Artigo

Questões comentadas de Odontologia

                                                  questões de odontologia para concurso

Olá, alunos!

Sou a professora Letícia Andrade, sou da área de Odontologia aqui no Estratégia Concursos e hoje trouxe para vocês algumas questões comentadas de Odontologia, mais especificamente, na área de Endodontia (trauma dentário).

Observo que esse é um tema bastante frequente em provas de concurso público, tanto para clínico geral quanto para especialistas em Endodontia.

Antes de responder às questões, farei uma breve explicação sobre quais são os tipos de luxação e depois responderei algumas questões para melhor memorização!

 

                     odontologia para concurso

De forma bem resumida, essas são as injúrias por luxação. Vejamos agora algumas questões sobre o tema!

 

1 – Cirurgião Dentista Endodontia – SESA/AP – 2012 De todas as injúrias dentárias oriundas de traumatismo dentário, as por luxação são as mais comuns. A injúria por luxação que implica a sensibilidade à percussão, mobilidade aumentada, sem deslocamento é a:

(A) concussão.

(B) subluxação.

(C) luxação lateral.

(D) luxação extrusiva.

(E) luxação intrusiva

 

COMENTÁRIO: Muitas bancas quando cobram esse assunto, geralmente o fazem dessa maneira, fazem a descrição da luxação e questionam qual é o tipo de luxação (diagnóstico). Nessa questão, é provável que o candidato fique em dúvida quanto a letra “A” ou “B”. O que nos leva à responder a letra B é que o dente apresenta, além de sensibilidade à percussão, MOBILIDADE AUMENTADA, o que faz a diferenciação entre concussão e subluxação. As demais, luxação intrusiva, extrusiva ou lateral já houve o DESLOCAMENTO do dente, característica não apresentada pelo enunciado, por isso, a resposta correta é a letra “B”.

GABARITO: B

 

2 – Pref Vilhena / RO – 2013 – Relacione adequadamente as colunas.

1. Concussão.

2. Subluxação.

3. Intrusão.

4. Luxação lateral.

 

( ) Coroa deslocada no sentido palatino.

( ) Sangramento ao nível gengival.

( ) Alta incidência de necrose pulpar.

( ) Dor à percussão e ausência de mobilidade.

A sequência está correta em:

A) 2, 3, 4, 1

B) 4, 2, 3, 1

C) 3, 4, 1, 2

D) 1, 2, 3, 4

E) 2, 1, 4, 3

 

COMENTÁRIO: Como vimos na explicação acima, a coroa deslocada no sentido palatino é característico de luxação lateral; sangramento ao nível gengival normalmente está relacionado à subluxação; a luxação intrusiva (ou intrusão) é a pior das injúrias e tem grandes chances de ocorrer a necrose pulpar; e ausência de mobilidade e dor à percussão nos indicam se tratar de concussão.

GABARITO: B

 

3 – Aeronáutica – 2014 – Sobre traumatismos dentais e estruturas de suporte, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Na concussão, o dente fica sensível à percussão e com pequena mobilidade.

( ) Para tratar uma intrusão pode-se usar tratamento ortodôntico por 2 anos.

( ) Na subluxação pode ocorrer sangramento no sulco gengival.

( ) A concussão em dentes decíduos não requer tratamento, sendo necessário apenas acompanhamento clínico e radiográfico.

( ) No tratamento da subluxação extrusiva é necessário reposicionar o dente e fazer apenas ajuste oclusal.

a) F – F – V – V – F

b) F – V – F – V – V

c) V – F – V – F – V

d) V – V – F – F – F

 

COMENTÁRIO: Na concussão o dente fica sensível à percussão mas não apresenta mobilidade; o tratamento para intrusão é normalmente de 2 a 3 meses; e na última assertiva, não há classificação de trauma “subluxação extrusiva”, e sim luxação extrusiva.

GABARITO: A

 

4 – As luxações são um tipo de traumatismo dentário que compreende dano aos dentes e aos tecidos periodontais podendo levar à necrose pulpar, reabsorção radicular, obliteração do canal e perda de suporte ósseo marginal. Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.

A) Na luxação intrusiva, o dente é deslocado para fora do alvéolo.

B) Na concussão, o dente apresenta mobilidade e é sensível à percussão.

C) Nas luxações laterais, não é necessário que o dente seja contido com fio ortodôntico.

D) A subluxação ocorre quando o dente apresenta pouca sensibilidade e mobilidade, mas sem deslocamento, às vezes, com sangramento na margem gengival.

 

COMENTÁRIO: A luxação intrusiva é justamente o contrário do que afirma a questão, sendo o dente deslocado para “dentro” do alvéolo, o que acarreta a intrusão, e não a extrusão. Na concussão, o dente NÃO apresenta mobilidade, apresentando-se sensível à percussão. Nesse artigo de hoje não apresentarei o tratamento para as luxações, mas adianto que, nos casos de luxação lateral, é necessário sim a contenção. Na subluxação, que é o que nos traz a última assertiva, o dente apresenta sensibilidade à percussão, já tem mobilidade, porém, sem deslocamento, e pode apresentar (não é em 100% dos casos) sangramento na margem gengival.

GABARITO: D

 

5 – IBGP – CIRURGIAO DENTISTA – PREF LAGOA SANTA/MG – 2015 – Associe as colunas, relacionando o tipo de lesão dentária e das estruturas de suporte as respectivas características clínicas.

 

COLUNA I

1- Subluxação.

2- Luxação lateral.

3- Luxação extrusiva.

4- Avulsão.

 

COLUNA II

( ) Laceração de fibras do ligamento periodontal, com consequente sangramento e formação de edema. Embora haja ruptura de um grande número de fibras, não é o suficiente para provocar o deslocamento do elemento dentário.

( ) Completo deslocamento do dente de seu alvéolo acarretando ruptura total do feixe vasculo nervoso apical e das fibras do ligamento periodontal, além de lesão à camada cemento blástica.

( ) Ruptura das fibras do ligamento periodontal, lesão de pontos esparsos da superfície radicular e ruptura ou estiramento do feixe vasculo nervoso ao nível do ápice radicular.

( ) Lesão complexa que envolve ruptura e laceração das fibras do ligamento periodontal, lesão de extensas áreas da superfície radicular e do osso alveolar. Observa-se o deslocamento excêntrico do dente no sentido oclusal e palatino, geralmente associado à fratura da parede vestibular do alvéolo.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A) 2 3 1 4.

B) 2 3 4 1.

C) 1 4 3 2.

D) 1 4 2 3.

 

COMENTÁRIO: Mais uma questão em que a banca nos traz características clínicas das luxações e quer o diagnóstico, mas dessa vez, de uma forma um pouco mais complexa.

Vejamos:

“Laceração de fibras do ligamento periodontal, com consequente sangramento e formação de edema. Embora haja ruptura de um grande número de fibras, não é o suficiente para provocar o deslocamento do elemento dentário”.

 

Quando ocorre a luxação lateral, intrusiva ou extrusiva, concussão ou subluxação,  sempre há a laceração de fibras do ligamento periodontal, em menor ou maior grau. O que nos indica que se trata de subluxação é o fato de que a banca relata que houve a ruptura de fibras, porém, não foi suficiente para provocar o deslocamento do elemento dentário. A subluxação pode apresentar sangramento ao nível gengival e leve mobilidade (laceração das fibras do ligamento periodontal), porém, não há o deslocamento dentário.

 

“Completo deslocamento do dente de seu alvéolo acarretando ruptura total do feixe vasculho nervoso apical e das fibras do ligamento periodontal, além de lesão à camada cemento blástica”.

Completo deslocamento do dente de seu alvéolo só pode ser uma alternativa: avulsão!

 

“Ruptura das fibras do ligamento periodontal, lesão de pontos esparsos da superfície radicular e ruptura ou estiramento do feixe vasculo nervoso ao nível do ápice radicular”.

 

O que facilita no caso em questão é a afirmação de que houve o estiramento do feixe vásculo nervoso ao nível do ápice, o que acarretará em deslocamento no sentido coronário – luxação extrusiva.

 

“Lesão complexa que envolve ruptura e laceração das fibras do ligamento periodontal, lesão de extensas áreas da superfície radicular e do osso alveolar. Observa-se o deslocamento excêntrico do dente no sentido oclusal e palatino, geralmente associado à fratura da parede vestibular do alvéolo”.

 

Considero essa mais fácil, pois é muito característico da luxação extrusiva o deslocamento para palatina, vestibular, mesial/distal, sendo o mais comum, o deslocamento para palatina. Muitas vezes, quando há esse deslocamento da coroa para palatina, pode ocorrer a fratura da parede vestibular do alvéolo, pela força do trauma sofrido e consequente deslocamento da coroa para palatina e da raiz para vestibular.

GABARITO: C

 

A dica de hoje é essa, pessoal!

Espero que tenham gostado!

Para conferir mais material do curso de endodontia, clique aqui e baixe a aula 00 de nosso curso regular!

Confira os demais Cursos de odontologia para Concursos

 

Um abraço a todos!

Letícia Andrade

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Na explicação da última questão tem um erro, as duas últimas alternativas estão como luxação extrusiva. "Considero essa mais fácil, pois é muito característico da luxação extrusiva o deslocamento para palatina, vestibular, mesial/distal". Não seria luxação lateral ?
    Anne Caroline Almeida Moura em 31/07/19 às 10:19
  • com uma simples explicação se resolveram muitas questões.
    alessandra em 20/08/18 às 23:52