Artigo

Recursos para a Prova Objetiva da PRF – Como Fazer?

Recursos Prova Objetiva PRF: guia completo

O Cebraspe/Cespe, banca organizadora do concurso da Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta segunda-feira os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva aplicada no último domingo.

Segundo o edital do concurso, o prazo para recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva estão aberto entre os dias 5 e 6 de fevereiro de 2019: são apenas dois dias úteis para preencher o formulário de interposição de recurso.

Diante do tempo escasso, estou aqui para orientá-los sobre como fazer recursos para a prova objetiva do concurso PRF. Você poderá, evidentemente, utilizar estas informações para elaborar recursos para outras provas objetivas de concursos públicos. Daremos especial atenção, no entanto, ao procedimento do Cespe.

Lembre-se que todo o processo de interposição de recursos para provas de concursos públicos é feito pela internet, em um formulário próprio disponibilizado no portal do concurso hospedado no site da banca.

Como sempre há questões passíveis de anulação, é preciso ficar atento, pois caso anulada, ela pode se tornar um ponto importante no resultado final. A primeira orientação é tomar cuidado na hora de interpor o seu recurso.

Primeiro porque você precisa ter um argumento bem fundamentado, e, segundo, elaborar um recurso para cada questão que você pretende recorrer.

Mas fique tranquilo que nesta página você terá toda orientação necessária para um melhor recurso na Prova Objetiva da PRF.

Perguntas frequentes!

1) O que acontece se a questão for anulada? É válido para todos?
A resposta é sim! Se a questão do concurso for anulada, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos..

2) O que acontece se a alternativa correta for trocada após recursos?
Os candidatos que marcaram a alternativa correta (de acordo com o novo gabarito), receberão a pontuação. Já os candidatos que marcaram a alternativa que antes era dada como certa, perderão a pontuação com o novo gabarito.

Prazo para recursos PRF (CESPE)

O prazo para interposição de recursos é de dois dias úteis, entre as 9h do dia 5 de fevereiro e as 18h do dia 6 de fevereiro. Por isso, esteja com seus argumentos prontos e bem fundamentados.

Acompanhe em nosso site as correções e os comentários de nossos professores, que eles indicarão quais questões serão passíveis de anulação e merecem recurso.

Onde apresentar o recurso?

O recurso deverá ser apresentado no site do Cespe, dentro do prazo estabelecido no edital, no caso entre os dias 5 e 6 de fevereiro. Lembre-se que não serão aceitos recursos feitos, por exemplo, por correio eletrônico (e-mail) ou por carta.

Abaixo você confere onde está disponibilizado o acesso aos formulários de interposição de recursos. Note que é possível recorrer também em relação ao padrão de resposta preliminar da prova discursiva, aplicada na mesma data:

recursos prova objetiva prf

A partir deste ponto, apenas os candidatos têm acesso ao sistema de interposição de recursos no site do Cespe.

Recursos Prova Objetiva PRF: instruções gerais

Abaixo você confere uma reprodução da página inicial de interposição de recurso contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva do concurso PRF.

Note que você deverá indicar a “categoria” do recurso (motivo da interposição) e argumentação que justifica o seu deferimento, que deve ser lógica, consistente e concisa.

recursos prova objetiva prf

A partir daí o candidato será redirecionado a outra tela, onde deverá indicar que pretende submeter recurso contra o mérito dos itens ou sugestão para o aprimoramento do processo.

recursos prova objetiva

Após a escolha pela submissão de “recurso”, o candidato chegará enfim ao formulário para o preenchimento do recurso propriamente dito. É necessário indicar o item objeto do recurso e a sua categoria:

recursos prova objetiva prf

Vale frisar que você deve redigir um recurso para cada item. Não cometa o erro de argumentar sobre dois itens no mesmo recurso, ao mesmo tempo (mesmo se as questões tiverem o mesmo assunto e ou se referirem ao mesmo texto, por exemplo).

Redigindo seu recurso

Ao redigir seu recurso, você precisa valer-se de algum método. Diferentemente de outras bancas, como a Vunesp, que divide o recurso em duas partes para preenchimento livre do candidato (questionamento e embasamento), nos recursos do Cespe o candidato terá apenas um campo redigir o recurso.

Como dissemos antes, será necessário indicar uma das quatro categorias:

  • extrapolação dos objetos de avaliação;
  • discordância do gabarito;
  • erro de Língua Portuguesa; e
  • problema na divulgação do gabarito.

Ao começar a argumentação é necessário indicar brevemente e da forma mais direta possível porque você escolheu uma dada categoria.
Muitos candidatos querem começar o recurso argumentando as razões pelas quais a questão deve ser anulada. 

Na primeira parte do recurso, seja objetivo de modo que a banca entenda a sua solicitação sem dificuldades.

Para facilitar a sua visualização, vamos nos valer de um exemplo extraído da Vunesp, do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo para Escrevente Técnico Judiciário. Embora aqui, como já mencionamos, o formulário de recursos tenha dois campos, você pode aplicar essa metodologia na redação do seu recurso para a PRF.

1 – Questionamento

Recurso Prova Objetiva prf

Veja que, no questionamento, você vai direto ao que interessa, sem rodeios. Lembre-se de que o examinador terá que ler centenas (ou milhares) de recursos. E o pedido precisa ser claro, e, principalmente, específico.

A especificidade é importante, pois o examinador não tem tempo hábil para divagações do tipo “Solicito a revisão geral da questão” ou “Prezada banca examinadora, acredito que a questão foi mal formulada”…, etc, etc, etc.

Coisas desse tipo são muito vagas. Portanto, serão ignoradas ou já contarão com a má vontade do examinador. Se você quer uma mudança de gabarito, DIGA. Se você quer anulação da questão, DIGA.

Se uma questão tem duas alternativas corretas, é só você escrever isso, de forma objetiva. Se o gabarito da banca está errado, diga isso (educadamente, é claro, mas diga). Não é prazeroso para o examinador ler recursos contra as questões elaboradas por ele ou pela equipe de que ele faz parte.

Portanto, ajude-o a ajudar você! E isso começa sendo direto ao ponto.

Outra observação: é interessante você repetir o texto da questão. Sim, eu sei que, na hora de redigir o recurso, o sistema já pede para você dizer de qual questão se trata (é o primeiro campo a se preencher). Então, o examinador já sabe (ou deveria saber).

Mas repetir o texto da questão vai fazê-lo economizar tempo. Vai facilitar o trabalho do examinador. Então, ele ficará grato se você for direto ao ponto e logo depois ainda colocar o texto da questão.

2 – Embasamento

Na hora do embasamento, diga de modo claro por que estão certas as alternativas que o examinador considerou erradas. Ou diga por que estão erradas as alternativas que o examinador considerou corretas.

Use documentos oficiais ou bibliografias recomendadas.

Como fundamentar meu recurso?

Caso julgue necessário, vá à biblioteca da sua cidade. Procure livros e fundamente a resposta com passagens bibliográficas de autores importantes. Não seja preguiçoso, especialmente se 01 ou 02 pontos podem mudar sua classificação no concurso.

Outra observação importante é quanto ao estilo textual. Nessa hora, é importante você saber que existe outra pessoa lendo o seu recurso. Então, evite ataques ao examinador, usando termos “isso foi um absurdo”, “a banca errou”, “fui feito de palhaço”, etc.

Muito menos exponha seus sentimentos dizendo que falta apenas 01 ponto para atingir o mínimo, ou dizer que estuda há muitos anos e que precisa deste ponto, ou dizer que é uma injustiça ter estudado tanto aquele conteúdo para chegar na prova e a banca formular uma questão daquelas.

Sei, sei … tudo isso acima pode até ser verdade (e é na maioria dos casos!). Mas evite “desabafar” na hora do recurso.

Acredite, isso não vai te ajudar, ok?

Ataque, mas não com desabafos. Use argumentos. Não adianta dizer que algo está errado (ou certo). PROVE o seu ponto com base na lei, bibliografias recomendadas, jurisprudência (se for o caso), etc.

Por fim, ao terminar o embasamento, reforce o seu pedido (anulação ou alteração de gabarito).

Exemplo de recurso

Abaixo, segue um exemplo de recurso

QUESTIONAMENTO:

Conforme será comprovado em documentos oficiais, esta questão possui 03 alternativas corretas: (B), (D) e (E). Portanto, pede-se a anulação da questão, cujo enunciado e alternativas estão a seguir:

59. (Vunesp – Auditor de Controle Interno – CGM SP – 2015) – O Plano Real, instituído no governo Itamar Franco,

(A) instituiu o congelamento de preços.

(B) instituiu a paridade de 1 real para 1 dólar.

(C) criou o Real, a nova moeda, que valia 1000 Cruzeiros Reais.

(D) foi viabilizado, entre outros fatores, pela criação do Fundo Social de Emergência.

(E) tinha como objetivo melhorar a distribuição de renda.

EMBASAMENTO

A banca considerou a letra (D) a alternativa correta. No entanto, segundo as próprias publicações oficiais do Plano Real, estão corretas também as letras (B) e (E), conforme será demonstrado a seguir:

LETRA E:

Um dos objetivos do Plano Real era melhorar a distribuição de renda.

Conforme sabemos, e é pacífico na doutrina econômica, um dos malefícios da inflação é a piora na distribuição de renda da população. Agora, queremos demonstrar que um dos objetivos era melhorar a distribuição de renda, ao reduzir a inflação. Este objetivo estava expresso na Exposição de Motivos da Medida Provisória do Plano Real, de 30/06/94 (E.M. Interministerial Nº 205/MF/SEPLAN/MJ/MTb/MPS/MS/SAF).

A questão da inflação e da distribuição de renda aparece nos itens 27 e 29, abaixo:

27. Nosso País está mergulhado há muitos anos numa crise econômica crônica cuja raiz é fiscal, mas cuja expressão mais perversa é a inflação. Temos hoje consciência clara de que a inflação crônica é o maior obstáculo para que o Brasil volte a crescer de forma sustentada e possa finalmente começar a saldar a imensa dívida social que acumulou para com seu povo ao longo de décadas de desenvolvimento excludente e inflação alta, marcado por uma das mais brutais concentrações de renda de que se tem notícia no mundo contemporâneo.

29. A inflação que experimentamos há vários anos, bem sabe Vossa Excelência, é o mais injusto e cruel dos impostos. Ela penaliza mais pesadamente os mais pobres, os assalariados, os aposentados, os que não tem como se proteger da corrida dos preços e assistem impotentes à corrosão da sua renda ou das economias de toda uma vida.

Observe, portanto, que a melhoria da distribuição de renda era um objetivo do Plano Real, uma vez que o controle da inflação faria diminuir os efeitos maléficos desta sobre a distribuição de renda. Desta forma, a letra E também está correta.

LETRA B:

A paridade de 1 dólar para 1 real foi adotada no momento de implementação do Plano Real.

Apesar de não ser um objetivo de longo prazo, no momento de implementação do Plano Real, houve a paridade a que alude a alternativa.

Na Medida Provisória 542, de 30 de Junho de 1994, foi estabelecida a paridade no momento inicial do Plano:

Art. 3º. O Banco Central do Brasil emitirá o Real mediante a prévia vinculação de reservas internacionais em valor equivalente, observado o disposto no art. 4º desta Medida Provisória.

      § 1º As reservas internacionais passíveis de utilização para composição do lastro para emissão do Real são os ativos de liquidez internacional denominados ou conversíveis em dólares dos Estados Unidos da América.

      § 2º A paridade a ser obedecida, para fins de equivalência a que se refere o caput deste artigo, será de um dólar dos Estados Unidos da América para cada REAL emitido. (grifo nosso)

Assim, a letra B também está correta.

Portanto, reforçamos nosso pedido no sentido da anulação da questão, tendo em vista haver 03 alternativas corretas (B, D, E).

Resumo

(1) Faça um recurso para cada questão (evite querer argumentar sobre 2 questões no mesmo artigo, mesmo que os assuntos sejam iguais, ou ambas versem sobre o mesmo texto).

(2) No início do recurso, seja claro, objetivo, direto, conciso. Evite divagações e rodeios. O examinador não tempo para lamentações ou questionamentos sem especificidade (evite “solicito revisar a questão”, ou “a questão está mal formulada”).

(3) Em seguida, ataque com argumentos o gabarito do examinador. Use bibliografias recomendadas para embasar suas ideias. Argumente com argumentos, e não com sentimentos. O examinador não sabe quem você é, nem liga para os seus sentimentos.

(4) Por fim, no final do recurso, reforce o pedido (de anulação ou alteração de gabarito) sintetizando o que foi explicado (havia duas alternativas corretas, ou não havia, etc).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Boa noite! Prestei um concurso Municipal para Fiscal Sanitário e a banca organizadora colocou no conteúdo programático duas Leis Sanitárias distintas para estudo. Uma Lei diz respeito ao Município realizador do concurso, a outra Lei diz respeito a um Município distante, 200km. Na aplicação da prova de conhecimento especifico, ela cobrou questões relativo as duas Leis. 05 questões traziam no enunciado a referência a Lei do Município 1 05 questões traziam no enunciado a referência a Lei do Município 2 10 questões Não faziam menção a nenhuma Lei,código,inciso ou parágrafo. Sou concurseiro e nunca tinha visto isso antes,estou sem saber o que fazer,como recorrer desta catástrofe.
    Rogério em 19/06/19 às 19:40
  • Lendo os comentários, percebemos que nem os recursos são capazes de salvar uma galera.
    Espreitador em 05/02/19 às 20:10
  • Boa note! Quais questões cabe recurso na prova da PRF?
    Vanessa em 05/02/19 às 18:47
  • Ola boa tarde, poderia postar quais questões cabem recursos nesse concurso da PRF.
    Michel Borges em 05/02/19 às 17:06
  • Vejo Pernambuco sendo destaque na educação dessa forma ? Tudo pala política e mídia fake news. Como um centro de educação tem a capacidade de fazer questões sem coerência, nós pernambucanos,estamos sendo ensinados por uma educação péssima. O grande exemplo esse núcleo de ensino é os erros constantes dos concursos prestados á "NÍVEL MÉDIO"
    José andrade em 28/08/18 às 11:47
  • Boa noite! Prestei um concurso e várias questões cabiam recurso...a banca não aceitou nenhum , não deu nehuma resposta se deferido ou indeferido e nem lançou uma publicação oficial sobre eles...isso esta certo?
    Katia em 16/05/18 às 23:27
  • Obrigada! Esse post me ajudou bastante.
    Érica em 24/04/18 às 20:58
  • Gostaria de receber os argumentos para entrar com recursos nas questões de Português.
    Kleber Batista Almeida em 17/10/17 às 16:45
  • A gente pode usar esses comentários dos professores, para ajudar no recurso?
    Leandra em 17/10/17 às 15:42
  • Este concurso precisa ser ANULADO e refeito através de outra banca séria, pois o Tribunal de Justiça de Pernambuco é um órgão sério e tanto ele quanto os candidatos que abdicaram de suas paixões e se sacrificaram dia e noite, merecem e devem ser tratados com lisura e isonomia
    Dimas em 17/10/17 às 09:55
  • Tá faltando os recursos das questões 2 e 7 de português!! Cadê os recursos ?
    Maria em 17/10/17 às 01:24
  • Excelente post. Obrigado!
    Thiago J. em 16/10/17 às 15:36
  • Boa tarde. Está sendo veiculado pelo whatsapp que a prova de redação tem uma irregularidade grave porque fere o item 9.2.10 do edital quando disponibilizou o verso da folha de respostas para a redação. O que fazer nesse caso?
    Maysa Monteiro em 16/10/17 às 15:27
  • Boa tarde. Está sendo veiculado pelo whatsapp que a prova de redação tem uma irregularidade grave porque fere o item 9.2.10 do edital quando disponibilizou o verso da folha de respostas para a redação. O que fazer nesse caso?
    Maysa Monteiro em 16/10/17 às 15:26
  • Boa noite Fiz o concurso do TCE e o item abaixo do edital me chamou a atenção: 8.12.4.1 Será disponibilizada, no dia 25 de setembro de 2017, para o Cargo 1: Auditor de Controle Externo – Área: Auditoria de Contas Públicas, para o Cargo 2: Auditor de Controle Externo – Área: Auditoria de Obras Públicas e para o Cargo 5: Analista de Gestão – Área: Julgamento, a relação dos itens cujos gabaritos foram objetos de recurso. Ou seja, neste item fala do gabarito que foi objeto de recurso. Sem mistério. Porém.... 8.12.4.3 O candidato disporá das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do segundo dia, horário oficial de Brasília/DF, a contar do dia subsequente ao da divulgação das relações de que tratam os subitens 8.12.4.1 , para apresentar razões para a manutenção do gabarito, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico http://etc,etc, e seguir as instruções ali contidas. Ou seja, se outra pessoa entrar com recurso contra uma questão que eu acertei, segundo o gabarito preliminar do CESPE, eu vou ter que defendê-la, sob risco de ver uma questão que eu acertei, mudar de gabarito?
    Wil em 25/09/17 às 20:34
  • Meu nome é Ana Paula, estou elaborando o recurso contra a nota de corte do concurso de Escrevente do TJ -SP 2017 não encontrei o botão de RECURSO. Vocês poderiam me dar alguma informação de como proceder? Tenho prazo de 5 dias e preciso enviar urgente! Agradeço desde já a atenção de vcs.
    Ana Paula em 31/08/17 às 22:12
  • Amigo teve um concurso feito dia 06/08/2017 SAP são Paulo agente penitenciário banca Ms concursos.qual questões cabe recurso ajuda me aí pessoal preciso de ajuda . comprei um material de apoio para estudar estratégia concursos .
    Leandro em 09/08/17 às 22:21
  • Prezados senhores, A questão 20 teve como tema: Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. O gabarito considerou a afirmativa B certa, pois todas as outras afirmativas era caracterizava as normas como “exclusivamente”, toda via o termo exclusivamente tornavas as demais questões erradas em relação a questão B, o gabarito considerou a afirmativa certa. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta Banca Examinadora, requer a ponderação de que anulação prejudica os candidatos que assim como a própria banca tinha o entendimento correto sobre a mesma. Assim, formalizo solicitação segundo as ponderações apresentadas, que a banca promova a alteração validando o gabarito da questão 20 e/ou mesmo adicionando um ponto a mais para os que acertou a questão que seria o meu caso. Agradeço desde já a atenção dispensada ao assunto.
    CRISTIANE FURTADO DE JESUS SOUSA em 09/08/17 às 15:10
  • E se a alternativa dada como correta estiver incompleta? Ela deve ser anulada? Por exemplo: a questão pedir as características do serviços, e a resposta tiver só 3 características, quando na verdade são 4 características.
    Daiana em 12/07/17 às 00:43
  • Boa tarde! E quando é cobrado um assunto que não está no edital?
    gessica em 11/07/17 às 15:44
  • O recurso não poderia ser interposto até 11/07? No site da Vunesp diz que o gabarito foi disponibilizado dia 04/07, logo o prazo para recursos seria de 5 dias corridos a partir do dia seguinte, ou seja, de 05 a 10/07. No artigo acima diz que seria até 11/07. Informação bem errada, não?
    william paschoal em 11/07/17 às 06:40
  • Boa noite! Gostaria de saber se ainda vão fazer o Ranking do TJ SP. Obrigada :)
    Juliana Meireles em 06/07/17 às 19:59
  • PEÇO POR FAVOR QUE ME MANDE TODAS AS QUESTOES DO TJ SP QUE CABE RECURSO PRA MIM CORRER ATRAS PRA FAZER O QUE ME ENSINOU NO EXEMPLO QUE DEU
    osmar em 06/07/17 às 19:45
  • Valeu professor, muito útil!
    Nigel em 06/07/17 às 19:33
  • Boa noite! Existe algum modo de confirmar o recurso enviado?
    Guilhermecs em 06/07/17 às 17:42
  • E o que se entende por 'divagações'? Isso é muito vago. Para impugnar todas as alternativas de uma questão, é necessário fazê-lo por todas as frentes. E isso deve ser feito com o devido embasamento doutrinário e jurisprudencial. Houve uma questão extremamente teórica e incorreta sobre tutela de evidência no concurso para escrevente do TJ-SP 2017. Logo, deve-se rebater com teoria, pesadamente. Até por quê, em concurso de nível médio que não se reporta a teses jurídicas, não se poderia exigir algo absolutamente hipotético e vago. No mais, obrigado pelo restante das elucidações.
    Thiago Mantovani em 06/07/17 às 15:52
  • Foi disponibilizado hoje, Fábio.
    Coordenação em 06/07/17 às 15:30
  • Todos os candidatos são beneficiados neste caso :)
    Coordenação em 06/07/17 às 15:30
  • Muito bom... Só não consegui achar o ranking do concurso! Podem mandar o link? Obrigada!
    Amanda em 06/07/17 às 13:55
  • Olá, Heber! Muito obrigado por este artigo. Extremamente útil, objetivo e completo. Com certeza foi base do meu recurso no TJSP. Aproveitando sua experiência e conhecimento, qual o prazo para respostas destes recursos da Vunesp? Desde já, agradeço mais uma vez.
    Bruno Mendelsohn em 06/07/17 às 12:42
  • Quando um recurso e deferido.. Afeta todos candidatos?
    Eder em 06/07/17 às 12:05
  • Bom dia, primeiramente obrigada pelas explicações. Gostaria de saber se a banca irá beneficiar todos com as possíveis anulações de questões ou se beneficiaria somente quem recorre. Abraços.
    Thanmara em 06/07/17 às 10:21
  • não consigo encontrar, dentro da área do candidato, o campo p interpor recurso
    fabio coutinho em 05/07/17 às 20:26
  • Professor, ótimas dicas. Gostaria de perguntar mais uma coisa. Para uma mesma questão, caberiam vários pedidos ? Mal comparando, seria como fazer uma cumulação imprópria subsidiária de pedidos, rs. Ou seja, se o primeiro não for atendido, cabe um segundo, etc. Todos embasados em argumentos próprios. Por exemplo, há uma questão em que, primeiro, eu acho possível mudar o gabarito ->PEDIDO 1( = questionamento 1 e argumento 1.) - Em segundo lugar, caso a banca não concorde com minha argumentação 1 , eu teria o PEDIDO 2(=questionamento 2 e argumento 2), que visa anular a questão pelo fato da alternativa dada como certa no gabarito preliminar estar errada. - Em terceiro e último, caso não tenham sido profícuas minhas argumentações anteriores, eu, através de um PEDIDO 3(= questionamento 3 e argumento 3), pleitearia que o conteúdo da matéria exigido na questão está além do que foi previsto no edital. Portanto, motivo de anulação. Seria muita, digamos, ousadia, ou risco de incorrer numa hipótese do avaliador nem ler ? (Cabe dizer que eu creio realmente nos 03 argumentos.) Abc Obrigado.
    Alberto em 05/07/17 às 18:03
  • Está faltando o revisor de direito administrativo, será porque a Estratégia divulgou gabarito com erro??? Questão 56 Suponha que Secretário da Fazenda de um estado qualquer da Federação aceite exercer, nas horas vagas, concomitantemente ao exercício do cargo público, atividades de consultoria a empresas sujeitas ao recolhimento do ICMS, tributo estadual. Nesse caso, à luz do previsto na Lei Federal no 8.429/92, a conduta descrita pode ser considerada (A) ato de improbidade administrativa decorrente de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário. (B) indiferente, pois não caracteriza nenhuma das hipóteses e ato de improbidade administrativa previstas. (C) ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito. (D) ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao Erário. (E) ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública. Gabarito Estratégia : E Gabarito VUNESP : C
    GISELE FINATTI BARAGLIO em 05/07/17 às 12:52
  • Top!! Muito bom, a prova foi muito confusa!!
    Antoniel Costa em 05/07/17 às 12:45
  • Gratidão pelas explicações professor. Mas, por exemplo. Os argumentos usados pelo professor Ricardo qnto ao processo civil. Imagino que várias pessoas já entraram com recurso qnto àquelas questões. Eu tenho q entrar mesmo assim? Ou o q a banca decidir beneficiará a todos, mesmo os q não recorreram,?
    Rafael Marcondes em 05/07/17 às 11:39
  • Se por acaso eu acertar uma questão e esta for anulada, eu perco ponto?
    Willian em 05/07/17 às 11:32
  • Obrigada, Prof! Admiro demais a equipe do Estratégia Concursos! São imprescindíveis em nossa rotina de estudos!
    Suzana em 05/07/17 às 11:00
  • Esse tipo de recurso vale apenas para o resultado do gabarito ou vale para o resultado da prova objetiva
    leticia bezerra em 26/06/17 às 18:30
  • Olá, pelo que estava pesquisando a banca não pode pedir pro candidato se identificar no recurso. Eles anexaram um modelo pedindo nome, insc., rg, telefone. Pode isso? pelo que sei não poderia, deve ser imparcial. http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/10/veja-como-candidatos-podem-questionar-provas-de-concursos.html
    Maikon em 05/06/17 às 18:03
  • Ajudou muito professor!
    Alexandra em 06/12/16 às 19:33
  • Boa noite... Gostaria de saber: Como recorrer no caso da banca ter "marcado" alternativas com itálico ou negrito? Sendo que pode induzir o candidato ao erro ou ao acerto.
    Nilmar Natanael Alves Rodovalho em 21/11/16 às 21:53
  • boa tarde , sebe me dizer quanto tempo depois de uma desclassificação no exame medico e possivel entrar com recursos?
    joao em 30/10/16 às 16:45
  • Obrigado, Carolina!
    Heber Carvalho em 19/11/15 às 16:55
  • Valeu Tânia!
    Heber Carvalho em 19/11/15 às 16:55
  • Olá Jacqueline, Segundo o edital da prova objetiva, não existe "meia pontuação". Ou você vai ficar com 104 ou com 105 pontos. Abs, Heber
    Heber Carvalho em 19/11/15 às 16:55
  • Comentários perfeitos, Heber. Vieram exatamente na hora certa em que ia começar a impetrar os meus recursos. Muito obrigado!
    Pedro em 19/11/15 às 13:46
  • Heber ótimos ensinamento. Foi fácil solicitar um recurso. Se o recurso for aceito ficarei com 104,5 pontos. O corte é 105. A Vunesp considera arredondamento das notas? Obrigada pela orientação
    Jacqueline em 19/11/15 às 13:20
  • Muito obrigada :) Vocês são realmente atenciosos e antenados. Espero ter condições de fazer um curso no Estratégia em breve. Abraços.
    Tânia Magalhães em 19/11/15 às 11:31