Notícia

Receita Federal registra 21 mil cargos vagos e aguarda análise da Economia sobre pedido de concurso

Déficit de servidores chega a 21.741; são 11 mil auditores e 10 mil analistas

A Receita Federal do Brasil confirmou nesta segunda-feira, 21 de janeiro, ao jornalismo do Estratégia Concursos, que o órgão possui um déficit de 21.741 servidores. Desses, a necessidade da RFB chega a 11.325 auditores fiscais e 10.416 analistas tributários. O último levantamento feito pela área de gestão de pessoas da RFB, a força de trabalho do órgão possui uma necessidade imediata de mais de 2.100 auditores e analistas.

Segundo o que informou ainda a Receita Federal, o órgão aguarda análise do Ministério da Economia sobre o pedido de concurso que tramita na pasta. Para a RFB, a expectativa é que um novo concurso deva ser realizado tão logo a solicitação seja atendida pelo Ministério da Economia, que ficará responsável pela analise do pedido.

As informações foram confirmadas oficialmente pela Receita Federal à nossa equipe de jornalismo através de um pedido feito pela Lei de Acesso à Informação. Segundo o que informou em resposta, a RFB enviou a solicitação de concurso foi enviada ainda em 2017, reiterado em 2018, ao Ministério do Planejamento para suprir parcialmente o déficit de servidores ocorrido nos últimos anos.

Ainda em dezembro de 2018, para tentar amenizar o problema no contingente de servidores, o Ministério da Fazenda chegou a publicar uma portaria revertendo 100 vagas inativas. Foram revertidas 50 vagas do cargo de Auditor-Fiscal e 50 vagas do cargo de Analista-Tributário.

Um novo indicativo de que a Receita Federal possa realizar um novo concurso em breve deu uma esperança a mais a quem aguarda edital para a RFB. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei Orçamentária de 2019 prevendo recursos para provimento de mais de 11 mil vagas que poderão ser distribuídas entre os órgãos do Executivo Federal.

Os provimentos podem contemplar órgãos como a Receita Federal, INSS e Bacen, que possuem pedidos de concurso tramitando no Ministério da Economia.

Concurso Receita Federal

O pedido de concurso protocolado pelo Ministério da Fazenda foi feito ainda em maio de 2017 e reforçado no ano de 2018 pela pasta. A última tramitação do pedido aconteceu em 18 de dezembro de 2018 indicando movimentação interna no Ministério da Economia. Confira todas as informações sobre o concurso da Receita Federal no artigo que criamos com uma análise completa sobre a situação do concurso. Saiba mais…

Concurso Receita Federal

Gostou dessa oportunidade e deseja se preparar agora mesmo para este concurso? O Estratégia Concursos já possui cursos focados neste certame. Confira nos links abaixo:

Analista Tributário

Auditor Fiscal

Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não quero ser pessimista, mas acho q não vai rolar não.
    Alfredo em 17/04/19 às 19:20
  • Favor enviar sobre Receita federal fiz o cursinho e agora aguardo abertura do edital
    Marco Aurelio em 25/01/19 às 09:09
  • Muito BOM
    Maria auxiliadora batista em 22/01/19 às 09:43
  • Gostaria de receber informações sobre concurso INSS e Receita Federal
    Rosana em 21/01/19 às 17:06
  • Muito bom estou na expectativa.
    Fábio José Maciel Chaves em 21/01/19 às 16:20