Artigo

Raciocínio Lógico p/ Polícia Federal: o que deve cair na sua prova ?!

Olá caros alunos e interessados! O concurso da PF já está próximo. E o que você deve esperar da disciplina Raciocínio Lógico na sua prova??? Aqui nesse post vou falar exatamente sobre isso. Vem comigo!

Vejamos, no gráfico abaixo, os assuntos mais cobrados dentro da disciplina de Raciocínio Lógico em geral, para os concursos do CESPE dos últimos 5 anos:

 

Os números não mentem. A banca CESPE adora o tema Lógica de argumentação, nome que utilizamos para nos referir à seguinte parte do edital: 

Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelasverdade. Equivalências. Leis de De Morgan. Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. 

Esse foi, de longe, o tópico mais cobrado nos últimos concursos do CESPE dentro da disciplina Raciocínio Lógico!

O último edital da PF pode ser resumido nos seguintes grandes grupos: a já citada Lógica de Argumentação, os Princípios de Contagem e Probabilidade, as Estruturas Lógicas, as Operações com Conjuntos e os problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

 Olhando novamente o gráfico dos tópicos mais cobrados, vemos a os Princípios de Contagem e Probabilidade aparecendo em segundo lugar. O que isso nos diz? O CESPE também gosta muito desse tema. Podemos entender que nos últimos anos o CESPE está dando maior peso à lógica de argumentação, seguida pelos Princípios de Contagem e Probabilidade!

Cabe aqui ressaltar como é útil, para o seu estudo, saber as estatísticas do que é mais cobrado (e de que forma é cobrado) e também saber aquilo que cai menos. Logicamente, em se tratando de concursos de alto nível, é aconselhável estudar o edital inteiro. No entanto, direcionar mais tempo para aqueles assuntos que geralmente são mais cobrados pode maximizar as suas chances de obter um resultado ótimo. É isso e muito mais o que você vai encontrar no Passo Estratégico!

Ah! Não perca a chance de adquirir os Pacotes do Estratégia p/ PF com desconto! Os pacotes são relativos ao Passo Estratégico e aos cursos completos. A promoção vai somente até 13/08, com condições imperdíveis.  Para ter acesso, clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada!
    Liliane em 12/08/18 às 20:13