Notícia

Prova PM SE: confira a prova comentada de português, passível de recurso

Olá, pessoal!

Nesta página você pode conferir a prova do concurso PM SE da disciplina de português, de uma forma completa, confira!

Prova PM SE, soldado 3ª classe – 2018 Versão A

A seguir, você pode ter acesso as questões da prova de soldado, 3ª classe, da versão A.

Importante ressaltar que existem mais de uma versão, por isso aqui estão as questões sem os números, necessariamente, correspondentes a sua prova.

———-Texto I

A Rua

(Fragmento)

EU AMO A RUA. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres[…], mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua.

(…) a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma! (…) a rua é a agasalhadora da miséria. Os desgraçados não se sentem de todo sem o auxílio dos deuses enquanto diante dos seus olhos uma rua abre para outra rua (…).

A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres, e haveis de ter visto pedreiros e canteiros, ao erguer as pedras para as frontarias, cantarem, cobertos de suor, uma melopeia tão triste que pelo ar parece um arquejante soluço. A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. (…) A rua é a eterna imagem da ingenuidade. Comete crimes, desvaria à noite, treme com a febre dos delírios, para ela como para as crianças a aurora é sempre formosa, para ela não há o despertar triste, e quando o sol desponta e ela abre os olhos esquecida das próprias ações, é (…) tão modesta, tão lavada, tão risonha, que parece papaguear com o céu e com os anjos…

A rua faz as celebridades e as revoltas, a rua criou um tipo universal, tipo que vive em cada aspecto urbano, em cada detalhe, em cada praça, tipo diabólico que tem, dos gnomos e dos silfos das florestas, tipo proteiforme, feito de risos e de lágrimas, de patifarias e de crimes irresponsáveis, de abandono e de inédita filosofia, tipo esquisito e ambíguo com saltos de felino e risos de navalha, o prodígio de uma criança mais sabida e cética que os velhos de setenta invernos, mas cuja ingenuidade é perpétua, voz que dá o apelido fatal aos potentados e nunca teve preocupações, criatura que pede como se fosse natural pedir, aclama sem interesse, e pode rir, francamente, depois de ter conhecido todos os males da cidade, poeira d’oiro que se faz lama e torna a ser poeira – a rua criou o garoto!

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp. 28–31.

Vocabulário

Agremia: do verbo agremiar; juntar num mesmo grupo.
Canteiros: pedreiros responsáveis pelas construções com pedra.
Frontarias: fachada principal; frente.
Melopeia: melodia; canção melodiosa.
Silfos: seres mágicos do ar presente em mitologias europeias.
Proteiforme: que muda de forma frequentemente.
Potentados: majestades; maiorais; pessoas de grande poder.

Questão 01

No título do texto, o autor faz uso de um artigo definido acompanhando o substantivo “rua”. Esse emprego constrói o seguinte efeito de sentido:

a) Indica uma rua conhecida apenas pelo leitor acionando o imaginário deste.

b) Revela a singularidade das ruas mostrando elementos que as diferem entre si.

c) Aponta para uma rua específica, definida, e que possui características próprias.

d) Faz referência à ideia de rua num sentido generalizante, às ruas de maneira geral.

Comentário (01): O artigo definido determina, especifica o nome que acompanha. No caso do título do texto e, considerando o texto em si, observamos que o título faz referência à ideia de rua num sentido generalizante, fazendo o leitor pensar nas ruas que conhece e que são específicas para ele. Neste texto, o autor quis suscitar a ideia que o leitor tem do que seja uma rua para o leitor associar as ideias do autor às dele. Logo, a alternativa correta é a (D).

Gabarito: D

Considere o trecho abaixo para responder às questões 2, 3 e 4 seguintes:

“Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim.” (1º§)

Questão 02

A expressão “Esse sentimento”, que inicia o trecho, faz referência:

a) a algo que será dito só posteriormente.

b) ao desejo da rua, representado no texto.

c) ao amor apresentado na frase anterior.

d) a um sentimento exclusivo do leitor.

Comentário: A expressão “Esse sentimento” faz referência ao amor apresentado “EU AMO A RUA”. O pronome relativo “esse” tem função anafórica dentro do texto, isto é, de retomada do termo anterior, mantendo a coesão do texto. Logo, a alternativa (C) é a correta.

Gabarito: C

Questão 03

O trecho apresenta uma oração cuja construção verbal ilustra a voz:

a) passiva sintética.

b) ativa.

c) reflexiva.

d) passiva analítica.

Comentário: O termo “Esse sentimento de natureza toda íntima” é o sujeito paciente, “seria revelado” é uma locução verbal da voz passiva, e o termo “por mim” é o agente da passiva. Assim, ocorre voz passiva analítica e a alternativa (D) é a correta.

Gabarito: D

Questão 04

O pronome “vos” exemplifica um registro formal da Língua e aponta para a segunda pessoa do discurso exercendo a função sintática de:

a) vocativo.

b) objeto indireto.

c) sujeito.

d) agente da passiva.

Comentário: Na locução verbal da voz passiva “seria revelado”, percebemos que o verbo principal “revelado” é transitivo direto e indireto. Como sabemos que, na voz passiva, não existe objeto direto, o termo “Esse sentimento de natureza toda íntima” é o sujeito paciente e o pronome “vos” é o objeto indireto. Assim, a alternativa (B) é a correta.

Gabarito: B

Questão 05

Ao tratar da rua, nota-se que o autor privilegia uma abordagem essencialmente:

a) poética.

b) técnica.

c) objetiva.

d) distanciada.

Comentário: Observe os seguintes excertos: “a rua tem alma! (…) a rua é a agasalhadora da miséria.”; “A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. (…) A rua é a eterna imagem da ingenuidade.”.

Note que o autor atribui sentimentos e ações à rua, privilegiando uma abordagem essencialmente poética, subjetiva.

Gabarito: A

Questão 06

Identificando-se o radical de “desgraçados”, nota-se que tal vocábulo fora formado pelo processo de derivação:

a) parassintética.

b) sufixal.

c) prefixal e sufixal.

d) prefixal.

Comentário: O prefixo “des-” e o sufixo “-ados” juntam-se ao radical “graç” ao mesmo tempo, formando “desgraçados”. Portanto, a palavra foi formada pela derivação parassintética e a alternativa (A) é a correta.

Gabarito: A

Questão 07

No terceiro parágrafo, ao comparar o nascimento da rua com o do homem, o autor, em linhas gerais, quer dar destaque:

a) à grande quantidade de homens e ruas que surgem nos grandes centros urbanos.

b) à superioridade dos homens em relação às ruas que são por aqueles construídas.

c) ao modo prático pelo qual ambos são projetados antes de serem realizados.

d) ao trabalho físico, muscular, ao esforço que se percebe na concepção de ambos.

Comentário: Observe, no trecho abaixo, que há uma comparação entre o nascimento da rua e o do homem, ambos exigem esforço, trabalho – “A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo”.

A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres […] . A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas.

Portanto, a alternativa correta é a (D).

Gabarito: D

Considere o trecho abaixo para responder às questões 8 e 9 seguintes:

“tão modesta, tão lavada, tão risonha, que parece papaguear com o céu e com os anjos…” (3º§)

Questão 08

O vocábulo “tão” é repetido no trecho cumprindo papel enfático e deve ser classificado, morfologicamente, como:

a) adjetivo.

b) pronome indefinido.

c) advérbio.

d) preposição.

Comentário: O vocábulo “tão” intensifica os adjetivos “modesta”, “lavada” e “risonha”, sendo, portanto, um advérbio de intensidade. Logo, a alternativa correta é a (C).

Gabarito: C

Questão 09

A conjunção destacada na passagem relaciona ideias e possui valor semântico de:

a) causa.

b) consequência.

c) conformidade.

d) finalidade.

Comentário: A conjunção “que” se correlaciona com o advérbio “tão”. Assim, temos a primeira estrutura do conectivo consecutivo, isto é, consequência.  Assim, entendemos que, devido às características da rua (tão modesta, tão lavada, tão risonha), ela parece papaguear com o céu e com os anjos.

Portanto, a alternativa (B) é a correta.

Gabarito: B

Questão 10

Considerando o contexto em que estão inseridas, as palavras destacadas em “A rua faz as celebridades e as revoltas,” (4º§) estabelecem entre si uma relação semântica, podendo ser consideradas:

a) antônimos.

b) sinônimos.

c) homônimos.

d) parônimos.

Comentário: A relação semântica estabelecida pelas palavras “celebridades” e as “revoltas” é de antonímia, pois, de acordo com o texto, a rua é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. Ou seja, a rua é um lugar que pode tornar as pessoas famosas, mas também é um lugar de revoltas e protestos.

Portanto, a alternativa (A) é a correta.

Gabarito: A

Questão 11

No último parágrafo do texto, o autor emprega uma estratégia discursiva para a apresentação de uma ideia. Tal estratégia pode ser entendida como:

a) indicação de questionamentos acerca da ideia que seria confrontada, ao final do texto, com um outro posicionamento.

b) antecipação de posicionamentos distintos sobre a ideia que fora apresentada em todos os demais parágrafos do texto.

c) representação objetiva de uma ideia que, antecipada no parágrafo anterior, seria reiterada por meio de elementos concretos.

d) suspensão de ideia que seria explicitada ao final, antecipada por meio de expressões que a caracterizam.

Comentário:

A alternativa (A) está errada, pois o último parágrafo não apresenta questionamentos, só afirmações, enumerações.

A alternativa (B) está errada, pois, num raciocínio simples, observamos que, se a ideia já fora apresentada em todos os demais parágrafos do texto, não há como haver antecipação de posicionamentos distintos somente no último parágrafo, concorda?!

A alternativa (C) está errada, pois o último parágrafo e os demais não tratam o tema de forma objetiva, mas num tom poético, subjetivo. Assim, não cabe afirmar que há uma representação objetiva, muito menos ideia reiterada por elementos concretos.

A alternativa (D) é a correta. Note que a ideia que explicitada ao final do parágrafo é a de que “a rua criou o garoto”. As expressões que de certa forma caracterizam a rua, são percebidas ao longo do parágrafo, como “faz as celebridades e as revoltas”, “criou um tipo universal”, “vive em cada aspecto urbano”, “tipo diabólico”, “feito de risos e de lágrimas” etc.

Todas as caracterizações da rua resultam na criação do garoto, forma a pessoa.

Gabarito: D

Questão 12

Analisando-se a questão de forma mais ampla, ao afirmar, na última oração do texto, que a rua criou o garoto, o autor assume um posicionamento irônico e crítico uma vez que:

a) o papel fundante de existência de garotos na rua é de ordem só familiar.

b) a responsabilidade pelo surgimento desses garotos é da sociedade e não da rua.

c) a palavra criar foi empregada, exclusivamente, no sentido de destinar cuidados.

d) não é possível inferir responsabilidades pela origem dos garotos na rua.

Comentário: A rua está representando figurativamente, no texto, a sociedade, pois são os homens que constroem e passam pelas ruas, são eles que fazem a rua de risos e de lágrimas, de patifarias e de crimes irresponsáveis, logo a alternativa correta é a (B).

Gabarito: B

———Texto II

Rua da Amargura (Vinicius de Moraes)

A minha rua é longa e silenciosa como um caminho que foge

E tem casas baixas que ficam me espiando de noite

Quando a minha angústia passa olhando o alto.

A minha rua tem avenidas escuras e feias

De onde saem papéis velhos correndo com medo do vento

E gemidos de pessoas que estão eternamente à morte.

A minha rua tem gatos que não fogem e cães que não ladram

Tem árvores grandes que tremem na noite silente

Fugindo as grandes sombras dos pés aterrados.

A minha rua é soturna…

Na capela da igreja há sempre uma voz que murmura louvemos

Sozinha e prostrada diante da imagem

Sem medo das costas que a vaga penumbra apunhala.[…]

Questão 13

Há uma diferença essencial no modo como os dois textos caracterizam a “rua”. Assim, os textos I e II, fazem, respectivamente, uma representação desse espaço que é:

a) objetiva e subjetiva.

b) descritiva e argumentativa.

c) generalizante e específica.

d) negativa e positiva.

Comentário: Ambos os textos descrevem, subjetivamente, a “rua”. O primeiro de maneira positiva e negativa e o segundo apenas de maneira negativa. O primeiro texto aborda uma visão generalizante, enquanto o segundo, uma visão específica (o eu-lírico descreve a rua dele – percebemos, ao longo do texto a repetição do termo “a minha rua”).

Portanto, a resposta correta é a (C).

Gabarito: C

Questão 14

A locução adjetiva “da amargura”, presente no título, caracteriza a rua, mas percebe-se que se trata da caracterização do ânimo do enunciador. Essa afirmação pode ser comprovada MELHOR pelo seguinte verso do poema:

a) “A minha rua é longa e silenciosa como um caminho que foge” (v.1).

b) “Quando a minha angústia passa olhando o alto.”(v. 3).

c) “E gemidos de pessoas que estão eternamente à morte.” (v.6).

d) “Tem árvores grandes que tremem na noite silente” (v.8).

Comentário: O verso que comprova a afirmação do enunciado é “Quando a minha angústia passa olhando o alto.”, pois o eu-lírico fala diretamente sobre seu sentimento enquanto caminha pela rua. Os demais versos apresentados nas opções acima descrevem outras situações que refletem o que o eu-lírico está sentido.

Portanto, a alternativa correta é a (B).

Gabarito: B

Questão 15

O texto II é marcado pela presença de muitos adjetivos. Desse modo, assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO é um exemplo de adjetivo.

a) “Quando a minha angústia passa olhando o alto.” (v.3).

b) “De onde saem papéis velhos correndo com medo do vento” (v.5).

c) “Fugindo as grandes sombras dos pés aterrados.” (v.9).

d) “Sem medo das costas que a vaga penumbra apunhala.” (v.13).

Comentário: O vocábulo “alto” é originariamente um adjetivo. Porém, no contexto, ele foi precedido do artigo “o”. Assim, houve uma substantivação dessa palavra e a alternativa (A) é a que devemos marcar.

As demais alternativas apresentam o adjetivo sublinhado, pois o adjetivo “velhos” caracteriza o substantivo “papéis”; o adjetivo “grandes” caracteriza o substantivo “sombras”; e o adjetivo “vaga” caracteriza o substantivo “penumbra”.

Gabarito: A

Questão 16

Em “E gemidos de pessoas que estão eternamente à morte.”(v.6), o termo em destaque possui o acento grave. Essa presença justifica-se em função do vocábulo feminino que compõe uma locução:

a) prepositiva.

b) adjetiva.

c) adverbial.

d) conjuntiva.

Comentário: A expressão “à morte” modifica o verbo “estão”, por isso há uma locução adverbial e a alternativa (C) é a correta.

Gabarito: C

Questão 17

O verso “De onde saem papéis velhos correndo com medo do vento” (v.5) apresenta uma forma verbal no gerúndio. Tal forma nominal é caracterizada por indicar uma ação:

a) em processo.

b) passada concluída.

c) hipotética.

d) pontual, no presente.

Comentário: A forma nominal gerúndio indica uma ação em processo, que está acontecendo no momento da fala. Logo, a alternativa (A) é a correta.

Gabarito: A

Questão 18

No décimo verso, o vocábulo destacado em “A minha rua é soturna…” deve ser entendido como sinônimo de:

a) pobre.

b) religiosa.

c) desconhecida.

d) melancólica.

Comentário: “Soturno” é algo que não possui alegria e vivacidade; melancólico, tristonho, taciturno. Logo, a alternativa (D) é a correta.

Gabarito: D

Questão 19

Ao reescrever o verso “A minha rua tem avenidas escuras e feias” (v.4), haveria incorreção gramatical apenas na seguinte alternativa:

a) A minha rua possui avenidas escuras e feias.

b) Na minha rua, existe avenidas escuras e feias.

c) A minha rua contém avenidas escuras e feias.

d) Na minha rua, há avenidas escuras e feias.

Comentário: Há incorreção gramatical na alternativa (B), pois o verbo existir deveria estar no plural, para concordar com o sujeito “avenidas”.

Gabarito: B

——-Texto III

Em três anos, violência urbana mata mais de 120 jovens em Rio Preto, SP

Assassinatos e acidentes de trânsito são as principais causas de morte. No Brasil, morte de jovem por homicídio cresceu mais de 200% em 30 anos.

Um estudo do centro latino-americano mostra que a violência envolvendo jovens cresceu mais de 200% nas últimas três décadas no país. Foram computados casos de mortes por homicídio e no trânsito. No noroeste paulista, as autoridades afirmam que os crimes estão controlados, mas para as famílias das vítimas, muita coisa ainda precisa ser feita para que a população se sinta segura.

No Brasil, a morte de jovens por homicídio e acidente cresceu quase 210% nos últimos 30 anos. As estatísticas fazem parte do Mapa da Violência, divulgado pelo Centro de Estudos Latino-americanos.

Apesar de em São José do Rio Preto (SP), o número de mortes ter diminuído, as estatísticas não deixam de ser preocupantes. O levantamento feito entre 2009 e 2011 mostra que durante esse período: 45 jovens foram assassinados e 83 morreram no trânsito.

O tenente da Polícia Militar Ederson Pinha explica porque pessoas de 18 a 30 anos estão entre as principais vítimas. “Hoje o jovem com 18 anos já tem a carteira de habilitação e tem um veículo, além da motocicleta, que cresce com os jovens. Tem também a questão da imaturidade e inexperiência ao volante. Quando o jovem percebe que não tem essa maturidade, ele já se envolveu no acidente”, afirma o tenente.

Tão preocupante quanto as mortes de jovens no trânsito é o número de acidentes provocados por eles. A imprudência, o consumo de álcool e o excesso de velocidade têm transformado veículos em verdadeiras armas nas mãos de alguns motoristas. […]

(Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-pretoaracatuba/noticia/2013/07/em-tres-anos-violencia-urbana-matamais-de-120-jovens-em-rio-preto-sp.html.Acesso em 23/05/18)

Questão 20

O texto III tem um caráter mais objetivo na apresentação de uma ideia. Assinale a alternativa que apresenta um elemento que não contribui para essa objetividade:

a) Indicação de um lugar específico ao qual os fatos fazem referência.

b) O uso de dados estatísticos que ilustram as informações apresentadas.

c) A avaliação pessoal do jornalista em relação ao aumento da violência.

d) O emprego de um argumento de autoridade, no caso, o do tenente da Polícia.

Comentário: A objetividade de um texto jornalístico está sempre relacionada a dados específicos como estatísticas, lugares e argumentos de autoridade. A avaliação pessoal do jornalista é subjetiva, logo a alternativa (C) deve ser marcada como incorreta.

Gabarito: C

Considere o trecho abaixo para responder às questões 21 e 22 seguintes.

“muita coisa ainda precisa ser feita para que a população se sinta segura.” (1º§)

Questão 21

Em relação à colocação do pronome oblíquo destacado, assinale a alternativa correta.

a) Trata-se de um registro informal, comum à fala e à escrita, autorizado pela Gramática Normativa.

b) Verifica-se um emprego facultativo da posição do pronome em função da flexão do verbo que este acompanha.

c) Ilustra uma próclise que não é autorizada pela Gramatica Normativa por não haver fator de atração.

d) Nesse contexto, o pronome deveria estar empregado no meio do verbo em posição mesoclítica.

Comentário: CABE RECURSO

A banca elegeu a alternativa (C) como a correta, mas houve erro da interpretação da banca e devemos entrar com recurso, justamente para evitar que ela permaneça no erro em próximas questões.

Em “muita coisa ainda precisa ser feita para que a população se sinta segura.”, o posicionamento do pronome átono antes do verbo está de acordo com a norma culta, pois, conforme gramáticas renomadas como a de Celso Cunha, deve-se dar preferência à próclise na oração subordinada. Isso ocorreu justamente na oração subordinada adverbial de finalidade “para que a população se sinta segura”.

Outro detalhe importante: mesmo que não houvesse oração subordinada, o fato de haver próclise sem palavra atrativa não é erro, pois considera-se tal colocação por eufonia.

Assim, esta questão deve ser anulada.

Para reforçar seu recurso, observe a seguir 02 questões da banca Cesgranrio a qual acompanha o entendimento majoritário gramatical. Leia as duas questões abaixo e “cole” essas questões no seu recurso.

Questão da Petrobras 2017 Técnico (banca Cesgranrio)

O termo destacado foi utilizado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em:

a) A poluição do ar será irreversível, caso as medidas preventivas esgotem-se.

b) Os cientistas nunca equivocaram-se a respeito dos perigos do uso de combustível fóssil.

c) Quando as substâncias tóxicas alojam-se no meio ambiente, causam danos aos seres vivos.

d) Se as fontes de energia alternativa se esgotarem, poderemos sofrer sérias consequências.

e) Uma das exigências do mundo atual é que o ser humano sempre mantenha-se em dia com as atividades físicas.

Comentário: Esta questão aborda uma regra peculiar de próclise, que é a seguinte: orações subordinadas frequentemente forçam a próclise. Assim, nas orações subordinadas “caso as medidas preventivas esgotem-se”, “Quando as substâncias tóxicas alojam-se no meio ambiente” e “Se as fontes de energia alternativa se esgotarem”, deve haver próclise. Por isso, a alternativa (D) é a correta e devemos corrigir as alternativas (A) e (C) da seguinte forma:

caso as medidas preventivas se esgotem…

Quando as substâncias tóxicas se alojam no meio ambiente

       A alternativa (B) está errada, pois a palavra atrativa “nunca” força a próclise: nunca se equivocaram.

       A alternativa (E) está errada, pois a palavra atrativa “sempre” força a próclise: sempre se mantenha.

Gabarito: D

Questão IBGE 2016 Agente de Pesquisas (banca Cesgranrio)

A posição do pronome se destacado atende às exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

a) É preciso que os estados em que há maior degradação ambiental não neguem-se a tomar as providências necessárias para enfrentar o problema.

b) Há uma grande pressão social para que as pessoas mantenham-se felizes e sintam-se realizadas permanentemente.

c) Se os órgãos responsáveis pela proteção ambiental dedicarem-se mais a sua missão, as matas brasileiras poderão sobreviver à degradação.

d) Quando os institutos de pesquisa se preocuparem em analisar o grau de felicidade da população, descobrirão que os índices são muito baixos.

e) Livros de autoajuda fazem muito sucesso atualmente porque ensinam as pessoas a nunca sentirem-se infelizes ao enfrentarem dificuldades.

Comentário: Esta é outra questão que aborda a regra peculiar de próclise, que é a seguinte: orações subordinadas frequentemente forçam a próclise. Assim, nas orações subordinadas “para que as pessoas mantenham-se felizes”, “Se os órgãos responsáveis pela proteção ambiental dedicarem-se mais a sua missão” e “Quando os institutos de pesquisa se preocuparem em analisar o grau de felicidade da população”, deve haver próclise. Por isso, a alternativa (D) é a correta e devemos corrigir as alternativas (B) e (C) da seguinte forma:

para que as pessoas se mantenham felizes…

Se os órgãos responsáveis pela proteção ambiental se dedicarem mais a sua missão

       A alternativa (A) está errada, pois a palavra atrativa “não” força a próclise: não se neguem.

       A alternativa (E) está errada, pois a palavra atrativa “sempre” força a próclise: nunca se sentirem.

Gabarito: D

Questão 22

Atente para a análise da classe gramatical do vocábulo destacado em “muita coisa” (1º§). Em seguida, assinale a alternativa em que se destaca um exemplo de palavra de mesma classificação morfológica.

a) Todos estudaram bastante.

b) Algumas pessoas chegaram atrasadas.

c) Queria muito a sua ajuda.

d) Ficaram bem agitados os alunos.

Comentário: O vocábulo “muita” é classificado morfologicamente como um pronome indefinido, pois se relaciona com o substantivo “coisa” e com ele concorda. Analisemos as alternativas:

Em (A), (C) e (D), as palavras em destaque são advérbios, pois, nas alternativas (A) e (C) “bastante” e “muito” modificam o sentido dos verbos “estudar” e “querer”, respectivamente, e, na alternativa (D), “bem” modifica o adjetivo “agitados”.

A alternativa (B) é a correta, pois “algumas” é o pronome indefinido e concorda com o substantivo “pessoas”.

Gabarito: B

Questão 23

Em “A imprudência, o consumo de álcool e o excesso de velocidade têm transformado veículos em verdadeiras armas nas mãos de alguns motoristas.”(5º§), nota-se que a concordância da forma verbal é feita com:

a) o vocábulo “veículos” flexionado no plural.

b) o sujeito indeterminado na 3ª pessoa.

c) o sujeito composto que a precede.

d) “verdadeiras armas”, que é sujeito posposto.

Comentário: A forma verbal “têm” concorda com o sujeito composto “A imprudência, o consumo de álcool e o excesso de velocidade”. Logo, a alternativa (C) é a correta.

Gabarito: C

Questão 24

A construção “Apesar de”, que introduz o terceiro parágrafo, possui valor semântico:

a) alternativo.

b) aditivo.

c) explicativo.

d) concessivo.

Comentário: A locução prepositiva “apesar de” só pode ter valor semântico concessivo, por isso a alternativa correta é a (D).

Gabarito: D

Questão 25

Todos os vocábulos abaixo, retirados do texto III, são acentuados pela mesma regra que justifica o acento da palavra “violência”, EXCETO:

a) diminuído.

b) homicídio.

c) famílias.

d) inexperiência.

Comentário: A palavra “violência” é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral, e o mesmo ocorre com as palavras “homicídio”, “famílias” e “inexperiência”. Já a palavra “diminuído” apresenta acento por haver hiato.

Assim, a alternativa (A) é a correta.

Gabarito: A

GABARITO PM SE
1.D 6.A 11.D 16.C 21.C
2.C 7.D 12.B 17.A 22.B
3.D 8.C 13.C 18.D 23.C
4.B 9.B 14.B 19.B 24.D
5.A 10.A 15.A 20.C 25.A

Boa prova à todos!

E lembre-se de entrar com recurso, pois isso foi um vacilo grande da banca!

Grande abraço!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.