Artigo

Memorex CGE SC: Responsabilidade civil do Estado

Confira o nosso resumo de Responsabilidade civil do Estado para a CGE SC.

Fala, pessoal!

São 95 vagas imediatas mais 50 vagas em cadastro reserva ofertadas no concurso da CGE SC para o cargo de Auditor do Estado e, para fazer uma boa prova, é essencial dominar o assunto de Responsabilidade civil do Estado e é sobre isso que falaremos neste artigo.

Fazer uma revisão desse assunto de Direito Administrativo é crucial para ficar bem preparado e reter os conteúdos até a hora da prova. 

  • Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina – CGE SC
  • Status: Inscrições encerradas/Provas em 29/01
  • Banca: FGV
  • Vagas: 95 + 50 CR
  • Salário inicial: R$ 21.055,69
  • Edital: CGE Santa Catarina
Responsabilidade civil CGE SC

Responsabilidade Civil do Estado para a CGE SC

A responsabilidade civil é a obrigação de reparar os danos lesivos a terceiros, seja de natureza patrimonial ou moral. Na responsabilidade civil do Estado, não há vínculo contratual entre as partes, isto é, a obrigação de indenizar não decorre de algum contrato firmado entre o causador do dano e o terceiro lesado.

Assim, a responsabilidade civil do Estado também é chamada de responsabilidade extracontratual do Estado ou responsabilidade Aquiliana, que é a obrigação jurídica que o Estado possui de reparar danos morais e patrimoniais causados a terceiros por seus agentes, atuando nessa qualidade.

No Brasil, vigora a responsabilidade objetiva do Estado, na modalidade de risco administrativo, nos termos do art. 37, §6º, da Constituição Federal, conforme a seguinte disposição:

§6º – As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Contudo, essa modalidade não alcança os danos decorrentes de omissão da Administração Pública, que,   nesses casos, serão indenizados conforme a teoria da culpa administrativa.

Mantenha em mente que o dispositivo alcança as pessoas jurídicas de direito público e de direito privado  prestadoras de serviços públicos.

Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado

São pressupostos exigidos pela responsabilidade objetiva do Estado: conduta, dano e nexo causal. Assim sendo, se alguém desejar obter o ressarcimento por dano causado pelo Estado, em decorrência de uma ação comissiva, deverá comprovar que:

 (a) existiu a conduta de um agente público agindo nessa qualidade (oficialidade da conduta causal); 

(b) que ocorreu um dano; e 

(c) que existe nexo de causalidade entre a conduta do agente público e o dano sofrido, ou seja, que foi aquela conduta do agente estatal que gerou o dano.

Causas excludentes ou atenuantes da responsabilidade do Estado

A teoria do risco administrativo admite as seguintes hipóteses de exclusão da responsabilidade civil do Estado:

  1. caso fortuito ou força maior;
  2. culpa exclusiva da vítima; e
  3. fato exclusivo de terceiro.

Responsabilidade por omissão do Estado

No caso de omissão do Estado (faute du service) a responsabilidade será subjetiva.

Desse modo, o lesado precisa comprovar a omissão do Estado, que deixou de agir quando tinha obrigação. Porém, destaque-se que essa deve ser uma omissão ilícita, ilegal, uma verdadeira falta de serviço, isto é, o serviço não existiu, ou funcionou mal ou funcionou atrasado.

Reparação do dano – Estado indenizando o terceiro lesado

A reparação do dano poderá ocorrer de forma amigável ou por meio de ação judicial movida pelo terceiro prejudicado contra a pessoa jurídica de direito público ou de direito privado prestadora de serviço público. Assim, o particular lesionado deve propor a ação contra a Administração Pública e não contra o agente causador do dano.

Direito de regresso

Analisando o §6º, art. 37, da CF, podemos perceber que existem dois tipos de responsabilidade:

  1. a responsabilidade objetiva do Estado perante os terceiros lesados;
  2. a responsabilidade subjetiva dos agentes causadores de dano, amparando o direito de regresso do Estado, nos casos de dolo ou culpa.

No primeiro caso, temos a responsabilidade civil do Estado tradicional. Entretanto, se ficar comprovado dolo ou culpa do agente causador do dano, assegura-se o direito de regresso do Estado perante esse agente, ou seja, a Administração Pública poderá reaver os custos da indenização do dano.

Responsabilidade civil por ato legislativo

Em regra, o Estado não responde civilmente pela atividade legislativa, uma vez que esta se insere no legítimo poder de império. Assim, se a atividade legislativa ocorrer dentro dos parâmetros normais, ainda que traga obrigações ou restrinja direitos, não há que se falar em dever de indenizar.

Contudo, existem três hipóteses que o Estado poderá ser responsabilizado civilmente pelo exercício da atividade legislativa, são elas:

  1. edição de lei inconstitucional;
  2. edição de leis de efeitos concretos;
  3. omissão legislativa.

Em regra, o Estado não pode ser responsabilizado pelo exercício dos atos jurisdicionais. Todavia, a Constituição Federal reconhece como direito individual, nos termos do art. 5º, LXXV, a indenização para o condenado por erro judiciário ou que ficar preso além do tempo fixado na sentença.


Mantenha em mente que o conteúdo aqui abordado se trata de um resumo do assunto Responsabilidade civil do Estado. O conteúdo, em sua inteireza, você irá encontrar nos nossos cursos completos. Lá, todo o conteúdo de Direito Administrativo é explorado com muito mais profundidade, além de conter inúmeras questões comentadas.

Um grande abraço e bons estudos.

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.