Artigo

Delegado PC-PR: como estudar na reta final

Fique por dentro da análise completa da banca examinadora e obtenha as informações que precisa para montar seu planejamento nesta reta final para Delegado PC-PR.

Como já deve ser de seu conhecimento, foi publicado o edital do concurso da Polícia Civil do Paraná, um dos certames mais aguardados dos últimos tempos.

O certame oferece um total de 400 vagas de provimento imediato, distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Delegado: 50 vagas
  • Investigador: 300 vagas
  • Papiloscopista: 50 vagas

A banca examinadora é o Núcleo de Concursos da UFPR e todos os detalhes do concurso podem ser conferidos no edital.

A prova objetiva do concurso está prevista para ocorrer em 26/07/2020. Portanto, o momento é de intensificar a preparação.

Mas como deve ser o estudo nessa reta final?

Nesse artigo, vamos trazer algumas informações para orientar sua preparação final para a carreira de Delegado da Polícia Civil do Paraná.

Vamos lá!

Como estudar na reta final

Como sempre dizemos aqui no Estratégia, o estudo para concursos pode ser comparado a uma prova de maratona completa, e não uma corrida de 50 metros: é necessário manter-se em bom ritmo durante a preparação, que leva algum tempo, mas sem queimar todas as energias no início.

Entretanto, como toda maratona chega a seus últimos metros antes da linha de chegada, momento em que é necessário dar o “sprint” final, a preparação para concursos também alcança o ponto em que se faz necessário intensificar os estudos para conquistar a pontuação que vai garantir a aprovação.

A publicação do edital é exatamente o marco que anuncia a chegada desse momento de “dar o último gás” para alcançar o objetivo.

Pois bem, nesse sentido, o candidato que vinha estudando para concursos da carreira de Delegado deve agora ter como alvo o concurso da Polícia Civil do Paraná, adaptando-se às peculiaridades desse certame, sua próxima missão.

Mas como direcionar a preparação de modo a voltar os esforços às especificidades do concurso?

Em verdade, são diversas as técnicas que podem ser empregadas, mas vamos focar naquelas que melhor se aplicam ao concurso para Delegado PC-PR, nosso alvo nesse momento.

Nossa estratégia será pautada em dois pilares:

  • Análise atualizada da banca examinadora (Núcleo de Concursos da UFPR); e
  • Temas atualizados de cada disciplina.

Não podemos nos basear na última prova de Delegado PC-PR devido ter se realizado há bastante tempo, não servindo mais de parâmetro para o atual concurso.

Prova preambular objetiva – Delegado PC-PR

Será composta por 100 questões objetivas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

Delegado PC-PR: como estudar na reta final - n de questões
Questões da prova objetiva – Delegado PC-PR 2020

Vamos trazer alguns dados importantes para que você monte seu planejamento nessa reta final, pautando-se nos pilares supramencionados.
Mas atenção! Não é indicado estudar apenas os assuntos mais cobrados, bem como as disciplinas que contemplam maior número de questões.

Muitos entendem essa espécie de análise de forma equivocada, passando a estudar apenas os temas mais cobrados, ignorando os demais.

É um erro fatal! A experiência na observação de concursos nos faz perceber que, em verdade, as disciplinas consideradas periféricas pela maioria têm se mostrado decisivas quanto à aprovação.

Portanto, entenda: ter conhecimento dos assuntos mais cobrados, indicativos de uma tendência (e não de uma realidade certa), é extremamente importante para o candidato traçar seu planejamento estratégico na reta final.

Toda informação prévia sobre seu “inimigo” e sobre o “campo de batalha” em que o enfrentará são relevantes.

Contudo, não caia na armadilha de pensar que estudar apenas as disciplinas com maior número de questões e assuntos mais cobrados será suficiente para sua aprovação. Não é!

Direito Administrativo

O Direito Administrativo foi objeto de cobrança dos últimos concursos aplicados pela banca NC – UFPR permitindo-nos traçar um perfil atualizado dos examinadores dessa disciplina.

Vale lembrar que os dados obtidos indicam uma forte tendência do a banca mais tem “gostado” de cobrar, não significando que essa realidade se repetirá no concurso da PC-PR.

Inobstante, esses dados foram obtidos através das provas aplicadas pela NC – UFPR nos anos de 2018 a 2020. Portanto, nos oferecem um diagnóstico bastante considerável.

Delegado PC-PR: como estudar na reta final
Direito Administrativo – Delegado PC-PR

Direito Constitucional

Assim como o Direito Administrativo, a disciplina de Direito Constitucional também foi abundantemente cobrada nos últimos concursos da banca NC – UFPR, permitindo-nos fazer uma análise de perfil mais fidedigna.

No mais, valem as mesmas considerações referentes à disciplina anterior.

Delegado PC-PR: como estudar na reta final
Direito Constitucional – Delegado PC-PR

Direito Civil

Direito Civil também tem sido alvo dos últimos concursos promovidos pela NC – UFPR.

Vejamos os assuntos mais cobrados da disciplina:

Delegado PC-PR: como estudar na reta final
Direito Civil – Delegado PC-PR

Informática

Não tão comum em concursos para a carreira de Delegado e cada vez mais em extinção, a disciplina de Informática foi mantida no edital para Delegado da PC – PR.

Por mais que críticas quanto à cobrança da disciplina para uma carreira que cada vez mais se consagra como jurídica possam existir, fato é que ela está no edital, será cobrada e, portanto, é um desafio a ser encarado e vencido por aqueles que não detêm familiaridade com o assunto.

A boa notícia é que a banca examinadora NC – UFPR têm cobrado Informática em seus últimos concursos de modo não tão aprofundado, sendo bastante coerente no nível de exigência das questões, considerando as funções do cargo ao qual se concorre.

Vejamos os índices de cobranças mais recentes:

Delegado PC-PR: como estudar na reta final
Informática – Delegado PC-PR

Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial, Criminologia, Direitos Humanos e Medicina Legal

No tocante à disciplina de Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial, Criminologia, Direitos Humanos e Medicina Legal, talvez as que mais se destacam em concursos para a carreira de Delegado, não há como traçarmos um perfil atualizado dos examinadores da banca NC – UFPR, pois tais disciplinas não foram cobradas nos certames organizados pela banca em tempos recentes.

Analisar provas muito longínquas torna-se um tanto temerário nesse cenário, pois essas provas já não indicam mais as características atuais da banca e de seus examinadores (possivelmente já substituídos).

Portanto, a dica é que se estude essas disciplinas pautando-se nos assuntos que mais têm relação com a carreira de Delegado, conforme orientação dos professores do Estratégia.

Ademais, treine com questões de concursos mais recentes que cobraram a disciplina.

CURSO DELEGADO PC-PR

Se você está se preparando para o concurso da Polícia Civil do Paraná, não deixe de conferir os cursos de reta final do Estratégia.

Acompanhe nossos artigos de dicas sobre esse concurso, bem como sobre temas inerentes ao universo dos concursos públicos em geral.

Boa prova!!!

Rafael Gomes
Delegado de Polícia Civil
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @rafael.sgomes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.