Quer passar em concurso? Apaixone-se!
Concursos Públicos

Quer passar em concurso? Apaixone-se!

Olá, concurseiro! Já estamos no final de Fevereiro! Como tem sido sua entrega rumo à aprovação? Espero que esteja proporcional ao tamanho dos seus sonhos. No artigo de hoje venho conversar sobre os sentimentos e sensações envolvidos no estudos pra concurso e falar sobre um que percebi ser comum a todos aqueles que conseguiram chegar lá: a paixão.

Talvez antes de ler o texto todo, você esteja me achando o último romântico dos coaches, mas vamos explorar um pouco mais esse tema e entender onde quero chegar.

Os sentimentos atribuídos à vida de concurseiro nem sempre são bons, afinal não é possível sair vitorioso dessa etapa sem experimentar angústia, frustração, medo, agonia… Por outro lado, enquanto ocorre a evolução do verdadeiro candidato, sempre percebe-se o nascimento de um apaixonado.

Mas um apaixonado por quem, Alberto? Um apaixonado pelo PROCESSO. Que processo, Alberto???  O processo que envolve toda a rotina do concurseiro. Tenha prazer em viver essa fase, por mais complicada que ela seja. Alimente sentimentos bons: gratidão pela oportunidade de estudar, felicidade em aprender algo novo, satisfação ao resolver uma questão, conferir o gabarito e fazer uma anotação pra ajudar a gravar o conteúdo.


Nem tudo são flores, é verdade. Mas percebi e acreditei que as coisas dariam certo pra mim quando me via falando sobre qualquer assunto relacionado ao concurso (não necessariamente conteúdo) com brilho nos olhos. É assim que age o apaixonado com relação à sua amada. Não a enxerga como um fardo ou obrigação, muito pelo contrário: se alegra e se fortalece a cada dia e a cada ato em busca da conquista. E aí, bora entrar em um relacionamento sério com a sua preparação?


Bons estudos!

Alberto Kovarik

Coach Estratégia Concursos

Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)

Posts Relacionados

Alberto Kovarik

Alberto Kovarik

 Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado do Rio de Janeiro (ICMS-RJ), tendo sido aprovado no concurso de 2011 Desde Janeiro de 2015 trabalhando com a preparação de alunos para os principais concursos do país (alunos aprovados no ISS Cuiabá, ISS Niterói, ICMS PI, ICMS MA, ICMS SC etc.). Primeiro contato com coaching na condição de aluno (coachee) ainda em 2011.  Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aprovado nos concursos: Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (3 vezes entre os 3 primeiros colocados); Analista de Planejamento e Orçamento (APO) da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro (2010); Auditor Fiscal Tributário do Município de São Paulo (2012).

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados