Artigo

Recurso Português IFAM Professor

Olá, pessoal!

Analisando a prova de Português, encontrei um problema que prejudicou a execução da questão 7, contra a qual se deve entrar com recurso.

Recurso contra a questão 7

7. O demonstrativo aquele (linha 46), no texto, exerce papel 

A) anafórico.

B) catafórico.

C) epanafórico.

D) epifórico.

E) dêitico.

Comentário: A questão pediu o valor do pronome “aquele” da linha 46, porém, ao lermos o trecho da linha 46, não encontramos esse pronome, o que prejudicou sobremaneira a execução da questão.

Veja esse trecho do texto:

Ao longo da prova, percebem-se outros erros de identificação das linhas, mas nesta questão, além de a linha não apresentar o pronome “aquele”, tal palavra só se encontra na linha 49, contraída à preposição “em” (“naquele”), o que não foi explicitado na questão. Assim, esta situação somada ao erro de identificação da linha prejudicaram a execução da questão, por isso deve-se solicitar a anulação da questão 7.

Recurso contra a questão 1

Além disso, percebe-se um erro sintático na avaliação da banca na questão 1:

1. A estilista Jenna Miller, uma loira de 1,70 metro, desembarcou da linha F do metrô nova-iorquino faltando poucos minutos para as seis da tarde. Levava um tapetinho enrolado debaixo do braço e o celular na outra mão. “Tô atrasada para a terapia, depois te ligo”, disse para sua mãe, que tentava falar com ela pela quinta vez. Miller entrou às pressas no edifício Cable, na avenida Broadway, espremeu-se no elevador quase lotado e expirou fundo: “Ufa, acho que vai dar tempo.” (linhas 1 a 4)

Analisando-se o trecho acima, julgue as afirmativas a seguir:

I.   Ocorre erro de concordância nominal em “1,70 metro”, que deveria ser “1,70 metros”.

II.   Há falta do acento indicativo de crase em “para as seis da tarde”, que deveria ser “para às seis da tarde”, por se tratar de hora certa.

III.   O segmento “na avenida Broadway” deve vir obrigatoriamente entre vírgulas pois não pode dispensar a vírgula que o antecede nem a que o sucede.

Assinale

A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

D) se nenhuma afirmativa estiver correta.

E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gabarito preliminar: D

Comentário: Realmente as afirmações I e II estão equivocadas, pois realmente não houve erro de concordância nominal em “1,70 metro”, nem faltou acento indicativo de crase em “para as seis da tarde”.

Porém, a banca entendeu que o segmento “na avenida Broadway” seria um adjunto adverbial em sua posição normal, mas isso é contestável.

Note que, no segmento “Miller entrou às pressas no edifício Cable, na avenida Broadway, espremeu-se …”, o termo “no edifício Cable” é um adjunto adverbial de lugar e em seguida há uma indicação de que tal edifício não está em outro lugar que não seja na avenida Broadway, isto é, só há edifício Cable nessa avenida, não em outra. Assim, não se pode entender uma restrição, isto é, há outros edifícios Cable em várias outras avenidas. Existe um: o edifício Cable se encontra na avenida Broadway.

Por isso, diferente da interpretação inicial da banca, entende-se o termo “na avenida Broadway ” com um valor explicativo, e não simplesmente locativo. Por isso, tal termo deve ser separado por vírgulas. Veja isso na transposição de um termo da oração numa oração subordinada adjetiva explicativa:

“Miller entrou às pressas no edifício Cable, na avenida Broadway, espremeu-se no elevador quase lotado e expirou fundo: ‘Ufa, acho que vai dar tempo.’”

“Miller entrou às pressas no edifício Cable, que está na avenida Broadway, espremeu-se no elevador quase lotado e expirou fundo: ‘Ufa, acho que vai dar tempo.’”

Além disso, se a banca interpretou como um adjunto adverbial (o que já é um erro), haveria uma enumeração, um adjunto adverbial composto, pois ambos apresentariam a circunstância de lugar. Assim, a vírgula inicial seria obrigatória, por haver enumeração, e a vírgula final seria obrigatória, porque em seguida há uma oração coordenada assindética.

A banca assinalou o gabarito preliminar como alternativa (D), como se
se nenhuma afirmativa estivesse correta. Porém, a afirmativa III não está errada. Como não há uma alternativa que responda ao comando da questão, pede-se a anulação.

Infelizmente, não houve tempo de comentar a prova toda de maneira didática, apenas observei mesmo as questões com possibilidade de recurso. Mas espero ter ajudado!

Grande abraço!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada, professor! Ajudou bastante.
    Radma Almeida de Freitas Rodrigues em 24/04/19 às 19:37
  • Bom dia, professor. O senhor poderia olhar a questão 17 (prova branca). Nela a banca pede que seja assinalada a palavra que não exerce função de adjetivo. Entendo que exista mais de uma alternativa correta nessa questão. Obrigado.
    Eduardo Castro em 24/04/19 às 11:01