0

Reta Final para a DPE-MS: O que priorizar nos seus estudos

Confira neste artigo o que priorizar na reta final dos seus estudos para o concurso de Defensor Público da DPE-MS.

Reta Final para DPE-MS
Reta Final para DPE-MS

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

edital do concurso da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE-MS) foi publicado. Este certame está oferecendo 7 vagas imediatas mais cadastro de reserva para o cargo de Defensor Público, com remuneração inicial de R$ 28.884,20.

Esta é uma grande oportunidade para aqueles que sonham com um alto cargo na área jurídica.

A sua prova está se aproximando, com isso, surge uma grande dúvida para os candidatos: O que priorizar na reta final dos estudos para o concurso de Defensor da DPE-MS?

Assim, com o intuito de responder a esse questionamento, iremos realizar uma análise sobre diversos pontos para esse certame, como a última prova aplicada para este cargo, bem como cada disciplina desse concurso, de maneira individual.

Último concurso de Defensor da DPE-MS

A última prova para Defensor Público da DPE-MS foi em 2014.

A banca organizadora foi a Vunesp, sendo cobradas 12 disciplinas, distribuídas em 100 questões.

Vamos dar uma olhada como foi a divisão delas na prova de 2014?

Cobrança prova DPE-MS 2014
Cobrança prova DPE-MS 2014

A prova do próximo concurso está sendo organizada pela FGV. O seu nível de cobrança é muito mais alto, quando comparado à Vunesp. Questões bem elaboradas e complexas são a sua característica.

Ela terá quase a mesma estrutura do concurso anterior, também com 100 questões, porém, foram adicionadas duas disciplinas, o Direito da Mulher e o Direito à Saúde.

Dessa maneira, é possível perceber a importância de cada disciplina para a prova do último certame, sendo que, para o próximo, as chances de se manter a proporcionalidade de distribuição de questões é considerável.

Direito Constitucional, Civil, Processual Civil, Penal e Processual Penal, são as que possuem maiores chances de ter mais questões na sua prova. Porém, para a sua aprovação, todo e qualquer ponto é importante.

Desse modo, iremos agora realizar uma análise sobre quais conteúdos são os mais cobrados, sendo importante priorizá-los para a reta final dos seus estudos para a DPE-MS, em relação à prova objetiva.

Esta análise foi baseada nas últimas provas da área jurídica e de provas da OAB da banca FGV, de modo a ter uma amostra maior de questões, visto que, nessas áreas, a FGV não realizou muitas provas nos últimos anos.

Porém, é importante que o candidato não tenha conhecimento apenas dos tópicos de maiores incidências, mas de todo o conteúdo.

Como você deve saber, este é um concurso de altíssimo nível, sendo importante ter o conhecimento de basicamente todo o conteúdo programático do edital.

Direito Civil

Cobrança Direito Civil
Cobrança Direito Civil

A primeira disciplina da nossa análise é também uma das principais, sendo o Direito Civil muito exigido em provas da área jurídica.

Os principais tópicos a serem focados, devido à sua alta incidência, são os Direitos das Coisas, o Direito das Obrigações e o Direito das Famílias.

Ademais, os tópicos de Fatos Jurídicos, Sucessões e Contratos são também frequentemente alvo de questões da FGV.

Direito Processual Civil

 Cobrança Direito Processual Civil
Cobrança Direito Processual Civil

Outra disciplina muito importante para esta prova é Direito Processual Civil, sendo notória a sua importância para este certame, baseado no último concurso.

Os tópicos sobre o Processo de Conhecimento e do Cumprimento da Sentença e dos Sujeitos do Processo foram os temas mais exigidos nas provas anteriores da área jurídica.

Direito Penal

  Cobrança Direito Penal
Cobrança Direito Penal

O Direito Penal é muito cobrado em provas da área jurídica. Sendo que a teoria das Penas e do Crime são as mais exigidas, com ênfase na aplicação da pena, além da aplicação da lei penal.

Já entre os crimes, o contra o Patrimônio e contra a Pessoa são os campeões em cobrança, sendo o crime de furto e o os crimes contra a vida os que possuem maiores incidências em questões da área jurídica, sendo os mais prováveis de serem cobrados na prova da DPE-MS.

Direito Processual Penal

  Cobrança Direito Processual Penal
Cobrança Direito Processual Penal

O Tribunal do Júri é o tópico mais cobrado nessa disciplina. Além disso, os Recursos em Espécie, bem como as Provas em Espécie são outros temas muito exigidos.

Mas veja que a diferença para os outros tópicos é mínima, o que caracteriza uma uniformidade de cobrança entre os temas. Sendo assim, é ainda mais importante a sua preparação em todos os temas do conteúdo programático.

Direito Administrativo

Cobrança Direito Administrativo
Cobrança Direito Administrativo

O Direito Administrativo também é sempre muito exigido em provas, porém, a sua cobrança, aparentemente, será menor do que a das demais disciplinas para esta prova.

Salientamos a importância das Licitações, principalmente com a publicação da nova lei, a 14.113/20. Além disso, tópicos como Serviços Públicos e o Estatuto dos Servidores do ente federativo são também alvos frequentes de questões.

A Intervenção do Estado na Propriedade Privada e a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992) também merecem uma atenção especial durante a sua preparação para o concurso da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul.

Direito Constitucional

Cobrança Direito Constitucional
Cobrança Direito Constitucional

Assim como o Direito Administrativo, o Direito Constitucional é uma das principais disciplinas, a qual está presente em basicamente todos os concursos jurídicos.

Porém, alguns tópicos são sempre mais cobrados do que outros, como os Remédios Constitucionais, os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, a Ordem Social e a Organização do Estado, o Poder Judiciário e, obviamente, as Funções Essenciais à Justiça.

Direito do Consumidor

Cobrança Direito do Consumidor
Cobrança Direito do Consumidor

Com certeza você deve saber que a principal lei sobre o Direito do Consumidor é a 8.078/90, sendo ela a mais cobrada em provas, principalmente sobre o tópico da Qualidade do Produtos, Prevenção e Reparação dos Danos.

Porém, você deve ter percebido o quão relevante é também o conhecimento sobre as jurisprudências desta disciplina, sendo este o segundo tema com a maior incidência de questões.

Direito Humanos

Cobrança
Cobrança Direito do Consumidor

Essa matéria não foi muito cobrada nos últimos concursos da FGV.

Em comparação com algumas disciplinas, Direitos Humanos possui uma importância menor.

Além disso, ela é uma disciplina em que, por muitas vezes, é possível resolver as questões de maneira intuitiva. Porém, é importante que uma determinada quantidade de tempo seja dedicada ao seu estudo, principalmente em relação ao Pacto de São José da Costa Rica e à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Direito da Criança e do Adolescente

Cobrança Criança e do Adolescente
Direito da Criança e do Adolescente

O Direito da Criança e do Adolescente engloba diversos normativos, porém, como já era esperado, o Estatuto da Criança e do Adolescente é o que possui a maior incidência, principalmente sobre os tópicos de Direitos Humanos, Prevenção e Acesso à Justiça.

Mas isso não exclui a sua responsabilidade de estudar todos os demais temas previstos no conteúdo programático.

Defensoria Pública

O tópico de Defensoria Pública está relacionado à função do Defensor Público, bem como à estrutura orgânica da Defensoria Pública.

Não há muitas questões sobre esse assunto na banca FGV,

Porém, em relação a outras bancas, as leis mais cobradas são as Leis 80/1994 e a 14.130/2012.

As Leis específicas da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul também possuem uma grande probabilidade de serem objetos de cobrança na sua prova.

Finalizando

Bom, pessoal! A intenção deste artigo foi clarear um pouco sobre o que priorizar nesta reta final de estudo para a prova objetiva do concurso de Defensor Público da DPE-MS.

Mas não há fórmula mágica. O segredo é sentar na cadeira e estudar ao máximo. A revisão periódica e a resolução de uma grande quantidade de questões são fundamentais para o sucesso em uma prova. Tentar abranger a maior quantidade de conteúdo possível do edital aumenta bastante as chances de realizar um bom concurso.

Ressalto, novamente, a importância de o candidato não ter conhecimento apenas dos tópicos de maiores incidências, mas de todo o conteúdo.

De modo a potencializar os seus estudos nesta reta final para o concurso de Defensor da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, com o material mais completo e com os melhores professores do mercado, acesse o site do Estratégia Concursos e confira os nossos cursos completos para a DPE-MS.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *