Artigo

Resolução da prova PMSP 2022 Geografia

Olá, pessoal! Parabéns ao nossos guerreiros que gabaritaram as disciplinas de História e Geografia. Neste artigo segue a prova de geografia comentada em detalhes. A Vunesp manteve seus padrões de abordagem e cobrou uma questão de geopolítica/atualidades, uma de meio ambiente, uma de população, uma de regiões e industrialização e uma de hidrografia e outra de vegetação. Sem mais delongas, seguem os comentários.

Conheça nossos pacotes completos para a PMSP

Prova PMSP 2022 Geografia 1

Nestas primeiras décadas do século XXI, várias regiões do mundo apresentam tensões geopolíticas que provocam sérias preocupações globais. Leia os textos a respeito dessas tensões no continente asiático.

I. O país e a ilha – uma das tensões diplomáticas mais antigas e mais sérias do mundo atual – voltaram a trocar farpas nesta semana, após quatro dias consecutivos de aviões do grande país tendo voado na zona de defesa aérea da ilha. A tensão acende o alerta dos Estados Unidos. (BBC. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58833762. Acesso em 25.11.2021. Adaptado)

II. Uma revolta pacífica contra o presidente, há 10 anos, se transformou em uma violenta guerra civil. O conflito deixou mais de 380 mil mortos, devastou cidades e atraiu outros países para a disputa. Centenas de grupos rebeldes surgiram e não demorou muito para que o conflito se transformasse em uma guerra. Potências estrangeiras começaram a tomar partido, enviando dinheiro, armamento e combatentes. (G1. https://glo.bo/3p3jUf7. Acesso em 25.11.2021. Adaptado)

III. O grupo extremista ocupou toda a estrutura do aeroporto assim que terminou a saída dos militares dos Estados Unidos (EUA) e declarou o país islâmico como uma nação livre e soberana. (Agência Brasil. https://bit.ly/3rgJ6la. Acesso em 25.11.2021. Adaptado)

Os textos I, II e III referem-se, respectivamente,

(A) à China/Taiwan; à Síria; ao Afeganistão.

(B) à Índia/Filipinas; ao Paquistão; ao Iraque.

(C) à China/Indonésia; ao Iraque; ao Irã.

(D) ao Japão/Malásia; à Síria; ao Iraque.

(E) ao Japão/Filipinas; à Índia; ao Afeganistão

[A]

Comentários:


O texto I refere-se aos conflitos entre China e os territórios ao redor do país, no caso Taiwan, que é visto por Pequim como uma ilha rebelde que pertence ao seu território, por isso não reconhece sua independência e quer reanexá-la. Em 1949, ao final da Revolução Chinesa, a liderança capitalista Chan Kay Check, refugiou-se na ilha de Formosa, que passou a chamar-se Taiwan, para alguns, “China Capitalista”, em oposição à China continental, agora com um governo socialista, de Mao Tsé Tung.

O Texto II refere-se à Guerra Civil da Síria, que até a aplicação da prova estava ocorrendo, apesar de ter desaparecido das manchetes da grande mídia. Iniciou o conflito como um reflexo da Primavera Árabe, as revoltas pacíficas, que foram possíveis devido às mídias sociais, contra as ditaduras estabelecidas no norte da África e no Oriente Médio. Iniciou na Tunísia e se espalhou rapidamente, a Líbia passou por volta de seis meses em Guerra Civil, até que o ditador foi capturado e linchado, e espalhou-se provocando instabilidades em vários países, mas na maioria durou meses ou semanas. Na Síria o ditador Bassar Al Assad reagiu e desde então ocorre o conflito. Neste contexto surgiu o grupo terrorista Estado Islâmico, que ocupou territórios entre a Síria e o Iraque e cometeram diversos atentados terroristas, até que em 2019 forças internacionais tomaram os territórios que invadiram, mas o grupo ainda existe.

O texto III refere-se à a desocupação militar das tropas dos EUA que permaneceram por vinte anos no Afeganistão, desde a invasão em 2001 em retaliação ao ataque ao World Trade Center, que foi apoiada pelo Conselho de Segurança da ONU. Imediatamente o grupo fundamentalista Talibã voltou a ocupar o poder no país.

prova PMSP 2022 Geografia 2


Analise o mapa a seguir.


(FERREIRA, Graça M.L. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2010. p. 29)

O mapa identifica áreas do mundo que apresentam

(A) erosão dos solos devido às elevadas quantidades de chuva nos meses de verão.

(B) chuva ácida, fenômeno frequente durante os períodos com baixas temperaturas.

(C) a desertificação provocada, entre outros fatores, pelo uso intensivo dos solos.

(D) poluição das águas fluviais provocada pelas fortes concentrações humanas.

(E) desmatamento ativo em decorrência da rápida expansão da agropecuária.

[C]

Comentários:


O mapa destaca áreas com potencial avanço da desertificação, localizadas próximas às regiões áridas e semiáridas. Na África mostra as bordas do deserto do Saara, o maior deserto do mundo, e em suas bordas, na transição para a savana é a área com maior perda de solo e desertificação do mundo, e ao sul o deserto do kalahari. Na América do Sul mostra o deserto do Atacama e Patagônia, nos EUA o deserto de Nevada e as áreas de desertificação na Califórnia, na Austrália mostra o entorno do deserto de Vitória e na Ásia Central, as áreas do deserto de Gobi, entre outros.

Exlcuimos a [A] pois não há quantidades de chuvas no verão nos desertos, a [B] pois as chuvas ácidas são fenômenos urbanos, as regiões desérticas destacadas são pouco habitadas e [E] não são todas exploradas pela agropecuária, pois predominam áreas sensíveis, nas imediações, onde há cultivos comerciais, a desertificação pode ocorrer.


Prova PMSP 2022 Geografia 3


3. É um dos mais importantes rios brasileiros, sendo o maior que corre totalmente no espaço nacional e o quarto maior rio da América do Sul. É um rio de planalto, com cachoeiras e corredeiras em diversos trechos. Além do fator histórico, o rio exerce importante papel como fonte de energia hidrelétrica e irrigação. Suas águas são usadas para a agricultura irrigada na produção de várias espécies de frutas que são exportadas para várias partes do mundo. O texto retrata características do rio

(A) Tietê.

(B) Tocantins.

(C) São Francisco.

(D) Paraná.

(E) Xingu.

[C]

Comentários:


O rio São Francisco nasce em MG na serra da Canastra e sua foz em delta é entre Alagoas e Sergipe. É o maior em território nacional, e vale lembrar que o Amazonas nasce no Peru e está em todos os países da Amazônia internacional. O rio Paraná é o maior potencial hidrelétrico instalado e o segundo o São Francisco, que também é muito usado na irrigação de frutas, cujos polos produtores são Petrolina em Pernambuco e na outra margem Juazeiro da Bahia. A tecnologia permitiu tornar o semiárido uma região bastante produtiva, porém torna a região sensível à desertificação e já é pronunciada a salinização do solo devido aos agrotóxicos e adubos, e impacta profundamente a vida das comunidades ribeirinhas que vivem próximas as margens.


Prova PMSP 2022 Geografia 4


Observe o gráfico.


(Fonte: Tábuas de vida do IBGE) A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas da população brasileira permitem afirmar que

(A) a evolução da expectativa de vida foi contínua entre 1950 e 2019, mas não foi homogênea entre os Estados e regiões do país.

(B) a expectativa de vida apresentou maior crescimento a partir do final do século XX devido à expansão do processo de urbanização.

(C) entre 1950 e 1991, o aumento da expectativa de vida foi maior na zona rural, onde as condições de vida são mais saudáveis.

(D) desde 1980 houve um fenômeno típico de país desenvolvido: o aumento da expectativa de vida acelerou o crescimento vegetativo.

(E) as pequenas e as médias cidades tendem a apresentar expectativas de vida mais altas e, de modo geral, mais semelhantes entre si.

[A]

Comentários:

Bastava observar o crescimento contínuo, e que o desenvolvimento foi maior no Sudeste que em outras regiões.

Podemos excluir a [B] pois a expectativa de vida apresenta aumento desde a década de 50 num ritmo parecido, a [C] pois sempre os indicadores sociais (IDH, que usa expectativa de vida, escolaridade e renda percapta) são melhores na cidade que na zona rural, a [D] pois o aumento da expectativa de vida relaciona-se às melhorias nutricionais, médicas e sanitárias, e quanto maior a qualidade de vida, normalmente a natalidade é menor. A principal causa da queda na natalidade é a entrada da mulher no mercado de trabalho, que é um processo típico das cidades, de modo que a expectativa de vida aumentou e diminuiu o crescimento vegetativo (CV=TN-TM). Os maiores IDHs estão em cidades médias e grandes, como Brasília, Niterói ou Curitiba, por exemplo.

Prova PMSP 2022 Geografia 5


Observe o gráfico.

(Confederação Nacional da Indústria – CNI)

A partir da leitura dos dados do gráfico e dos conhecimentos sobre a participação industrial das regiões, é correto afirmar que

(A) o fraco crescimento de participação da região Sul deve ser atribuído, entre outros, à expansão da agroindústria instalada no Centro-Oeste.

(B) a redução do papel do Sudeste está relacionada ao fato de a região apresentar fraco crescimento dos setores de construção civil e metalúrgico.

(C) o crescimento da participação das regiões Norte e Nordeste deve-se, principalmente, à expansão da indústria extrativa mineral.

(D) a instalação de várias multinacionais do setor de informática nas regiões Nordeste e Norte são responsáveis pelo aumento da participação industrial.

(E) o processo de descentralização industrial ocorrido no Brasil é fator importante para explicar a perda de participação industrial do Sudeste.

[E]
Comentários:

Desde a década de 90, quando o Brasil se inseriu no mercado global com a abertura de mercado neoliberal, aumentou a competição entre as industriais, que levou a quebradeira de muitas fábricas nacionais que contavam com subsídios estatais. Os Estados e Municípios começaram a competir para atrair investimentos produtivos oferendo vantagens locacionais como infraestrutura e isenções de impostos, na disputa que chamamos de “Guerra Fiscal”. Desde então tem ocorrido uma desconcentração industrial, que tem beneficiado principalmente o Nordeste e o Centro-Oeste e tem estimulado também o crescimento de cidades médias do interior do país, que se tornaram por exemplo polos do Agronegócio, como Rondonópolis em MT ou polos industriais como Anápolis e Catalão em Goiás, bem como Camaçari na Bahia. Importante salientarmos que apesar da perna de participação industrial, ainda é o Sudeste que estão a maioria das indústrias e onde concentram-se as de tecnologia de ponta.

Podemos excluir a [A], não é fraco o crescimento da Região Sul e é a Segunda mais rica e industrializada do país, a [B], pois segue o crescimento da construção civil nos quatro Estados e o setor metalúrgico é um dos mais destacados da região, principalmente no quadrilátero ferrífero em MG, e no RJ em Volta Redonda, por exemplo. A [C] o aumento da participação da Região Norte é principalmente devido aos polos da Zona Franca de Manaus e no Nordeste devido a indústria automobilística, como a FCA (Fiat-Crisley) na Região Metropolitana de Recife ou as fábricas da Ford na Bahia e Ceará, que foram fechadas em 2001 as unidades de Camaçari, BA, Horizonnte, CE e Taubaté, SP.


Prova PMSP 2022 Geografia 6

Com mais da metade de sua área degradada, o bioma ainda aguarda o título de Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, como já obtido por outros ecossistemas do Brasil. É o segundo maior bioma da América do Sul. Especialistas alertam para os danos irreversíveis que o intenso processo de degradação pode trazer não só para o bioma, mas também para a sociedade, ao pôr em risco a disponibilidade de água e a regulação do clima. O bioma se estende por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados (km2 ) do território brasileiro, o que equivale a quase 24% do país. Contudo, a área com vegetação íntegra do bioma já foi reduzida a cerca de 20% de sua cobertura original. (AgênciaBrasil. EBC. https://bit.ly/3rUJJkH. Acesso em 10.dez.2021. Adaptado) O texto mostra a redução do bioma

(A) de campos.

(B) do cerrado.

(C) do pantanal.

(D) da mata das araucárias.

(E) da mata atlântica.

[B]
Comentários:

De acordo com o artigo 225 § 4º – A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

O cerrado é a “caixa d’agua do Brasil”, pois nascem nas chapadas dos cerrados os rios das principais bacias hidrográficas do país. Suas raízes profundas, xeromorfismo, colaboram para a infiltração da água no solo, que infiltra nas rochas porosas das chapadas e reabastecem os lençóis freáticos e as cabeceiras dos rios. O desmatamento faz diminuir a infiltração da água e o reabastecimento dos lençóis e nascentes ao ponto de diminuir a vazão e diminuir a produção de eletricidade, e comprometer a navegabilidade.

É isso aí, pessoal! Bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.