Artigo

Recurso Português TJ CE (Área Administrativa)

Pessoal, uma das questões da prova da Área Administrativa veio com um gabarito problemático, então segue a sugestão de recurso.

Quando se julga por indução e sem o necessário conhecimento dos fatos, às vezes chega-se a ser injusto até mesmo com os malfeitores”. Indução é um processo lógico que parte do particular para o geral, como ocorre no seguinte raciocínio:

(A)Todos os dias o metrô está cheio; hoje deve estar também;

(B)Após as chuvas, as ruas ficam alagadas; hoje deve ter chovido durante toda a noite;

(C)A torcida do Corinthians está presente em todos os jogos; domingo não deve ser diferente;

(D)O estacionamento do restaurante está cheio de carros; o lucro desse restaurante deve ser alto;

(E)Os carros brasileiros ainda mostram deficiências; o meu automóvel enguiçou ontem

GABARITO OFICIAL: D

Entendo que há claro processo de indução na letra E.

O indivíduo parte do fato particular de que seu carro enguiçou para uma conclusão geral de que os carros brasileiros mostram deficiências. É como um indivíduo ser assaltado e presumir daí que a cidade inteira é muito violenta. Generalizou-se o evento específico para chegar a uma conclusão totalizante.

Os carros brasileiros ainda mostram deficiências (conclusão geral); o meu automóvel enguiçou ontem (caso particular)

É verdade que na letra E, primeiro temos a conclusão, depois temos a premissa específica (evento particular). Isso pode enfraquecer o recurso perante a banca, mas a questão não especifica nenhuma ordem. Há um claro raciocínio de partir do caso particular para uma posição geral sobre os carros.

Além disso, na letra D, gabarito da banca, a conclusão não é geral, é outra inferência feita especificamente sobre aquele restaurante. Não foi feito um comentário sobre todos os restaurantes.

Portanto, o gabarito deve ser alterado para letra E ou a questão deve ser anulada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Faz sentido, mas o enunciado não especificou que deveria estar em ordem. O caso do carro dele é particular e a conclusão é geral.
    Felipe Luccas em 18/09/19 às 12:42
  • Professor, tomando como base o enunciado, a letra e -aparentemente - está partindo do geral para o particular. Dessa forma, provavelmente não condiz com o solicitado. Minhas desculpas, caso eu esteja equivocado. Obrigado.
    Rafael Buganza em 18/09/19 às 10:54