Artigo

Quer ser aprovado em um concurso como o da Receita Federal em apenas 10 meses? Pense nisso…

Sou Auditor Fiscal da Receita Federal e fui aprovado para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal (um dos concursos públicos mais difíceis e concorridos do país), com apenas 10 meses de preparo. 

Como consegui isso?

É claro que sem estudar e me esforçar eu não teria conseguido. Contudo, realizar este feito, em apenas 10 meses sem um método de estudos vitorioso, sem o material correto e sem o uso de ferramentas adequadas, não digo que teria sido algo difícil, digo que, no meu caso, teria sido impossível.

Não perca seu tempo se frustrando

Há maneiras corretas e incorretas de estudar para concurso. Sim, incorretas porque não levam o candidato a aprovação e sim a frustrações. E, se o candidato não estiver preparado para passar por estas armadilhas, pode terminar acreditando que ele é quem não tem o perfil, o que, quase sempre é um equivoco, pois na maioria das vezes, ele está apenas estudando da maneira errada, ou pior, simplesmente copiou uma fórmula que deu certo para uma pessoa, mas que talvez, não dê certo para ele, devido a algumas peculiaridades na sua maneira de aprender e fixar os conteúdos.

Mas existe mesmo a tal da aprovação acelerada?

Sim, existe. Ao longo desta curta e muito intensa jornada de estudos, eu aprendi o que fazer, e também, o que não fazer. Acredite, mesmo com um ciclo de estudos relativamente curto até a minha aprovação, em algumas ocasiões, por falta de orientação, eu perdi muito tempo, o que poderia ter significado a minha reprovação, caso a prova saísse um pouco antes do que eu esperava. Isto quer dizer que com uma boa orientação desde o início do meu processo de estudos eu poderia ter levado ainda menos tempo para me preparar.

Por que buscar ajuda de um coach para concursos?

É claro que você pode passar estudando sozinho, sem essa orientação que mencionei, mas certamente você perderá mais tempo do que perderia se estivesse recebendo auxilio de uma pessoa que já passou pelo que você está passando.

Uma vez que o mercado de concursos é extremamente concorrido, eu me arriscaria a dizer que, aqueles que não buscarem um auxilio específico, principalmente no que se refere aos concursos de maior grau de dificuldade, possuem grandes chances de não serem aprovados.

O Coach para concursos e a transferência de conhecimento

Contudo, mais do que conhecer o caminho é preciso saber como ensiná-lo. Entre outras tarefas, o Coach para concursos, além de conhecer as mais diversas metodologias e técnicas de estudos que funcionam, se prepara para a tarefa que irá realizar e sabe como compreender em profundidade o perfil do aluno. Depois disso, este orientador traça e acompanha a implementação de um bom plano de estudos, baseado no perfil, no estilo de aprendizagem, nas ambições, no momento de vida, dentre outros fatores que influenciarão a performance do aluno ao longo deste processo.

E agora?

A ideia aqui não é escrevermos um artigo muito longo, trabalhando todos os pormenores do processo de coach para concursos, mas apenas leva-lo a reflexão. Caso você esteja estudando para concurso, sugiro que pense um pouco sobre o que estou colocando. Reitero, não estou dizendo que é impossível ser aprovado em um certame público sem uma especializada. Sugiro apenas que você avalie criteriosamente se um processo de coaching para concursos não seria melhor para você, na medida em que lhe pouparia tempo e também dinheiro. Afinal de contas, o quanto antes você estiver recebendo o seu novo salário, por menos tempo você terá investido o seu dinheiro no seu processo de estudos para concursos públicos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.