Prova TRT/RJ - Psicólogo: mais uma possibilidade de RECURSO!
Marina Beccalli

Prova TRT/RJ – Psicólogo: mais uma possibilidade de RECURSO!

Oi, pessoal!

Em relação à questão 56, da prova do tipo 1, que pede a alternativa correta quanto à psicodinâmica do trabalho. A banca deu como correta a D, mas no gabarito extraoficial considerei correta a letra E.

Vejam o trecho do artigo A Clínica psicodinâmica do trabalho: de Dejours às pesquisas brasileiras, de Marcos  Bueno e  Kátia  Barbosa  Macêdo:

“A  segunda  é  a  da  existência  de  um  hiato  entre  o  que  é  prescrito  e  o   trabalho  real.  As  subjetividades  desenvolvidas  no  dia-­‐a-­‐dia  são   mobilizadas  para  dar  conta  dessa  lacuna.       Este  fato  mobiliza  o  sujeito  e  suscita  seu  investimento  subjetivo  na   atividade  de  trabalho.  Ao  interpelar  a  inteligência  prática  do  sujeito  e  ao   solicitar  sua  criatividade,  o  trabalho  que  deixa  uma  margem.

Este  fato  mobiliza  o  sujeito  e  suscita  seu  investimento  subjetivo  na   atividade  de  trabalho.  Ao  interpelar  a  inteligência  prática  do  sujeito  e  ao   solicitar  sua  criatividade,  o  trabalho  que  deixa  uma  margem de autonomia oferece ao indivíduo a possibilidade de autorrealização e de construir a sua identidade (ALDERSON, 2004, P.253.”

Além disso, Bueno e Macêdo (2012), elaboraram um quadro em que trazem como definição de INTELIGÊNCIA PRÁTICA: “A inteligência prática, enquanto estratégia de enfrentamento coletiva auxilia o trabalhador a resistir ao que é prescrito, utilizando recursos próprios e sua capacidade inventiva, pressupondo a ideia de astúcia, mobilizando-se a partir do surgimento de situações imprevistas. A partir do enfrentamento destas situações, desenvolve um saber particular que se torna coletivo, transforma-se em ação de cooperação. Este recurso apresenta a finalidade de minimizar o sofrimento e transformá-lo em prazer. ”

Logo, de fato a alternativa E está de acordo com a literatura, e não a alternativa D, como sinalizado pela banca. Amanhã é o último dia para interpor recurso, NÃO PERCA O PRAZO! Corre lá para elaborar e mandar o recurso!

Um abraço!

Compartilhe:

Marina Beccalli

Marina Beccalli

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Tem experiência com a clínica psicanalítica, especialmente no atendimento de crianças e adolescentes e em casos de saúde mental, como psicoses e autismo. Aprovada no TJ/SP (2017) para o cargo de Psicólogo Judiciário. Pós-graduanda em Psicologia Jurídica.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.