Artigo

Quer passar em concurso? Apaixone-se!

Olá, concurseiro! Já estamos no final de Fevereiro! Como tem sido sua entrega rumo à aprovação? Espero que esteja proporcional ao tamanho dos seus sonhos. No artigo de hoje venho conversar sobre os sentimentos e sensações envolvidos no estudos pra concurso e falar sobre um que percebi ser comum a todos aqueles que conseguiram chegar lá: a paixão.

Talvez antes de ler o texto todo, você esteja me achando o último romântico dos coaches, mas vamos explorar um pouco mais esse tema e entender onde quero chegar.

Os sentimentos atribuídos à vida de concurseiro nem sempre são bons, afinal não é possível sair vitorioso dessa etapa sem experimentar angústia, frustração, medo, agonia… Por outro lado, enquanto ocorre a evolução do verdadeiro candidato, sempre percebe-se o nascimento de um apaixonado.

Mas um apaixonado por quem, Alberto? Um apaixonado pelo PROCESSO. Que processo, Alberto???  O processo que envolve toda a rotina do concurseiro. Tenha prazer em viver essa fase, por mais complicada que ela seja. Alimente sentimentos bons: gratidão pela oportunidade de estudar, felicidade em aprender algo novo, satisfação ao resolver uma questão, conferir o gabarito e fazer uma anotação pra ajudar a gravar o conteúdo.


Nem tudo são flores, é verdade. Mas percebi e acreditei que as coisas dariam certo pra mim quando me via falando sobre qualquer assunto relacionado ao concurso (não necessariamente conteúdo) com brilho nos olhos. É assim que age o apaixonado com relação à sua amada. Não a enxerga como um fardo ou obrigação, muito pelo contrário: se alegra e se fortalece a cada dia e a cada ato em busca da conquista. E aí, bora entrar em um relacionamento sério com a sua preparação?


Bons estudos!

Alberto Kovarik

Coach Estratégia Concursos

Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Apaixonada! Hahaha. Parabéns pelo artigo.
    Priscila em 14/03/19 às 18:58
  • Amei! ❤️ Realmente...amo estudar, ter a oportunidade de agregar conhecimento a cada dia. A nossa caminhada de concurseiro não é fácil! Se não estivermos apaixonados pelo que fazemos e por nossa rotina de estudos, tudo se tornará mais dificultoso e, consequentemente, mais distante do nosso objetivo estaremos.
    Alexandra Silvares em 26/02/19 às 23:05