Artigo

Resumo de Contabilidade Gerencial para concursos fiscais

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos fazer um resumo de Contabilidade Gerencial para os concursos fiscais. Vamos lá?

Resumo de Contabilidade Gerencial para concursos fiscais

Antes de tudo, você sabe para que serve a Contabilidade Gerencial?

O principal objetivo da contabilidade é a de fornecer informações úteis para que os usuários tomem decisões. Além disso, podemos dividir os usuários em dois grupos: usuários internos e usuários externos.

Ademais, os usuários externos das demonstrações contábeis incluem: os investidores atuais e
potenciais, credores por empréstimos, empregados, fornecedores e demais credores comerciais,
clientes, governos e suas agências e o público em geral.

Esses usuários utilizam as demonstrações contábeis buscando satisfazer algumas das suas inúmeras necessidades de informação.

Porém, as demonstrações contábeis que são direcionadas para os usuários externos precisam ter credibilidade. Sendo assim, se uma empresa apresenta resultados ruins, que estão deteriorando a sua situação financeira e patrimonial, o que a impediria de “melhorar” os números?

Destarte, as empresas precisam seguir os princípios contábeis. Além do mais, as grandes empresas e sociedades por ações, precisam apresentar um parecer dos auditores independentes atestando que as suas demonstrações contábeis estão adequadas.

Assim, as informações que os usuários externos utilizam são elaboradas pela contabilidade financeira, por meio das demonstrações contábeis da empresa.

E quanto aos usuários internos?

Os usuários internos não possuem a necessidade de credibilidade. Desse modo, como a administração controla a elaboração das informações, ela não iria querer enganar ela mesma com informações que não fossem verídicas.

Desse modo, a contabilidade gerencial não está atrelada a nenhuma convenção ou princípio contábil. Uma vez que os seus relatórios devem atender à necessidade de informação da administração da empresa.

Portanto, a contabilidade gerencial não se prende a nenhuma convenção ou princípio contábil.

Resumo de Contabilidade Gerencial – Sérgio de Iudícibus

Segundo Sérgio de Iudícibus, a contabilidade gerencial: “pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc.”

Além disso, esse autor continua afirmando sobre a contabilidade gerencial que: “colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”.

Desse modo, o autor diz que a Contabilidade Gerencial utiliza as técnicas da:

  • Contabilidade Financeira;
  • Contabilidade de Custos;
  • Análise Financeira e de Balanços; etc.

Além disso, essa Contabilidade busca auxiliar os gerentes da empresa durante o seu processo de tomada de decisão.

Uso para o processo de Tomada de Decisão

De acordo com Johnson e Kaplan (1993, p. 65): “Os sistemas de contabilidade gerencial das empresas são inadequados para a realidade atual. Nesta era de rápida mudança tecnológica, de vigorosa competição global e doméstica e uma enorme expansão da capacidade de processamento das informações, os sistemas de contabilidade gerencial estão deixando de fornecer informações úteis.”

Esses autores reforçaram a tendência da importância da geração de informação para a Contabilidade Gerencial. Afinal, é necessário que a Contabilidade Gerencial busque gerar informações que dêem um suporte adequado ao processo de gestão estratégica.

Afinal, como falamos, o principal objetivo da Contabilidade Gerencial é fornecer informações úteis para que os usuários tomem decisões. Ademais, para isso ela não se prende a nenhuma convenção ou princípio contábil.

Resumo de Contabilidade Gerencial: Contabilidade x Gestão Estratégica

Você sabe o que é Gestão Estratégica?

A Gestão Estratégica trata de uma parte da gestão global das empresas que se preocupam em acompanhar as ações das entidades de seu ambiente próximo, isto é, concorrentes, clientes, fornecedores e consumidores.

Além disso, essa Gestão Estratégica busca tanto conceber quanto implementar estratégias que permitam que as suas organizações se mantenham à frente dos demais competidores.

Cerqueira Neto definiu a Gestão Estratégica como: “o processo de buscar da compatibilização da empresa com seu meio ambiente externo, por meio de atividades de planejamento, implementação e controle, considerando as variáveis técnicas, informacionais, econômicas, psicológicas, sociais e políticas.”

Sendo assim, o conceito de Gestão Estratégica está associado às adaptações que uma organização deve fazer para se adaptar ao seu ambiente externo. Além disso, o conceito de Gestão Estratégia também está relacionado com o processo de tomada de decisão nas organizações e as implementações das ações que buscam conceber, desenvolver e implementar estratégias para garantir vantagens competitivas.

Conclusão – Resumo de Contabilidade Gerencial para concursos fiscais

Como falamos, o principal objetivo da contabilidade é a de fornecer informações úteis para que os usuários tomem decisões.

Desse modo, a contabilidade gerencial busca auxiliar na tomada de decisão, não estando atrelada a nenhuma convenção ou princípio contábil, já que os seus relatórios devem atender à necessidade de informação da administração da empresa.

Além do mais, a contabilidade gerencial não se prende a nenhuma convenção ou princípio contábil. Inclusive, ela tem total relação com a Gestão Estratégica, uma vez que ela também objetiva auxiliar na tomada de decisão verificando os objetivos e metas que devem ser alcançadas, preocupando-se com os efeitos futuros das decisões tomadas no presente.

A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão. 

Portanto, o contador gerencial fornece informações mais abrangentes a Administração da Empresa a respeito de sua situação financeira e as perspectivas e oportunidades para a organização.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.