Artigo

Recurso Português SEDUC AL

Recurso Português SEDUC AL

Olá, pessoal!

Saiu ontem o gabarito preliminar das provas da SEDUC AL.

Na prova CB1 (básico de vários cargos), percebi que o gabarito pode ser contestado.

É a questão 10. Veja abaixo:

10 A substituição da locução verbal “terá mudado” (l.15) pela forma verbal mudou manteria a correção gramatical do texto, mas alteraria o sentido do período.

Comentário: Para entendermos a questão, é importante perceber o contexto. Veja o fragmento:

Esta preocupante realidade brasileira não difere de outras realidades. Em Portugal, após o incremento da formação continuada de professores, decorrente da institucionalização de um subsistema de formação e do investimento de milhões de euros, os resultados foram decepcionantes. Na prática, pouco ou nada se alterou na atitude dos professores, pouco ou nada terá mudado nas suas práticas.

Note no trecho acima que o futuro do presente composto do indicativo “terá mudado” transmite possibilidade, suposição. Com a troca pelo pretérito perfeito do indicativo “mudou”, passa-se a uma ação perfeitamente acabada, um fato. Assim, conforme  afirma a questão, ocorre mudança de sentido.  Note, ainda, que se preserva a correção gramatical, pois tanto o tempo composto (“terá mudado”) quanto o tempo simples (“mudou”) apresentam a mesma regência (terá mudado nas suas práticas ou mudou nas suas práticas). Assim, a afirmação da questão deve ser considerada correta, mas o gabarito preliminar apresenta tal questão como Errada.

Meus amigos, ajustem o texto da forma como julgarem ideal e entrem com recurso. Sempre acho válido recorrer para que a banca revise a questão.

Observação: Por questões de tempo, meus amigos, é o que pude fazer por ora para dar uma força para o pessoal que realizou este concurso. Porém, se vocês discordarem de mais alguma questão, coloquem nos comentários a questão e a dúvida para que eu analise e atualize este artigo com mais um  possível recurso, se for o caso.

Grande abraço!

Décio Terror

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Já fiz o recurso.
    MANOEL DE CASTRO NERI em 09/04/18 às 07:33
  • Grato!
    Hatamy Ramon em 06/04/18 às 20:34
  • Obrigado
    Jose cicero gomes Farias em 05/04/18 às 18:26