Artigo

Prova resolvida PM ES – gabarito das questões de Informática AOCP

Olá amigos!

Venho aqui para comentar a prova da Polícia Militar/Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, para o cargo de Soldado, aplicada pela AOCP. Falarei das questões de Informática.

Mas antes de conferir a correção, não deixe de participar do Ranking PM ES para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

Vejamos:

SOLDADO

41. Utilizando o Libreoffice Writer (Versão 5 instalação padrão em português), é possível usar âncoras para posicionar um objeto, uma figura ou um quadro em um documento. Um item ancorado permanece no lugar ou se move quando se modifica o documento. Assinale a alternativa que apresenta uma forma inválida de Ancoragem.

(A) No caractere.

(B) No parágrafo.

(C) Na página.

(D) Como página.

(E) Como caractere.

Comentários: Âncoras podem ser atreladas na página, no parágrafo, no caractere, como caractere ou no quadro. Como página não é uma forma de âncora.

Resposta certa, alternativa d).

42. Assinale a alternativa que apresenta um formato de arquivo de imagem que NÃO perde qualidade quando é redimensionada ou ampliada.

(A) PNG

(B) GIF

(C) SVG

(D) JPG

(E) TIF

Comentários: O formato SVG (Scalable Vector Graphics) é um formato cujo trunfo é permitir a oferta de imagens vetorizadas, ou seja, que não perdem em qualidade mesmo quando são ampliadas. Assim, uma imagem neste formato se dá bem tanto no display de um smartphone quanto na tela de uma televisão. É um formato que ganhou popularidade com o HTML5, importante para imagens que precisam de responsividade em diferentes dispositivos.

Resposta certa, alternativa c).

 

43. Considerando o aplicativo de escritório Microsoft PowerPoint (Versão 2013 com instalação padrão em português), qual recurso é necessário para poder aplicar um modelo previamente configurado (contendo layouts, cores de tema, fontes de tema, efeitos de tema, estilos de plano de fundo) em uma nova apresentação de slides?

(A) É necessário um arquivo de modelo do PowerPoint com o formato .potx.

(B) É necessário usar a ferramenta Cópia avançada de layout que utiliza outra apresentação como base para ser copiada.

(C) Nenhum, pois essa ação não é suportada pelo PowerPoint.

(D) É necessária uma imagem com o esquema de cores a ser utilizado na nova apresentação.

(E) É necessário um arquivo zip ou um diretório contendo os recursos necessários (imagens, fontes, etc.).

Comentários: Existe um formato de arquivo modelo para o PowerPoint, o formato POTX. Nele, é possível salvar um modelo de apresentação para ser aproveitado em uma nova apresentação de slides.

Resposta certa, alternativa a).

 

44. Considerando o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (instalação padrão em português), assinale a alternativa que apresenta a forma de recuperar arquivos específicos excluídos para Lixeira.

(A) Clicar no ícone da lixeira com o botão Direito do Mouse e selecionar a opção restaurar arquivos.

(B) Abrir a pasta Lixeira, selecionar os arquivos desejados, clicar no comando “Restaurar este item”, da barra de comandos.

(C) Clicar no ícone da lixeira com o botão Direito do Mouse e selecionar a opção “Esvaziar Lixeira”.

(D) Não é possível restaurar arquivos excluídos para lixeira.

(E) Utilizar a ferramenta disponível em “Propriedades do Sistema”, chamada “Restauração do Sistema”.

Comentários: A forma mais convencional de recuperar um item na Lixeira é selecioná-lo, dentro da lixeira, e selecionar a opção para restaurar, ou na barra de comandos, ou no menu de contexto que aparece com o clique do botão direito do mouse sobre o item.

Resposta certa, alternativa b).

 

45. Utilizando o Navegador de Internet Google Chrome (Versão 59 instalação padrão em português), como é possível definir um Zoom (ampliação) padrão para TODAS as páginas?

(A) No Google Chrome, no canto superior direito, clique em Mais , depois em Configurações. Na seção “Aparência”, defina o valor para “Zoom da página”.

(B) Pressione Ctrl e + até aumentar ao tamanho desejado.

(C) No Google Chrome, no canto superior direito, clique em Mais . Ao lado de “Zoom”, escolha as opções de zoom desejadas: clique em Aumentar zoom .

(D) No Google Chrome, pressione a tecla F11.

(E) No Google Chrome, na barra de endereços, digite “zoom:” e, em seguida, o valor desejado.

Comentários: Praticamente TODAS as Configurações do PowerPoint estão disponíveis  nas Configurações (chrome://settings). Lá, na seção Aparência, é possível definir o zoom padrão do navegador.

Resposta certa, alternativa a).

46. Considerando o aplicativo de escritório Microsoft Excel (Versão 2013 instalação padrão em português), assinale a alternativa que apresenta o resultado da seguinte expressão:

(A) 0

(B) 3

(C) 5

(D) 4

(E) 16

Comentários: TRUNCAR é a função do Excel que é semelhante a ARRED. Enquanto ARRED arredonda um número, TRUNCAR “quebra” o número, ignorando completamente os números depois das casas decimais estipuladas.

No caso, =TRUNCAR(16/3;0) quer o resultado da divisão de 16 por 3, com ZERO casas depois da vírgula.

Como 16/3 é 5,3333…., o resultado será 5, inteiro, sem casas depois da vírgula.

Resposta certa, alternativa c).

 

47. Assinale a alternativa que apresenta apenas periféricos de computador.

(A) Placa Mãe, Impressora.

(B) Processador, Memória RAM.

(C) HD, Placa Mãe.

(D) Memória RAM, Câmera.

(E) Placa de Vídeo, Scanner de mesa.

Comentários: Esta é a questão polêmica, controversa, a meu entender. Como todo bom assunto de informática, não existe uma jurisprudência, um autor consagrado, que defina, com precisão, o que pode ser classificado como um periférico ou um componente interno de um computador.

Digo isto porque, em pesquisas na internet, você poderá encontrar sites que tanto classificam a placa de vídeo como um periférico quanto um componente interno.

Veja em https://www.aprendainformaticafacil.com.br/2013/02/componentes-do-computador.html.

Ora, se o examinador aponta como gabarito a alternativa e), ou seja, se ele entende que a placa de vídeo é um periférico, por que motivos então a alternativa d) não estaria correta? Afinal, tanto a Placa de Vídeo quanto a Memória RAM comunicam-se com o processador com prioridade para o processamento de dados. Sem uma placa de vídeo (nem que seja compartilhada), não é possível ao computador inicializar.

Se é para avaliar periféricos de forma rigorosa, apenas a Placa mãe e a própria CPU não podem ser considerados periféricos. Em uma avaliação mais sensata, os periféricos não deveriam incluir os componentes que ficam internos ao gabinete do computador.

Entendo que a questão está mal formulada, e que deveria ser anulada. Porém, existem dois problemas GRAVES. Primeiro, que a AOCP não gosta de anular gabarito: questões nitidamente mais erradas em concursos anteriores não tiveram seu gabarito anulado ou modificado pela banca; Segundo, é que não existe bibliografia “reconhecida” que subsidie o pedido de anulação da mesma.

Entendo que todo o subsídio necessário para elaborar os recursos já estão em meus comentários, e que o aluno que desejar entrar com recurso terá que argumentar bastante, já sabendo que as chances de deferimento são baixas, pela banca.

 

48. Considerando o aplicativo de escritório Microsoft Word (Versão 2013 instalação padrão em português), assinale a alternativa que apresenta o nome dado ao recurso que permite automatizar tarefas usadas com frequência. Esse recurso agrupa como um único comando uma série de comandos e instruções.

(A) Fórmula.

(B) Macro.

(C) Tutorial.

(D) Referência cruzada.

(E) Ajuda referencial.

Comentários: Macros são tarefas automatizadas que facilitam a rotina do usuário do documento.

Resposta certa, alternativa a).

 

49. No Windows 7 (Instalação Padrão em português), o que faz o atalho WinKey (Tecla logotipo do Windows) + F?

(A) Percorre programas na barra de tarefas.

(B) Bloqueia o computador ou alterna usuários.

(C) Procura um arquivo ou uma pasta.

(D) Exibe a área de trabalho.

(E) Minimiza todas as janelas.

Comentários: No Windows 7, Winkey+F aciona a pesquisa por um arquivo ou pasta.

Resposta certa, alternativa c).

 

50. Assinale a alternativa que apresenta uma extensão relacionada a arquivos de Vídeo.

(A) JPG

(B) MP3

(C) MP4

(D) DOC

(E) PPT

Comentários: O único formato de vídeo apresentado é o MP4. MP3 é arquivo de áudio, JPG é arquivo de imagem, DOC é documento e PPT é apresentação.

Resposta certa, alternativa c).

 

OFICIAL

31. Assinale a alternativa que apresenta o nome do cabo utilizado em alguns monitores e TVs modernas para transmissão de áudio e vídeo.

(A) VSB

(B) FLAT

(C) SATA

(D) HDMI

(E) XML

Comentários: O único cabo de áudio e vídeo presente é o HDMI. XML é uma linguagem de marcação, VSB não existe e FLAT e SATA são cabos para disco rígido.

Resposta certa, alternativa d).

 

32. Considerando o aplicativo de escritório Microsoft Excel (Versão 2013, instalação padrão em português), assinale a alternativa que apresenta a expressão equivalente à seguinte expressão matemática:

(A) = RAIZ(5)/(2^3)

(B) = (ROOT(5)) / (2*2*2)

(C) = SQRT(5) ÷ 2**3

(D) = RAIZ(5/(2*2*2))

(E) = Divisao(RaizQuad(5); Potência(2,3) )

Comentários: Para aplicar a radiciação no Excel, deve-se chamar a função RAIZ. Fora da função, deve ocorrer a divisão por dois elevado ao cubo. Apenas a alternativa a) apresenta todas essas ideias de forma correta.

Resposta certa, alternativa a).

 

33. Assinale a alternativa que apresenta o nome das mídias de armazenamento de dados que podem ser gravadas e que têm capacidade de menos de 1Gb.

(A) DVD-RW

(B) DVD-R

(C) SSD

(D) Blue Ray-R

(E) CD-R

Comentários: DVDs convencionais possuem capacidade de 4.7GB. Discos SSD possuem capacidades variadas, todas em GB, Blu-Ray tem capacidade entre 25 e 50 GB e os CD-R possuem capacidade máxima de 700MB.

Resposta certa, alternativa e).

 

34. O que acontece quando um arquivo é colocado em quarentena pelo antivírus (considerando o aplicativo Avast Antivírus)?

(A) Esses arquivos são isolados, não podem ser acessados por nenhum outro processo ou programa externo.

(B) Esses arquivos são modificados para remoção das vulnerabilidades apresentadas.

(C) Esses arquivos são modificados para alteração dos códigos maliciosos.

(D) Esses arquivos podem ser executados normalmente, porém sob a vigilância do antivírus.

(E) Esses arquivos são bloqueados e só voltam a ser liberados após 40 dias.

Comentários: Com o ser humano, colocar em quarentena é isolá-lo do mundo, para observar o seu comportamento durante esse período. Colocar um arquivo em quarentena é isolá-lo dos demais processos do computador, para observar o seu impacto sobre o sistema.

Resposta certa, alternativa a).

 

35. Utilizando o Libre Office Writer (Versão 5, instalação padrão em português), como é possível adicionar uma caixa de texto?

(A) Escolha a guia Formatar > Texto > Retangular.

(B) Escolha a guia Editar > Propriedades de Texto > Caixa.

(C) Escolha a guia Formatar > Texto > Caixa de Texto.

(D) Escolha a guia Inserir > Formas, escolhendo a forma “Retangulo”.

(E) Escolha a guia Inserir > Caixa de Texto.

Comentários: A Guia Inserir é a guia na qual se inserem objetos especiais no Texto, a exemplo de uma Caixa de Texto.

 

Resposta certa, alternativa e).

 

36. “Estes filtros passam por um período inicial de treinamento, no qual o usuário seleciona manualmente as mensagens consideradas indesejadas e, com base nas classificações, o filtro vai aprendendo a distinguir as mensagens.”. A qual filtro o enunciado se refere?

(A) Antivírus.

(B) Bloqueio seletivo.

(C) Firewall.

(D) Antispam.

(E) AntiSpy.

Comentários: As ferramentas e clientes de email possuem filtro ANTISPAM adaptativo, capazes de, continuamente, aprender a distinguir mensagens legítimas de indesejadas.

Resposta certa, alternativa d).

 

37. Considerando o Windows 7 (Instalação padrão em português), assinale a alternativa que apresenta a tecla de atalho usada para “Abrir a caixa de diálogo Executar”.

(A) WinKey (Tecla logotipo do Windows) + L

(B) WinKey (Tecla logotipo do Windows) + F

(C) CTRL + WinKey (Tecla logotipo do Windows) + E

(D) CTRL + E

(E) WinKey (Tecla logotipo do Windows) + R

Comentários: RUN é Executar em inglês. O comando para chamar a caixa de diálogo Executar é WINDOWS + R.

Resposta certa, alternativa e).

 

38. Um arquivo com a extensão .ods corresponde a

(A) um arquivo de som.

(B) uma página web gravada localmente.

(C) uma planilha eletrônica do Libre Office Calc.

(D) um documento do Microsoft PowerPoint.

(E) uma imagem.

Comentários: OpenDocument Spreadsheet é o padrão OpenDocument para a planilha eletrônica do LibreOffice Calc.

Resposta certa, alternativa c).

 

39. “Coloca a primeira letra de uma cadeia de texto em maiúscula e todas as outras letras do texto depois de qualquer caractere diferente de uma letra. Converte todas as outras letras para minúsculas.”. Considerando as Funções do aplicativo de escritório Microsoft Excel (Versão 2013, instalação padrão em português), a qual função o enunciado se refere?

(A) CAPITALIZADO

(B) ARRUMAR.MAIÚSCULA

(C) MAIÚSCULA.INICIO

(D) PRI.MAIÚSCULA

(E) MAIÚSCULA.ESQUERDA

Comentários: PRI.MAIÚSCULA coloca a primeira letra de uma cadeia de texto em maiúscula e todas as outras letras do texto depois de qualquer caractere diferente de uma letra. Converte todas as outras letras para minúsculas. As demais funções citadas não existem.

Resposta certa, alternativa d).

 

40. No Microsoft Word (Versão 2013, instalação padrão em português), é possível salvar um arquivo compatível com o Word 97-2003. Assinale a alternativa que apresenta a extensão desse arquivo.

(A) .docx

(B) .doc

(C) .xls

(D) .ppt

(E) .xml

Comentários: Analisando as alternativas:

a) DOCX é o padrão do Word 2007 em diante;

b) DOC é o padrão do Word 97 a 2003;

c) XLS é o padrão do Excel 97 a 2003;

d) PPT é o padrão do PowerPoint 97 a 2003;

e) XML é o padrão incorporado às extensões do Office de 2007 em diante.

Resposta certa, alternativa b).

 

Comentários finais: foi uma prova bem ao estilo AOCP. Por serem 10 questões de informática, ao invés das 5 questões tradicionais, a banca aproveitou para caprichar mais em algumas perguntas. Mais uma vez, é o tipo de prova que valoriza o candidato que levou o estudo da informática a sério para o concurso.

E você, como foi? Comente abaixo…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não foi bem! Precisa evoluir.
    Victor Dalton em 03/09/18 às 17:06
  • 5/5 :(
    Olavo Ferreira em 28/08/18 às 10:40