldade.

Dica 04 – participe dos nossos eventos de revisão

Para auxiliá-los na revisão dos conteúdos mais importantes nesta reta final, nós estamos preparando um Simulado Online para o IBGE que ocorrerá nos dias 05 e 06 de Abril, ou seja, faltando pouco mais de 10 dias para a prova! Não perca esta oportunidade de reproduzir de forma bastante completa as condições da prova que você enfrentará! Eu e os professores Décio Terror e Mário Machado vamos preparar o simulado ao “estilo FGV” e também efetuar a correção ao vivo com vocês! Clique AQUI para mais informações, ok?

Caso você esteja se preparando para o INSS, não deixe de participar de algum dos nossos Aulões Presenciais para o INSS, que ocorrerão nas cidades de São Paulo (12/Março), Belo Horizonte (09/Abril), Fortaleza (23/Abril) e Brasília (14/Maio). Clique AQUI e veja o vídeo do Aulão que fizemos para 600 alunos no Rio de Janeiro em Dezembro/2015. Nestes aulões os professores do Estratégia vão revisar contigo os principais aspectos de cada matéria, e tentar “adivinhar” possíveis questões de prova com base no estudo que realizamos sobre a banca CESPE!

aulaoINSS

Por hoje é só! Fico por aqui desejando uma excelente preparação, com bastante disciplina e foco, para todos vocês!

Saudações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Passando rapidinho aqui so pra dizer que suas dicas la no YT estao me ajudando demais.Muito obrigada,de coração!!!
    Dany em 26/02/16 às 14:30
  • Professor, mil vezes obrigado pelas dicas e pelo fantástico material!
    Luís Felipe em 26/02/16 às 14:01
  • Professor, estou na preparação intensa para o IBGE mas para Analista. Vocês farão simulado para os alunos do pacote de analista também? A maioria dos artigos e afins que encontrei é acerca do cargo de técnico, mas não esqueçam de nós, pois muita gente também fará pra analista/tecnologista. O curso está preparando algum simulado, aulão, revisão ou afins? Ou como são muitas áreas vai ficar só no conteúdo do curso mesmo? Desde já agradeço a atenção e também parabenizo você e os outros professores, as aulas são ótimas e estão me ajudando muito nessa jornada! Abçs, Paula.
    Paula em 25/02/16 às 13:17
  • Curso de preparação para matemática de excelente qualidade com esse prof
    Thalita Martins em 24/02/16 às 01:29
  • Olá,Professor Arthur! Te sigo no periscope , no facebook e sou aluna no Estrategia . Adoro seu trabalho e seu artigo está de parabéns! Infelizmente a matemática não gosta de mim e estou muito preocupada com ela, entendo tudo na teoria , mas na prática a mulher " morre" .. rsrsrs ! #preciso_passar_nesse_concurso
    Josiana Alves em 18/02/16 às 22:25
  • Vale sim Daniela!! Valeu, fico muito feliz mesmo :)
    Arthur Lima em 16/02/16 às 15:47
  • Muito bom o artigo professor!! Te sigo no periscope e nao perco uma transmissao... Infelizmente o material q comprei aqui de RL não é o seu, mas estou adorando sua didatica Abraços ps.: no periscope, na retransmissao, vale mandar os coracoes?
    Daniela Vieira em 15/02/16 às 14:40
  • Professor, sou seu aluno no curso do INSS. Gosto muito de suas aulas, e acompanho todas as suas dicas, já estudei raciocínio logico muitas vezes, mas desta vez estou aprendendo de fato!!!
    Leonardo Filho em 15/02/16 às 12:41
  • Excelente artigo, Arthur! Muito bom mesmo!
    Ronaldo Fonseca em 15/02/16 às 12:34
  • Oi Luan, É hora mesmo de intensificar o seu estudo. É possível cobrir o conteúdo de matemática e de português até a data da prova, mas você vai precisar dedicar o máximo possível. Assista as aulas em vídeo procurando entender o que o professor faz, em seguida parta para as aulas em PDF tentando resolver as questões sozinho. Se "travar" em algum passo da resolução, consulte a solução comentada do professor para entender aquele passo, e em seguida tente dar continuidade à resolução sozinho. Faça o máximo de questões possível, ok? Vá marcando aquelas que você teve maior dificuldade e revise-as posteriormente. E não deixe de acompanhar o Periscope, vamos trabalhar muitos conceitos e questões por lá! @ARTHURRRL Abraço
    Arthur Lima em 15/02/16 às 09:47
  • Professor, Falta apenas 2 meses para prova e eu estou super atrasado, em Português e Matemática, acho que não vou conseguir, pois quase não acertos os exercícios. O que fazer para dar um gás nesses últimos dois meses. Obrigado!
    Luan Cardoso em 15/02/16 às 07:31