Artigo

Recurso na prova de Realidades de Goiás ALE-GO

Questão sem reposta correta. Recurso na prova de Realidades de Goiás ALE-GO , e a banca certamente anulará pois o erro é grave para a disciplina. Foram aplicadas 3 questões do assunto e a banca formulou uma prova que considero pouco seletiva, pois em uma das questões, apontou como alternativa correta, uma afirmação que dificilmente algum candidato respondeu conscientemente, pois relacionou a a crise política no contexto da independência em Goiás e o movimento separatista do norte, que já tinha seus primeiros rumores naquela época. O tema carece inclusive de uma bibliografia acessível, e foi uma verdadeira rasteira, pois quem dominava bem o conteúdo, encontrou muitos problemas. Seria possível resolvê-la por exclusão, no entanto o candidato não teria segurança em marcar a afirmação correta, devido as relações que a questão estabeleceu. Até aí a banca pode fazer isso, apesar deste tipo de questão não selecionar bem. Outra questão foi tranquila sobre patrimônio cultural que destacava o título dado pela UNESCO ao município de Goiás de patrimônio da humanidade e foi muito bem formulada. Mas fique de olho na seguinte questão:

Recurso ALE-GO

“Com uma população de quase 7 milhões de habitantes o estado de Goiás é o mais populoso da região Centro Oeste, e como princípio de seu povoamento, consta a chegada de bandeirantes e migrantes …”

Alternativa dada como correta:
C) Juntamente com a economia mineradora, a pecuária em escala menor, promoveu a ocupação do território goiano, seguindo os grandes rios e as proximidades das zonas de mineração. Enquanto no SUDOESTE goiano, a mineração e a pecuária desenvolveram-se a partir de Vila Boa de Goiás, no Norte, esse processo seguiu as proximidades das nascentes e do curso alto do rio Tocantins.”

Não há alternativa correta na questão.

O município de Goiás, que foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco é um dos primeiros locais de povoamento de Goiás, no entanto não está localizado no sudoeste Goiano, mas no noroeste. É simples verificar nos mapas do Instituto Mauro Borges:

Está localizado:

1- Se considerarmos as divisões administrativas do IMB está localizado na microrregião do Rio Vermelho.
http://www.imb.go.gov.br/files/docs/mapas/microrregioes-ibge/microrregiao_do_rio_vermelho.pdf

2- Ou na mesorregião do Noroeste Goiano.
http://www.imb.go.gov.br/files/docs/mapas/mesorregioes-ibge/meso_noroeste.jpg

É isso aí pessoal. Bom recurso e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa nt, professor. Qual recurso seria indagar a banca sobre a separação de Tocantins? Essa opção de recurso que o senhor deu foi da questão da UNESCO. Obrigada.
    Camila ferreira em 22/01/19 às 23:18