Artigo

Redação para concursos públicos: é recorde, ninguém nunca fez isto!

Estrategianos, tudo em paz?

Prof. Rapha chegando na área.

Lá vai o ano de 2019 e vem chegando como não quer nada o ano de 2020. Como forma de transparência e profissionalismo, quero deixar aqui alguns resultados que obtivemos ao longo do ano de 2019 na preparação de nossos alunos para a redação (prova discursiva).

Resultados Redação 2019:

  • acertei 10 temas consecutivos em revisão de véspera para a banca Fundação Carlos Chagas (FCC);
  • tivemos 5 alunos com nota 10 na FCC e dezenas de alunos com notas acima de 8.5;
  • 3 alunos tiraram nota máxima (20) no concurso do TJCE, organizado pela FGV;
  • 2 alunos com notas próximas de 40 no concurso do TJPA, organizado pela banca Cespe;
  • 1 aluna com nota máxima (100) no concurso da UFF, organizado pela banca Coseac;
  • 2 alunos com nota 980 no ENEM (edição 2018).

Parafraseando o técnico Jorge Jesus, quando indagado sobre o desempenho do Flamengo neste ano: esses resultados são bons? Não. É recorde, ninguém nunca fez isso!

Obs .: não sou flamenguista, que fique registrado rsrs Como bom palmeirense, tentei secar o Flamengo…

Obs.: como os resultados dos concursos do TRF-3, SPPREV e ENEM 2019 só vão ser divulgados no início de 2020, este artigo passará por uma atualização em breve :)

A preparação para a redação de concursos públicos é importante?

Se o seu concurso possui como critério prova discursiva, é essencial você se dedicar com muito afinco a essa etapa. Cada vez mais, nos concursos de alto nível, há o aumento da competitividade, ou seja, as notas dos primeiros colocados na prova objetiva se aproximam muito e a nota da redação tem feito a diferença na aprovação. Veja alguns comentários:



Como faço para obter uma nota 10 na redação?

Então, tenho duas notícias boas: não há fórmula mágica e qualquer pessoa pode tirar uma nota boa. Para conseguir uma nota máxima você precisa combinar três coisas:

Domínio da estrutura + ampliar o seu repertório sociocultural + treinar

Aposto que você ficou curioso e quer dar aquela espiadinha nas redações que tiraram nota máxima, não é mesmo? Essas redação são incorporadas e comentadas em nossos materiais de discursivas (livro eletrônico e videoaulas), porem vou deixar aqui três para apreciação ;)

Modelo de redações nota 10

Concurso TRF-4, banca FCC/Aluno Ricardo Texeira/Nota 10

Concurso TJPA, banca Cespe/Aluna Kelli Daiane/Nota 39.8

Concurso TJCE, banca FGV/Aluna Thaís/Nota 20

Obs.: essas redações foram devidamente autorizadas pelos alunos para fins pedagógicos somente para o Professor Raphael Reis, ou seja, é proibido o uso por quaisquer outras pessoas.

Cursos de redação para 2020:

2020 promete muito! Estou atualizando o Curso de Ciências Humanas para redação (versão 4.0), que será lançado na segunda quinzena de janeiro. A coordenação de discursivas está a todo vapor – confira os cursos em aberto aqui no site do Estratégia: DISCURSIVAS

Outros depoimentos:

Agradecimentos

Em primeiríssimo lugar, agradeço aos alunos pelo carinho e pela confiança em meu trabalho. Inclusive, adoro os apelidos carinhosos “mago da FCC”, “Mr. Redação”, “mestre da redação” rsrs

Aproveito o ensejo para agradecer ao coordenador de discursivas, Prof. Carlos Roberto. O cara é fodástico e montou um planejamento parrudo para o ano de 2020!

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book 15 conceitos para mandar bem na redação da FCC.

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis) 

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profraphaelreis

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Dayanne! Boa tarde. Eu não estou com curso para a Marinha. Recomendo você entrar em contato com a coordenação do Estratégia Militar.
    Raphael de Oliveira Reis em 15/02/20 às 17:24
  • Boa tarde. Gostaria de saber o valor do curso de redação para a Marinha do Brasil. Sou arquiteta e farei a prova para oficial de carreira.
    Dayanne Nascimento em 11/02/20 às 12:37