Artigo

Receita Federal sem Esaf…como fica a prova de inglês?

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, my friends

Bom, a Esaf “has died” para os concursos, ou pelo menos, em parte, já que ela vai coordenar a nova banca que vai elaborar as provas para a Receita Federal…e o que muda na prova de inglês?
Vamos lá…olha, ainda não sabemos qual a banca que irá elaborar a prova. Sendo assim, podemos dizer o seguinte:
1. Se for a FCC quem for aplicar a prova, o vocabulário tributário é mais pesado do que o da Esaf. Tanto, que em minhas aulas particulares, eu sempre uso textos da FCC para fortalecer esse ponto. E sempre há questões de gramática, o que não acontece com a Esaf (com exceção da prova do MAPA, que a Esaf pediu uma questão sobre voz passiva em 2017).
2. Se for a FGV, a prova terá questões cobrando vocabulário não tributário, mas de cunho gramatical…podem perguntar o sinônimo de “rather than”, por exemplo. Ou de “nevertheless”, e a Esaf não faz isso diretamente.
3. Se for Cespe, aí “lascou” rssss…pois, a Cespe deixa qualquer um inseguro na hora de responder, né? E não me lembro de ter visto alguma prova Cespe da área fiscal…e as perguntas do Cespe são bem capciosas, muito capciosas…e sempre pede umas 2 questões de vocabulário pesado…
4. Se for Cesgranrio (que eu duvido), as provas são quilométricas, textos com até 100 linhas e questões longas…acho pouco provável.

Em suma: eu sempre preferi a Esaf por ser uma banca mais previsível, mas agora a coisa mudou de figura.
Minha recomendação e a seguinte: nós vamos adaptar o material e penso que o mais recomendado é ver esse novo material. O formato da prova de inglês muda muito nessas bancas. O grau de dificuldade, em minha opinião, é superior no Cespe, FCC e FGV.
Eu gostaria de dizer o contrário, mas minha previsão é de que a prova para Analista e Audito da RF será mais complicada em inglês…e se não for mais difícil, ela será elaborada no formato da banca que for escolhida, o que exige treino, muito treino…really sorry to tell you this, my friends….

Acompanhem as das minhas aulas ao vivo que acontecem semanalmente no canal do Estratégia no YouTube…será um prazer ter você lá.

Estarei na 4feira (3 de outubro) de manhã e 5feira (4 de outubro) de manhã e noite essa semana. Vou abordar textos que vamos colocar no material novo…hope to see you there, my dear friends.

Prof. Roberto Witte

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.