Prova TRT/RJ - Psicólogo: mais uma possibilidade de RECURSO!
Marina Beccalli

Prova TRT/RJ – Psicólogo: mais uma possibilidade de RECURSO!

Oi, pessoal!

Em relação à questão 56, da prova do tipo 1, que pede a alternativa correta quanto à psicodinâmica do trabalho. A banca deu como correta a D, mas no gabarito extraoficial considerei correta a letra E.

Vejam o trecho do artigo A Clínica psicodinâmica do trabalho: de Dejours às pesquisas brasileiras, de Marcos  Bueno e  Kátia  Barbosa  Macêdo:

“A  segunda  é  a  da  existência  de  um  hiato  entre  o  que  é  prescrito  e  o   trabalho  real.  As  subjetividades  desenvolvidas  no  dia-­‐a-­‐dia  são   mobilizadas  para  dar  conta  dessa  lacuna.       Este  fato  mobiliza  o  sujeito  e  suscita  seu  investimento  subjetivo  na   atividade  de  trabalho.  Ao  interpelar  a  inteligência  prática  do  sujeito  e  ao   solicitar  sua  criatividade,  o  trabalho  que  deixa  uma  margem.

Este  fato  mobiliza  o  sujeito  e  suscita  seu  investimento  subjetivo  na   atividade  de  trabalho.  Ao  interpelar  a  inteligência  prática  do  sujeito  e  ao   solicitar  sua  criatividade,  o  trabalho  que  deixa  uma  margem de autonomia oferece ao indivíduo a possibilidade de autorrealização e de construir a sua identidade (ALDERSON, 2004, P.253.”

Além disso, Bueno e Macêdo (2012), elaboraram um quadro em que trazem como definição de INTELIGÊNCIA PRÁTICA: “A inteligência prática, enquanto estratégia de enfrentamento coletiva auxilia o trabalhador a resistir ao que é prescrito, utilizando recursos próprios e sua capacidade inventiva, pressupondo a ideia de astúcia, mobilizando-se a partir do surgimento de situações imprevistas. A partir do enfrentamento destas situações, desenvolve um saber particular que se torna coletivo, transforma-se em ação de cooperação. Este recurso apresenta a finalidade de minimizar o sofrimento e transformá-lo em prazer. ”

Logo, de fato a alternativa E está de acordo com a literatura, e não a alternativa D, como sinalizado pela banca. Amanhã é o último dia para interpor recurso, NÃO PERCA O PRAZO! Corre lá para elaborar e mandar o recurso!

Um abraço!

Compartilhe:

Marina Beccalli

Marina Beccalli

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na Psicanálise, possuindo atuação clínica em consultório particular. Aprovada no TJ/SP (2017) para o cargo de Psicólogo Judiciário. Pós-graduanda em Psicologia Jurídica.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.