Artigo

Reflexos do COVID-19 nos concursos: entenda como fica o panorama da situação

Desde que a OMS decretou a pandemia do Novo Coronavírus, muitos alunos têm se questionado sobre os reflexos do COVID-19 nos concursos.

Para entendermos melhor os impactos socioeconômicos, políticos, culturais e ambientais do COVID-19, foi disponibilizado um vídeo no canal do Estratégia. No vídeo, o professor Rodolfo Gracioli menciona os aspectos mais relevantes, que podem, inclusive, ser cobrados em futuras provas.

https://www.youtube.com/watch?v=-4Z2TWOw8lA

Com o objetivo de esclarecermos ainda mais os reflexos do COVID-19 nos concursos, abordaremos, no presente artigo, uma análise da atual situação, assim como estratégias de ação nesse momento tão delicado que estamos vivendo.

Como o COVID-19 está afetando os concursos

Adiamento de provas

A primeira medida tomada, no que diz respeito à esfera dos concursos públicos, foi a suspensão da aplicação de provas que estavam previstas.

A primeira prova a ser adiada foi a prova da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal). O certame, que previa 300 vagas para o cargo de escrivão e aconteceria no dia 15/03, teve sua aplicação suspensa pelo Cebraspe. As novas datas para a prova ainda não foram divulgadas. Tal suspensão ocorreu em resposta a um decreto publicado pelo Governador Ibaneis, suspendendo aglomerações com mais de 100 pessoas pelo período de 15 dias.

Tal medida encontra-se baseada no fato de que aglomerações devem ser evitadas, pois facilitam a propagação do vírus. Assim, alguns estados, como Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins e Goiás, publicaram decretos que impedem a realização de eventos que reúnam uma grande quantidade de indivíduos, como é o caso das provas de concursos públicos.

Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas decretou estado de emergência, vedando a realização de provas de concurso público da Administração Direta, entidades autárquicas e fundacionais. Sendo assim, conforme os casos de brasileiros infectados vão se alastrando, podemos perceber uma tendência de adiamento de concursos públicos.

Os reflexos do COVID-19 nos concursos se mostram claros diante da decretação de estado de emergência em São Paulo.
Nessa terça (17/03), o prefeito Bruno Covas decretou estado de emergência em São Paulo, devido à pandemia do COVID-19

Provas cujo adiamento já foi oficializado

Nesse viés, o certame da PCDF não foi o único a sofrer com os reflexos do COVID-19 nos concursos. Confira, abaixo, uma lista de outras provas adiadas, até o presente momento:

  • PGDF (Procuradoria Geral do Distrito Federal)- as provas, que seriam aplicadas pelo Cebraspe em 22/03, também foram adiadas por prazo indeterminado;
  • Magistratura TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) – foram adiadas as provas escritas para o cargo de Juiz Substituto, que ocorreriam no dia 22/03;
  • UFRRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – suspensas as provas objetivas para o cargo de técnico-administrativo;
  • Magistratura TJRS;
  • Prefeitura de Canoas (RS);
  • Prefeitura de Corumbaíba (GO);
  • Prefeitura de Ceres (GO);
  • Prefeitura de Cachoeira Alta (GO);
  • Prefeitura de Rianalópolis (GO);
  • Prefeitura de São José do Rio Pardo (SP);
  • Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré (PI);
  • Prefeitura de Quissamã (RJ);
  • Prefeitura de Niterói (RJ);
  • Prefeitura de Serra (ES); PGM Vitória (ES);
  • PGM Teresina (PI);
  • PGM Rio de Janeiro;
  • PGM Itanhaém;
  • Câmara de Suzano (SP);
  • Unicamp;
  • Funasg (Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo, RJ);
  • Hospital Ipiranga, Unidade de Gestão Assistencial II;
  • Guarda Municipal de Nova Iguaçu (RJ).
  • CRESS/RO
  • Cartórios AL

Para terem acesso à lista completa de provas adiadas, mantenham-se atualizados, pois o Estratégia estará notificando todas as suspensões.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/coronavirus-provas-adiadas-confirmadas/

Além das provas de concurso citadas, a FGV suspendeu a realização do XXXI Exame de Ordem da OAB.

Adiamento de aulões de véspera presenciais

Com o adiamento dos certames mencionados acima, o Estratégia optou por suspender os aulões de véspera presenciais de eventuais provas que vierem a ser canceladas. Essa medida tem como objetivo a interrupção da propagação do COVID-19 e a promoção da segurança de nossos alunos.

O que fazer frente aos reflexos do COVID-19 nos concursos?

Primeiramente, é importante termos em mente que a recomendação do governo federal é de que todos evitem sair de casa. Devemos sair apenas para compromissos excepcionais, como trabalho, farmácia e supermercado. A quarentena é a forma mais eficaz de combate ao vírus, uma vez que a taxa de transmissão pelo contato humano é muito elevada.

É claro que o adiamento das provas gera diversas consequências para um concurseiro. Além do prejuízo financeiro para quem iria viajar para fazer a prova, há um efeito psicológico. Afinal, são meses de abdicação e de preparação intensa. O que temos que ter em mente nesse momento é que esses meses não foram meses jogados fora, pois vão somar – e muito – no nosso sucesso lá na frente.

Sendo assim, embora o fato de diversas provas estarem sendo adiadas cause um desânimo, não podemos nos deixar abalar pelos reflexos do COVID-19 nos concursos.

Use o tempo a seu favor

Encarem esse adiamento como um tempo para que mais revisões sejam feitas, para que possam estudar os assuntos que não conseguiram e ampliar o repertório de questões respondidas. E, claro, o mais importante: mantenham sempre a calma e a disciplina.

É hora de nos concentrarmos em uma preparação a longo prazo, uma vez que não sabemos quando a situação do COVID-19 irá se normalizar e quando as provas voltarão a ser aplicadas.

Uma vez que o vírus for combatido, é possível que as bancas peguem de surpresa os alunos que não permaneceram estudando em um alto rendimento. Podemos, inclusive, ter diversas provas muito próximas umas das outras, o que reforça a ideia de que não podemos diminuir o ritmo agora.

Aproveitem para realizar simulados elaborados pelo Estratégia e para resolver as últimas provas aplicadas pela banca do concurso de interesse.

Se o aluno estava estudando para uma das provas mencionadas nesse artigo, as quais foram anuladas, ou está estudando para provas que vierem a ser anuladas, a recomendação é que continue estudando de forma direcionada. Como os editais não serão alterados, o aluno que se mantiver calmo e focado, aproveitando esse tempo para reforçar a sua preparação, terá vantagem quando a nova data da prova for divulgada.

E se eu não sei se minha prova será adiada ou não?

Aos alunos que estudam para provas cuja aplicação esteja prevista para os próximos 4 meses, não se desesperem. A incerteza tende a nos causar muito desconforto, e é aqui que entra a nossa palavra-chave: resiliência. Devemos ser capazes de enfrentar as adversidades da vida com racionalidade e consciência de que tudo voltará ao normal. E, ainda, consciência de que, se fizermos a nossa parte, iremos obter sucesso.

Pensem que, com o adiamento das referidas provas, muitos candidatos irão pegar mais leve na preparação. Isso abre espaço para que vocês consigam se tornar ainda mais competitivos para os próximos certames.

Portanto, continuem firmes na preparação para o concurso de interesse. Uma hora ou outra a prova será aplicada, e sairá na frente quem não se deixar abalar pelos reflexos do COVID-19 nos concursos.

Ressalte-se que não estamos incentivando que os alunos se tornem alheios a toda a situação que está ocorrendo. Mantenham-se informados e se cuidem, sempre. Mas não adiem um sonho devido a uma preocupação excessiva, pois a perseverança é essencial na caminhada rumo à aprovação.

Grande abraço,

Julia Mello

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.