Artigo

RESOLUÇÃO SEPOG RO 2017 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE RO

Olá Pessoal. Vamos resolver juntos a prova e história e geografia de Rondônia no concurso da SEPOG RO 2017 aplicado domingo dia 22. Não há recurso. A prova foi simples e objetiva e explorou os principais fatos e elementos de formação do estado. Todos os temas foram discutidos nos nossos pdfs e videos de resoluções de exercícios.

 

1. (SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática)

O Forte Príncipe da Beira foi edificado à margem direita do rio Guaporé, entre 1776 e 1783, sendo considerada a maior fortificação portuguesa erguida no período colonial.

Assinale a opção que descreve corretamente os motivos da Coroa portuguesa para a construção desse forte.

a) Defender a América Portuguesa, durante a Guerra do Paraguai.

b) Capturar e escravizar os índios das missões hispânicas fronteiriças.

c) Garantir a soberania da Coroa portuguesa na região.

d) Abrir um caminho para o escoamento do ouro da América Espanhola.

e) Escoar a borracha pelas vias fluviais da região.

Erros:

A guerra do paraguai ocorreu no século XIX durante o Império.

A coroa portuguesa não tinha política de escravização de indígenas, apesar de vazer vista grossa para a prática realizada pelos bandeirantes.

Não faz sentido um forte português para escoar ouro espanhol.

A borracha passou a ser extraida no século XIX com a invenção do automóvel. Na colônia não era exportada em quantidade e o valioso eram as drogas do Sertão.

Um forte militar é uma forma dos Estados Nacionais marcarem presença, principalmente  em regiões de disputa territorial, como era o vale do Guaporé. O lugar já era ocupado por portugueses, mas era território espanhol recentemente incorporado à Portugal pelo Tratado de Madri de 1750, o que tornava essencial a presença militar portuguesa.

Alternativa correta [C]

  1. (SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática)

Sob o pretexto de buscar penas de cores vibrantes para os chapéus das inglesas da Era Vitoriana, Henry Wickham desembarcou na Amazônia, em 1876, com outro plano em mente: furtar sementes de seringueira para serem entregues ao Jardim Botânico Real da Inglaterra. Foi assim que a árvore nativa da Amazônia foi retirada de seu habitat natural e algumas sementes (cerca de 3 mil das 70 mil furtadas) germinaram e foram enviadas para colônias da Inglaterra, como Malásia e Ceilão. Em 1916, as plantations britânicas iriam produzir Hevea Brasiliensis suficiente para abastecer 95% da demanda mundial por borracha de alta qualidade.

Adaptado de http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/trafico-de-semente-fez-ruir-ciclo-da-borracha

A respeito da disputa pela borracha no mercado internacional e seu impacto para a economia brasileira, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(  ) A produção de látex na região amazônica, entre 1840 e 1920, contou com uma mão de obra por seringueiros nativos e migrantes cearenses, conhecidos como “soldados da borracha”.

(  ) O método extrativista usado na Amazônia não permitiu o aumento rápido da produtividade para atender à demanda crescente da indústria automobilística europeia e norte-americana, no início do século XX.

(   ) O declínio da economia gomífera brasileira, no início do século XX, deveu-se à queda dos preços da borracha no mercado internacional, em função da produção de látex de boa qualidade, a custos mais baixos, na Ásia.

As afirmativas são, respectivamente,

F O termo soldados da borracha era usado no contexto da segunda guerra mundial para os seringueiros enviados para produzir látex para os EUA.

C os métodos produtivos eram rudimentares e as seringueiras nativas. Na Ásia os ingleses implantaram o modelo de Plantation com maior produtividade, o que garantiu que conquistassem o monopólio mundial da borracha.

C como comentado, o ciclo brasileiro entrou em decadência devido à concorrência asiática.

a) F-V-F.

b) F-V-V.

c) V-F-F.

d) V-V-F.

e) F-F-V.

alternativa [b]

  1. (SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática)

Em outubro de 1940, o presidente Getúlio Vargas chegava a Porto Velho, então Estado do Amazonas. Esta visita explicitava o interesse do Estado Novo em promover uma política de integração territorial que resultaria no Decreto-Lei nº 5.812 de 13 de setembro de 1943, com o qual era criado o Território Federal do Guaporé.

Assinale a opção que caracteriza corretamente o contexto de criação do Território Federal do Guaporé.

a) A instituição do Território do Guaporé está inserida na política de criação de mais quatro territórios federais: Iguaçu, Ponta Porã, Porto Velho e Guajará-Mirim.

b) A criação de territórios federais em regiões de interesse geopolítico e pouco povoadas visava a promover o controle e defesa do território nacional.

c) O Território do Guaporé foi criado no contexto da ação varguista da “Grande Marcha para o Oeste”, com o fim de redirecionar a industrialização centrada historicamente no Sudeste.

d) O Decreto-Lei nº 5.812 foi assinado no período das negociações entre o governo Vargas, a Bolívia e os Estados Unidos para redefinir as fronteiras brasileiras, conhecidas como Acordos de Washington.

e) A elevação do Guaporé a território federal objetivou facilitar a nacionalização da Madeira-Mamoré Railway Co., com vistas ao controle do escoamento da produção de borracha utilizada no esforço de guerra aliado.

A marcha para o Oeste ocorreu fundamentalmemte na década de 30 com a colonização do centro Oeste e a criação de colônias agrícolas como Dourados em MT ou CERES em GO. Na década de 40 a segunda guerra mundial levou a um contexto em que a vigilância das fronteiras nacionais tornaram-se necessárias, inclusive por vários estrangeiros em expedições piratas foram identificados. Para centralizar a administração (os governadores dos territórios são indicados pelo governo federal), então foram criados os territórios federais Iguaçu, Ponta Porã, Guaporé, Roraima e Amapá, áreas de fronteiras estratégicas e pouco povoadas,para aumentar a presença do Estado, seu controle e presença, essenciais para a geopolítica e defesa nacional. Os acordos de Washinton foram vários acordos em que o Brasil se aproximou diplomaticamente dos EUA. Recebemos o financiamento para a construção da Usina de Volta Redonda e nos comprometemos a fornecer matérias primas aos EUA, entre elas a borracha. A Ferrovia Madeira mamoré não foi estatizada; foi desativada em 66 por Castelo Branco.

(SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática) As opções a seguir descrevem corretamente a importância da BR-364 para o desenvolvimento da Amazônia Ocidental, à exceção de uma. Assinale-a.

a) A construção da BR-29 a partir dos anos 1960, depois chamada de BR-364, ligando Brasília ao Acre, contribuiu para a colonização dessa região, em função do desenvolvimento de atividades agropecuárias.

b) Com a abertura da BR-364 surgiram pequenos núcleos às margens da nova estrada, promovendo, a partir da década de 1980, a ocupação da região e o surgimento de novos municípios.

c) As ações de colonização do INCRA, a partir dos anos 1970, promoveram assentamentos e contribuíram para a abertura de fronteiras agrícolas em Rondônia, favorecendo o desmatamento para a formação de pastagens.

d) A rodovia estimulou processos migratórios associados à exploração mineral e vegetal e à produção agropecuária, com predomínio de um modelo de agricultura familiar de alta produtividade.

e) A BR-364 continua sendo o principal elo de ligação entre a Amazônia Ocidental e o resto do Brasil, passando a ser também um caminho de integração em direção aos países andinos.

A BR 364 é o principal meio de integração rodoviária de Rondonia, é um caminho estratégico para os países andinos, passou a ser o principal eixo de colonização e povoamento através de políticas públicas de estimulo à imigração e assentamento que priorizou as atividades agropecuárias e extrativistas – vegetal e mineral. O modelo de ocupação do solo predominante é o do agronegócio que é baseado no plantation: grande propriedade monocultora agroexportadora.

alternativa [D]

  1. (SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática)

As formações vegetais do ambiente amazônico variam em função dos tipos de solo e de sua localização em relação aos rios. Com base na imagem, assinale a afirmativa correta sobre os tipos de vegetação da Amazônia.

a) O tipo 1 corresponde a uma vegetação diversificada, combinando a floresta de árvores de grande porte, como castanheiras e ipês, com a floresta de igapó.

b) O tipo 2 corresponde à floresta de terra firme, predominantemente composta por floresta ombrófila aberta e manchas de campinaranas.

c) O tipo 3 é característico das regiões de alagamento, em áreas próximas aos rios, banhadas por águas claras ou barrentas de acordo com o período de cheia ou vazante.

d) Os tipos 1 e 2 (correto) se desenvolvem em solos argiloso, bem drenados, em relevo plano ou com inclinação suave, sujeitos a inundação periódica.

e) O tipo 2 corresponde à floresta inundável conhecida como mata de várzea, que se beneficia dos nutrientes, sedimentos e matéria orgânica trazidos pelas cheias sazonais.

1- Terra firme. 2- Varzea: inundações periódicas, parte do ano alagado. 3- Igapó: vegetação permanentemente inundada pelos rios..  Solos argilosos são formados por sedimentação transportada pela água, de fina granulação, típicas das várzeas.

alternativa  [D]

  1. (SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática)

Região 1. O Madeira-Guaporé: Onde se localiza a capital, Porto Velho, e se concentram 85% dos investimentos privados previstos para o Estado.

Região 2. Leste Rondoniense: Abriga as cinco cidades com os maiores PIB per capita de Rondônia.

A respeito da produção econômica regional do Estado de Rondônia, analise as afirmativas a seguir.

I. A região 1 é menor em população e extensão territorial, mas atrai a maior parte dos investimentos privados pela presença das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio e pela estimativa de expansão comercial, imobiliária e dos serviços.

II. A região 2, no Leste rondoniense, é mais populosa e com maior extensão territorial, contribuindo fortemente para o PIB do Estado, em função do agronegócio, com destaque para a pecuária bovina e o cultivo de soja.

III. Tanto na região 1 quanto na 2, têm crescido a indústria extrativa mineral de cassiterita, a indústria de laticínios e os frigoríficos, em razão da proximidade do mercado andino, tornado acessível pela Rodovia Transoceânica.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente.

b) II, somente.

c) III, somente.

d) I e II, somente.

e) I, II e III.

De acordo com o próprio enunciado a região 1 atrai muito capital principalmente com a construção das hidrelétricas de jirau e santo antônio.  O leste de Rondônia é destaque na extração de madeira, pecuária e soja. A rodovia transoceânica é um dos principais meios de integração latino americana construidos recentemente. Dá acesso ao mercados andinos e significa grandes oportunidades de comércio nos setores mineral e alimentício.

alternativa [D]

  1. (SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática) Ao longo do período republicano, a Amazônia foi liberada a última fronteira a ser integrada e ocupada pelo Estado brasileiro. Apesar dos esforços de ordenamento territorial, a política agrária e a criação de Terras indígenas e de Unidades de Conservação não têm sido suficientes para conter os diversos conflitos socioambientais e fundiários.

A respeito da relação entre a expansão das frentes de colonização agrícola e os conflitos sociais no Estado de Rondônia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(   ) A agricultura itinerante praticada comumente pelos colonos gerou uma pressão sobre as áreas de floresta, na medida em que eles, após um período de uso, deixam a terra em pousio ou a transformam em pastagem, abrindo uma nova área.

(   ) A constituição das áreas protegidas, cuja implementação foi tardia ou incompleta, não foi suficiente para impedir a ocupação irregular das mesmas, inclusive pela precária fiscalização dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

(   ) No final da década de 1990, em um contexto de pressão internacional pela preservação da biodiversidade e das populações tradicionais, a opinião pública brasileira denunciou a ocupação das Terras indígenas e das Unidades de Conservação.

A agricultura itinerante, basicamente desmatar, atear fogo, abrir pastagens e explorar novos locais, sem dúvida pressiona o bioma amazônico, principalmente por tornar-se uma prática bastante comum inclusive nas grandes propriedades comerciais. Há vários projetos públicos de criação de reservas indígenas, áreas de conservação como parques nacionais e reservas extrativas, que no entanto não foram suficientes para impedir o desmatamento e a grilagem. Na década de 90 temos a conferência da ONU no rio, a ECO-92, quando a amazônia entrou em evidencia através das lutas dos seringueiros liderados por Chico Mendes, na tentativa de aprovar as reservas extrativistas. Foram denunciados a violência e a grilagem de terras em áreas indígenas ou de preservação, e discutindo a ideia de sustentabilidade.

As afirmativas são, respectivamente,

a) F-V-F.

b) F-V-V.

c) V-F-F.

d) V-V-F.

e) V-V-V.

alternativa [E]

  1. (SEPOG-RO 2017 – Técnico em informática) Leia o fragmento a seguir.

Na Amazônia rondoniense, a construção de usinas hidrelétricas, na última década, tem colocado em cena atores e interesses diversos, cuja resultante, entre outros, é a intensificação de conflitos sobre o uso da terra e seus recursos, como, por exemplo, a ação de _MADEIREIRAS________, que fazem sua atividade avançar sobre novas áreas, pressionando as Unidades de Conservação e Terras Indígenas. As atividades de ___PECUÁRIA_____, por sua vez, se beneficiam de especulação fundiária, o que acaba por dar ímpeto à grilagem e à concentração de terras. Outro é o modo de uso do território e dos recursos naturais por parte de ____RIBEIRINHOS_____ que, por explorar a agricultura de várzea, o extrativismo e a pesca, veem suas atividades prejudicadas pela formação de reservatórios, que tendem a manter o rio em sua cota máxima, comprometendo o ciclo de cheia e vazante necessário à biota. A construção de usinas tem restringido as atividades de __GARIMPO______, responsáveis por uma das principais atividades desenvolvidas na região, em que pesem os danos ambientais que trazem à biota e às populações humanas.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento.

  1. a) madeireiros – pecuaristas – ribeirinhos – garimpeiros.
  2. b) pecuaristas – garimpeiros – madeireiros – ribeirinhos.
  3. c) ribeirinhos – garimpeiros – madeireiros – pecuaristas.
  4. d) madeireiros – ribeirinhos – pecuaristas – garimpeiros.
  5. e) garimpeiros – madeireiros – pecuaristas – ribeirinhos.

alternativa [A]

É isso aí pessoal. Parabéns aos alunos do estratégia que relataram ter gabaritado o conteúdo ou ter ido muito bem por terem visto todos os assuntos.

um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.