Artigo

Recursos p/ Discursivas da PMDF (Soldado): conheça as regras do jogo!

Olá, meu amigo.

Foi publicado o resultado preliminar das provas discursivas do Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF. Por incrível que pareça, a banca IADES concedeu o prazo de 10(dez) dias úteis para a interposição de recursos. Não desperdice esse “presente” que a banca lhe deu, pois a prova discursiva representa 14,28% da pontuação (considerando-se as provas objetiva e discursiva).

A banca IADES possui uma particularidade com relação às correções das provas discursivas. Em vista disso, resolvi escrever este artigo para orientá-los neste momento crucial que poderá ser um dos responsáveis pela sua aprovação.

Para os aspectos macroestruturais, tem-se a seguinte regra: se o candidato abordar corretamente o comando da questão, ganhará a pontuação total naquele tópico. Caso contrário, terá pontos descontados proporcionalmente ao nível da resposta que fora apresentada.

Vejam o que consta no edital:

“10.11 No texto avaliado, a adequação ao tema, a argumentação, a coerência e a elaboração crítica, totalizarão a pontuação

relativa ao domínio do conhecimento específico (DCE), assim distribuídos:

  1. a) Tema / Texto (TX), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual;
  2. b) Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;
  3. c) Coerência Argumentativa (CA), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Será verificada a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que dela se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem);
  4. d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

10.12 Desta forma, DCE (domínio do conhecimento específico) = TX + AR + CA + EC.”

Perceberam? A sua nota total será composta pelo que a banca denominou de DCE (domínio do conhecimento específico). É exatamente aí que nós temos de “brigar” para conseguir uns pontinhos a mais.  

Após a definição da pontuação de macroestrutura, descontar-se-ão os erros atinentes aos aspectos linguísticos (microestruturais). A banca possui uma fórmula para calcular o valor dos erros. A princípio, parece-nos complexa, mas é extremamente simples.

Veja o que consta no edital:

“10.13 A avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.

10.14 Para o texto dissertativo e (ou) argumentativo, será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato.

10.15 Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.

10.16 Para cada candidato, será calculada a pontuação final na prova discursiva (PPD) da seguinte forma: PPD = DCE ((NE/TL) x 2).”

Suponhamos que o candidato conseguiu 9 pontos de domínio do conhecimento específico (DCE). Logo após, o examinador verificou que ele cometeu 7 erros de gramática e que seu texto foi escrito em 28 linhas. Assim, sua penalidade total será de 0,5 ponto (07/28 x 2) e sua nota final será 8,5 pontos (9 – 0,5).

Muitos candidatos não se atentam a essa fase de recursos, talvez por mero desconhecimento de sua importância. Ao longo da nossa trajetória profissional, presenciamos momentos surpreendentes em que conseguimos colocar candidatos dentro das vagas graças aos “abençoados” recursos.

Por que há tanta modificação nas notas após a fase de recurso?

Há uma lógica nisso! Isso ocorre, porquanto há uma interpretação altamente subjetiva, ou seja, pode haver examinadores mais rígidos e outros mais flexíveis. Essa falta de “harmonia” entre os próprios examinadores pode acarretar em variações consideráveis nas notas dos candidatos.

Contudo, ao entrar com recurso, há a possibilidade de o texto ser revisto novamente por outro examinador. Se a nota do examinador que avaliar o recurso for maior que uma das notas atribuídas inicialmente, ela entrará no cálculo da média e, consequentemente, aumentará a pontuação final.

Uma pergunta que sempre me fazem é:

 – Professor, há a possibilidade de a nota ser diminuída?

Aqui eu preciso ser franco com vocês. Se isso estiver expresso no seu edital, certamente haverá essa possibilidade. Entretanto, farei algumas ponderações:

  • Em 15 anos que acompanho provas de concursos públicos, nunca vi isso acontecer;
  • O examinador estará “abarrotado” de recursos para analisar e sua missão será concluir as análises em tempo hábil. Ora, como será uma missão bastante complexa para o examinador cumprir o prazo de analisar todos os recursos, será que ele ainda terá tempo e “energia” para analisar aspectos que nem sequer foram questionados pelo candidato? Eu responderia NÃO com 100% de certeza!
  • Portanto, podemos concluir que, caso seu recurso não seja aceito, sua nota será apenas mantida.

Nem sempre a banca erra ao corrigir sua prova, mas isso pode acontecer! Nem sempre a banca te devolve a pontuação quando está errada, mas isso pode acontecer! Nem sempre a banca te dá uma nota abaixo daquela que realmente lhe é devida, mas isso pode acontecer! Portanto, meus amigos, entrar com recursos na sua prova discursiva é algo necessário para quem ainda se vê com chances de conseguir a classificação dentro das vagas. Como a banca não diminuirá a nota, é aconselhável provocá-la para que você tenha sua prova reavaliada.

Para exemplificar, vou citar o meu caso no concurso do Banco Central em 2013. Antes dos recursos das provas discursivas, eu tinha classificado na 33ª posição. Como havia 100 vagas na minha área (Contabilidade e Finanças), eu estava numa situação relativamente confortável. Acontece que, ao ver a correção da banca, percebi um erro na primeira questão que transpareceu a falta de domínio do examinador sobre aquele assunto que fora abordado. O resultado não podia ser diferente: a banca me devolveu os pontos da questão e eu ganhei 12 posições, sendo classificado em 21º lugar. Para quem já estava confortavelmente dentro das vagas, não fez tanta diferença (exceto pela vontade de se fazer justiça e ganhar os pontos que me eram realmente devidos). Contudo, para alguém que estava na “faixa de gaza” (aquela faixa em que o candidato está beirando o número total de vagas), poderia significar a aprovação ou a reprovação naquele concurso.

A minha opinião é que sempre vale a pena fazer recurso, mas devemos fazê-lo com técnica e respeito para com a banca examinadora.

Bom, pessoal. Após este longo “bate-papo”, acredito que vocês puderam compreender a importância da fase de recursos. Caso não se sintam seguros para fazê-los sozinhos e necessitem da ajuda dos nossos professores, o Estratégia Concursos oferece esse serviço a você!

As vagas já foram disponibilizadas. Corre lá, pois são LIMITADAS!

Seguem os links:

Recurso p/ Discursiva da PMDF (Redação – Soldado – IADES) Conteúdo e Forma – Profª. Camile Sabino

Recurso p/ Discursiva da PMDF (Redação – Soldado – IADES) Conteúdo e Forma – Profª. Juliana Coutinho

Recurso p/ Discursiva da PMDF (Redação – Soldado – IADES) Conteúdo – Prof. Raphael Reis

Trabalharei com cada professor para que possamos fazer o possível no seu recurso. Estaremos à disposição de vocês no decorrer deste processo.

Boa sorte!

Carlos Roberto

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.