Artigo

RESUMO PARA O BB: O QUE É O MERCADO INTERBANCÁRIO

Entenda de forma didática o que é o Mercado Interbancário, seus segmentos e características, visando sua preparação para o concurso do BB.

O QUE É O MERCADO INTERBANCÁRIO

Conhecimentos bancários é o conteúdo de maior relevância em concursos para Bancos. O assunto que trata do mercado interbancário, que é previsto no edital do BB, merece indispensável atenção.

Vamos lá!

MERCADO INTENBANCÁRIO PARA O BB
MERCADO INTERBANCÁRIO PARA O BB

Durante um dia normal, acontece uma grande movimentação de dinheiro em um banco, digamos que esse Banco seria o Banco do Brasil, o BB.

Esse dinheiro pode sair das contas do banco na forma de empréstimos, investimentos, pagamentos e transferências e entrar como depósitos, transferências etc.

Mercado Monetário Interbancário (MMI) é o núcleo mais importante do Mercado Financeiro que, como o próprio nome indica, é aquele onde as Instituições Financeiras obtêm e concedem empréstimos entre si.

No MMI transacionam-se fundos entre o prazo mínimo de 1 dia e o prazo máximo de 1 ano. A taxa de juro é livremente acordada entre as partes.

Em um sistema de reservas fracionárias, como é o sistema bancário brasileiro, os bancos mantêm em sua posse apenas uma fração do dinheiro total que movimentam.

É comum que alguns bancos se encontrem em situação onde:

  •     Estão com valores menores do que o previsto nas suas contas no BACEN; ou
  •     Estão com valores acima do previsto nas suas contas no BACEN.

Para evitar ter de pegar dinheiro emprestado com o governo (que cobra juros altos) ou ficar com dinheiro sobrando sem rendimento, os bancos emprestam dinheiro entre si.

Bancos que possuem reservas em excesso emprestam dinheiro para aqueles que precisam de dinheiro.

Se esses empréstimos forem realizados com títulos públicos sendo oferecidos como garantia, por lei, eles devem ser pagos no dia seguinte.

Assim, o banco fica com o dinheiro emprestado apenas de um dia para o outro, o que caracteriza a denominação overnight — que traduzido do inglês seria algo como “durante a noite” — dada a esse tipo de empréstimo.

Esse ambiente de negociação entre bancos é chamado de MERCADO INTERBANCÁRIO.

Mercado Interbancário para o BB

O Banco Central do Brasil (BACEN) é quem determina quanto cada banco deve manter guardado. Esse dinheiro deve ficar depositado em uma conta que o banco tem no Banco Central, e é chamado de depósito compulsório.

A quantidade prevista de depósito compulsório que um banco deve possuir é calculada ao final do dia, contabilizando-se todas as operações que o banco fez ao longo do dia.

SISTEMA ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA (SELIC)

Embora possua o mesmo nome, o sistema SELIC nada tem a ver com a taxa SELIC, que é a taxa básica de juros definida pelo COPOM para controlar o consumo da economia.

A sigla SELIC corresponde ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que foi implantado no Brasil no ano de 1979 através da circular 466 do Banco Central (BACEN).

O sistema SELIC aparece dentro do mercado interbancário quando parte dos empréstimos realizados pelos bancos no mercado interbancário se dá utilizando títulos de dívida pública como garantia.

Esses empréstimos são registrados em um sistema eletrônico chamado Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).

A taxa média dos empréstimos realizados no SELIC é a chamada taxa SELIC.

A esse ambiente de negociação de títulos públicos entre as instituições financeiras se dá o nome de open market (mercado aberto).

Além do Banco Central são também participantes do SELIC os bancos comerciais, as corretoras ou distribuidoras de valores mobiliários, bancos de investimento, bancos múltiplos, caixas econômicas e demais instituições financeiras autorizadas.

O objetivo dos títulos públicos é a obtenção de recursos para o financiamento da dívida pública e suprir as necessidades de déficits do orçamento público.

É através da compra e venda de títulos públicos que o BACEN regula o custo do dinheiro no sistema financeiro nacional influenciando a taxa de juros doméstica.

Quando ocorre a venda dos títulos públicos há um aumento das taxas de juros do mercado, isso ocorre quando há excesso de dinheiro no mercado.

A compra ou recompra de títulos por parte do BACEN por sua vez ocorre quando há falta de liquidez no mercado financeiro, essa recompra ocasiona uma queda nas taxas de juros e um aumento de liquidez no sistema financeiro nacional.

-> Ressalta-se que nem todos os assuntos serão abordados neste resumo sobre o mercado interbancário para o bb, desta forma, recomenda-se que o aluno reforce seus conhecimentos com os cursos disponíveis no site do Estratégia.

CERTIFICADO DE DEPÓSITO INTERBANCÁRIO (CDI)

Acontece muitas vezes, quando os bancos precisam de dinheiro podem não ter à sua disposição títulos públicos para oferecer como garantia, ou podem precisar realizar o empréstimo por mais de um dia.

Quando isso acontece, o banco emite um título, chamado de Certificado de Depósito Interbancário (CDI), onde especifica as características do empréstimo.

Na realidade, um banco que empresta dinheiro a outro banco comprará um CDI.

A razão da existência do CDI é a regulação do sistema financeiro. O Banco Central determina que os bancos devem encerrar todos os dias com saldo positivo de caixa.

É uma medida de segurança que procura assegurar que o sistema financeiro seja estável e esteja saudável.

Ocorre que isso nem sempre acontece. Imagine uma instituição que, em determinado dia, registre um volume maior de resgates do que de depósitos.

As regras estabelecem que essa diferença seja obrigatoriamente coberta – e a saída para isso é tomar dinheiro emprestado, emitindo um CDI que seja adquirido por outro banco.

Se o CDI é um título não acessível para as pessoas físicas, o que essa sigla tem a ver com os investimentos em geral? A resposta é: os juros.

Guarde isso: nos empréstimos realizados entre os bancos por meio de CDIs há cobrança de juros!!

A taxa do CDI, via de regra, acompanha de perto a variação da taxa Selic.

A taxa média dos juros cobrados nos empréstimos que os bancos fazem no mercado interbancário emitindo CDI é chamada de taxa DI, ou taxa de depósitos interfinanceiros.

Esses empréstimos podem ter duração de um dia ou mais. Quando se refere somente aos empréstimos com duração de um dia, chama-se a taxa de DI over (em referência ao termo overnight).

CDI E SELIC -Mercado Interbancário para o BB

O risco soberano, isto é, o risco de o governo dar calote nas suas dívidas, é considerado menor do que o risco privado — risco das empresas e instituições privadas não pagarem suas dívidas.

Dessa forma, teoricamente, emprestar dinheiro ao governo deveria ser o investimento com o menor rendimento, considerando ser menor o risco.

Levando em conta a taxa SELIC (risco soberano) e a taxa DI (risco privado), era de se esperar que a taxa DI fosse maior que a taxa SELIC.

Todavia, a taxa DI costuma ser igual ou inferior à taxa SELIC.

Esse comportamento inesperado pode ser explicado por algumas razões como:

·         Os bancos são remunerados pela taxa SELIC, mas remuneram seus clientes pela taxa DI, havendo um interesse deles de manter o DI mais baixo;

·         A metodologia de cálculo da taxa DI diz que, caso algumas condições não sejam atingidas, a taxa DI do dia será igual à taxa SELIC divulgada para o mesmo dia.

Assim, se compararmos ambas as taxas ao longo do tempo, veremos que elas têm uma tendência de manter-se igual ou com a taxa DI abaixo da taxa SELIC.

Para melhor absorção da matéria sobre o Mercado Interbancário para o BB, vejamos como o conteúdo é abordado nas provas.

QUESTÕES DE MERCADO INTERBANCÁRIO PARA O BB

ESPP – 2012 – BANPARÁ – Técnico Bancário / Leia as afirmações abaixo sobre Mercado Primário e Secundário e assinale a alternativa correta.

I. A operação de mercado primário implica o recebimento ou a entrega de moeda estrangeira por parte de clientes no País, correspondendo ao fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País. Esse é o caso das operações realizadas com exportadores, importadores, viajantes etc.

II. Mercado secundário é também denominado mercado interbancário quando os negócios são realizados entre bancos. O cliente, pessoa física, negocia a compra/ venda da moeda estrangeira direto no guichê do banco

III. A operação de mercado primário não implica o recebimento ou entrega de moeda estrangeira no País.

(a) Somente a afirmativa I está correta.

(b) Somente a afirmativa II está correta.

(c) Somente a afirmativa III está correta.

(d) Todas as afirmativas estão corretas.

(e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Comentário: A assertiva correta é a letra A. O erro da assertiva II está em misturar os conceitos de mercado interbancário com o mercado de câmbio, este último sim, refere-se à compra e venda entre pessoas físicas de moedas estrangeiras.

O mercado interbancário ou secundário diz somente às transações realizadas entre bancos autorizados.

FUNRIO – 2010 – FURP-SP – Assistente Financeiro / Constituem sistemas de liquidação de transferências de fundos interbancárias

(a) o Sistema Especial de Liquidação e Custódia e a Câmara TecBan.

(b) a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia e o Sistema de Câmbio e Derivativos.

(c) o Serviço de Compensação de Cheques e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

(d) Câmara Interbancária de Pagamentos e o Sistema de Transferência de Reservas.

(e) a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos e a Câmara TecBan.

Comentário: Resposta correta a letra D.  Primeiramente vamos ao conceito de STR – Sistema gerenciado pelo Banco Central através de seu Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos – DEBAN

Os bancos e a Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP, transferem recursos entre si pela utilização do Sistema de Transferência de Reservas no Banco Central através do STR.

 A conta de reservas da CIP no Banco Central é de liquidação, o que significa que ela deve encerrar o dia com saldo zero.

A finalidade do STR é possibilitar a transferência de fundos entre seus participantes e a liquidação em tempo real. As transferências são processadas por meio de lançamentos nas contas mantidas pelos participantes no BACEN.

  • Para mais questões sobre mercado interbancário para o bb, acessem o site que contém mais de 2,5 milhões de questões de concurso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS – MERCADO INTERBANCÁRIO PARA O BB

Chegamos ao final de mais um artigo, aqui procuramos traçar de forma mais objetiva possível o conteúdo sobre mercado interbancário para o concurso do BB.

Sendo assim, caro aluno, agora é com você! Treine bastante com exercícios para auxiliarem na fixação dos conteúdos.

Por fim, ressalta-se que além do artigo apresentado, o Estratégia Concursos tem disponível cursos precípuos voltados para a sua preparação da prova do Banco do Brasil escriturário/agente comercial.

Não percam as atualizações do site.

Espero que tenham gostado, pessoal!

Abraços.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anosASSINE AGORA

Agora, confira as vagas e oportunidades dos concursos 2023 navegando através do índice abaixo:

Concursos e vagas previstas para 2023:


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.