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Raio-x Português CESPE

Olá, pessoal!

Como estamos iniciando o ano de 2019 e certamente você está bem focado nos diversos concursos da banca CESPE, segue abaixo uma avaliação realizada com as questões das provas da banca CESPE do ano de 2018.

A minha intenção aqui é guiar você a dar prioridade ao que efetivamente cai na prova.

Naturalmente não quero que você com isso ignore temas com poucas ocorrências, mas deve dar prioridade ao que mais cai, principalmente se o seu tempo de estudo é pouco.

Que assuntos normalmente constam dos editais do CESPE?

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). Aspectos gerais da redação oficial. Finalidade dos expedientes oficiais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.

Desses assuntos, observamos, ao longo das provas do CESPE de 2018, o total de 704 itens de Português, os quais estão distribuídos da seguinte forma em número absoluto e em porcentagem de ocorrência:

Assim, o assunto de maior importância é a interpretação e a tipologia textual, mas vejo muitos alunos deixando de estudar a parte gramatical, por julgarem que Português é só entender texto. A você que pensa assim, cuidado!

Primeiro, porque a interpretação de texto deve ser estudada, treinada, revisada. Não é uma simples leitura, mas é a busca do que realmente o texto cobra. Assim, seguem algumas dicas importantes sobre esse tema:

Para interpretar textos

  1. Leia o texto, no mínimo, duas vezes.
  2. Na primeira leitura, observe qual é a ideia principal defendida, atente ao título, quando houver.
  3. Na segunda leitura, aprofunde no modo como o autor aborda o tema: verifique os argumentos que fundamentam a opinião defendida por ele.
  4. Ao término da segunda leitura, observe se você realmente entendeu o título: ele vai dar a você a ideia principal do texto.
  5. Num texto, temos ideias explícitas (o que literalmente se vê escrito no texto) e implícitas (o que se abstrai, subentende, nas entrelinhas do texto). Procure sempre, ao tentar resolver a interpretação, marcar o que está explícito no texto que confirme a sua resposta. O que está implícito é marcado por vestígios: não se fala diretamente, mas se sugere uma interpretação. Ex: Eu posso indicar que uma pessoa é estressada não dizendo claramente esta palavra, mas citando os atos dela, a forma agitada diante dos problemas na vida etc. Isso nos leva a “ler as entrelinhas”.
  6. A banca CESPE caracteriza-se por deixar bem explícitas as ideias que confirmam a interpretação do texto.

Tipos de texto

Narrativo: conta uma história ficcional (inventada) ou real (o que realmente ocorreu, fato). São elementos principais: personagens, ações, cenário, tempo, narrador. Destaca-se pela evolução das ações no tempo.

Descritivo: enumera ações, características, elementos. Muitas vezes está dentro de outra tipologia textual para elencar características e ações de personagens ou enumerar argumentos de um texto dissertativo.

Dissertativo: falar sobre algo, um tema, um assunto. Divide-se em argumentativo/opinativo (quando há opinião do autor) ou expositivo/informativo (apenas retransmite um conhecimento sobre algum assunto, sem opinião).

Agora, vamos partir para algumas observações sobre os demais assuntos:

Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual:

Basicamente é a identificação de um pronome relativo ou pessoal, o qual faz referência a uma palavra anterior. Assim, uma boa leitura do texto mata a questão. Além disso, entramos nos conhecimentos dos conectores coordenativos e subordinativos adverbiais. Isso sempre cai.

Emprego de tempos e modos verbais:

Uma boa leitura do texto vai conduzi-lo a se safar da questão. Basicamente a banca identifica um verbo no texto, muitas vezes no tempo presente do indicativo, e faz uma afirmação sobre este emprego. Então, uma leitura atenta do texto ajuda muito! Como eu sempre digo, nunca decore o emprego de tempo verbal, temos que perceber o contexto em que é utilizado.

Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego dos sinais de pontuação. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração:

Aqui recai parte muito importante do conteúdo da prova! A pontuação tem ligação direta com a sintaxe da oração e com a sintaxe do período. Além disso, quando estudamos período composto, entendemos o emprego das conjunções, isto é, dos conectores sobre os quais falamos num dos itens anteriores. Assim, esta parte do conteúdo é um dos chavões da banca CESPE. Normalmente, vemos questões que querem saber o valor da oração adjetiva com e sem vírgula; a dupla vírgula separando estruturas adverbiais intercaladas; o emprego do aposto explicativo e enumerativo por meio de travessões, dois pontos, vírgulas.

Emprego das classes de palavras:

Basicamente as classes de palavras cobradas em prova são “verbo”, “preposição”, “advérbio” e “pronomes”. A banca já estipula a cobrança de pronomes com a colocação pronominal e com a coesão, pois normalmente trabalha o recurso anafórico, basicamente explorado pelos pronomes. O tema verbo já está apontado em tema peculiar com emprego de tempo verbal. Os temas preposição e advérbio são muito vistos em nossa aula de sintaxe da oração, pois normalmente exploram as circunstâncias pertinentes ao adjunto adverbial.

Concordância verbal e nominal:

A banca CESPE explora bastante o emprego da voz passiva sintética, isto é, o reconhecimento do pronome apassivador, o que força o verbo a concordar com o sujeito paciente, em construções como “Alugam-se casas”. Também trabalha o valor de outro “se”: o índice de indeterminação do sujeito. Basicamente com o verbo “tratar”. Como eles gostam deste verbo!!!!! Então, bateu o olho no verbo “tratar”, fique de olho, pois construções como “Tratam-se de problemas” ou “A reunião trata-se de problemas” são viciosas . O correto é “Trata-se de problemas” ou “A reunião trata de problemas”. Além disso, a banca cobra a concordância com a expressão partitiva “a maioria dos”, “a maior parte dos” etc.

Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase:

Quanto à regência, basicamente ela é cobrada dentro da funcionalidade da crase, a qual é vista em muitas provas da banca CESPE. O que mais cai em crase é o seu emprego facultativo.

Colocação dos pronomes átonos:

Tema fácil e que alguns candidatos costumam marcar bobeira!!!! Muito cuidado com as palavras atrativas, as quais forçam a próclise.

Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade:

A banca CESPE usa muito esse tipo de questão, porque pode cobrar qualquer assunto gramatical. Ela pode explorar a concordância, a regência, a crase, a pontuação, a semântica, a colocação pronominal entre outros temas muito relevantes. Por isso, esse tema tem um índice de cobrança bem alto!

Mas, para atacarem esse tipo de questão e não terem problema, recomendo, quando o trecho for pequeno, que o reescrevam em cima do trecho original. Assim, mesmo que vocês não tenham domínio gramatical de algum conteúdo, vendo uma estrutura sobre a outra, naturalmente perceberão se há mudança de sentido ou prejuízo gramatical.

Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). Aspectos gerais da redação oficial. Finalidade dos expedientes oficiais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero:

Normalmente a prova cobra cinco questões sobre este tema, quando está previsto. Nem todo concurso coloca este tema em seu conteúdo. Mas, se ela tiver que diminuir a quantidade de questões de Português, baixa para pelo menos três! Então, este é um assunto que você tem que dominar, pois, proporcionalmente, possui um dos maiores índices de ocorrência nas provas do CESPE.

Portanto, meu amigo / minha amiga! Não estude apenas o que cai mais. Aprofunde e treine bastante o que cai mais, porém não deixe de ver os assuntos com menor incidência, pois eles podem ser o diferencial para quem vem se aplicando mais.

Um grande abraço,

Décio Terror.

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Veja os comentários
  • Bom dia Terror, Você é uma referência, melhor professor de português que já conheci. Poderia nos fazer um favor? Postar um Raio-X desse da IADES e da FCC? Por favor, Desde já, muito obrigado.
    Lucas Vinícius Venâncio de Souza em 18/01/19 às 09:48
  • MT obrigada professor.... adorou suas aulas...
    Priscila em 15/01/19 às 17:55
  • Muito Bom. Faz uma da FCC.
    Jairo Guilherme em 15/01/19 às 16:57