Artigo

Prova Informática PMAL – comentários às questões (pós-gabarito) – COM RECURSO!

Olá futuros policiais!

Venho comentar, antes da publicação do gabarito oficial, as questões de informática da banca CESPE para a prova da Polícia Militar do Alagoas. Vejamos:

 

40 Conhecido como o superusuário do sistema operacional Linux, o usuário root é capaz de realizar diversas tarefas de administração do sistema; entre elas, a de cadastrar outros usuários.

Comentários: O superusuário root do Linux pode SIM cadastras outros usuários, inclusive outros superusuários. Item CORRETO.

 

41 No Linux, a expressão soldados-da-pm-de-alagoas.odt não seria válida para a identificação de um arquivo, pois, nesse sistema operacional, é vedada a criação de arquivos com nomes compostos por mais de dezesseis caracteres.

Comentários: Nomes de arquivos podem ter até 255 caracteres em diversas distribuições do Linux. E, mesmo sem saber o tamanho máximo de arquivo em todas as distribuições existentes, é bem claro que 16 caracteres é muitíssimo pouco. Item ERRADO.

 

42 No Microsoft Excel 2013, embora o usuário possa fazer referências a células de outras planilhas pertencentes a um mesmo arquivo, ele está impedido de vincular uma célula contida em uma planilha de um arquivo a outra célula de uma planilha de outro arquivo, ainda que os dois arquivos estejam na mesma pasta.

Comentários: No Excel, é possível realizar uma referência externa, ou seja, referenciar uma célula ou intervalo em um outro arquivo do Excel.

A referência externa inclui o nome da pasta de trabalho entre colchetes ([ ]), seguido do nome da planilha, um ponto de exclamação (!) e as células das quais a fórmula depende. Detalhe: todo o caminho, até a planilha, deve estar entre aspas simples.

Por exemplo, =’C:\Tribunal\Processos\[Solucionados.xlsx]Sentença’!$C$28 referencia a célula C28 na planilha Sentença do arquivo Solucionados.xlsx, que está na pasta C:\Tribunal\Processos.

Detalhe: comentei referência externa aqui no site do Estratégia, em outro artigo, uma semana antes desta prova.  Me siga nas redes sociais para não perder mais comentários!

Item ERRADO.

 

43 O Microsoft Excel 2013, além de permitir ao usuário salvar as planilhas localmente, isto é, no computador, admite também que as planilhas sejam armazenadas diretamente na nuvem da Microsoft, conhecida como SkyDrive.

Comentários: Item polêmico, pois o SkyDrive foi renomeado para OneDrive. Mas, à época do lançamento do Excel 2013, ainda se chamava SkyDrive. Vai dar o que falar, mas este item está CORRETO, embora me chateie ver uma questão dessas em 2017.

 

44 Ainda que o usuário exclua o histórico de downloads do Google Chrome, os arquivos contidos nesse histórico não são removidos do computados.

Comentários: Perfeito. Vivo falando isso em minhas aulas. Seria absurdo se o histórico de downloads ficasse procurando os arquivos no computador para apagá-los. Item CORRETO.

 

45 Por motivos de segurança, os programas antivírus não podem ser desabilitados nem mesmo em caráter temporário.

Comentários: O usuário é livre para desabilitar os antivírus quando quiser, mesmo que isso não seja recomendado. Item ERRADO.

 

46 Na utilização do sítio de busca do Google, é possível definir que a busca seja feita apenas em sítios que tenham sido atualizados nas últimas 24 horas.

Comentários: O Chrome tem um parâmetro de busca no item Ferramentas que permite escolher a temporalidade da busca. Dentre esses itens, está a busca nas últimas 24 horas. Item CORRETO.

47 Embora possua uma enorme quantidade de recursos, o Google não permite a realização de pesquisa de imagens por meio da especificação de um formato de arquivo, impossibilitando, por exemplo, que se pesquisem exclusivamente arquivos com a extensão JPG.

Comentários: Existe um operador de busca chamado FILETYPE: que permite que sejam buscados arquivos com uma extensão específica. Por exemplo, buscar no Google POLICIAL FILETYPE:JPG retornará apenas resultados com imagens relacionadas ao assunto. Item ERRADO.

 

48 No sistema operacional Windows 8, todo arquivo tem de possuir um nome, e, em uma pasta com arquivos produzidos nesse sistema, cada arquivo deve ter um nome exclusivo.

Comentários: A banca apresentou o gabarito preliminar como CORRETO. Porém, entendo que o enunciado da questão é DÚBIO, pois ao citar “nome” do arquivo, não fica claro para o candidato se o nome em pauta inclui ou não a EXTENSÃO do arquivo. Caso o candidato entenda que a extensão não está inclusa no nome do arquivo, ele julgaria o item ERRADO.

Portanto, por não permitir o julgamento da questão de forma objetiva pelo candidato, proponho a anulação da questão.

 

49 A exclusão de um arquivo eletrônico do computador é permanente, dada a inexistência de programas capazes de recuperar o conteúdo de arquivos apagados.

Comentários: Uai, pra que serve a Lixeira do Windows, se não é para que o usuário recupere arquivos que foram apagados? Item ERRADO.

 

50 Firewalls são dispositivos com capacidade ilimitada de verificação da integridade de dados em uma rede, pois conseguem controlar todos os dados que nela trafegam.

Comentários: A banca apresentou o gabarito preliminar como ERRADO. Existem os chamados Firewalls com filtro de pacotes, que são capazes de analisar todo os dados que nelas trafegam, com o poder de impedir determinado fluxo, caso percebam que alguns dados trafegados não cumpram com a política estabelecida para a rede.

O problema é que NEM TODOS os firewalls são assim.

Mais uma vez, a questão não permite o julgamento da mesma de forma objetiva pelo candidato, pois fica a dúvida em julgar se o candidato deve concordar se ALGUM firewall faz o que se pede, ou se exige-se que o candidato concorde (ou não) se TODOS os firewalls são assim. Em virtude disso, também proponho a anulação da questão.

 

Considerações finais: Gostei da prova, acho que diferenciou quem estudou informática daquelas pessoas que foram para a prova despreparadas na matéria. Creio que nossos alunos tenham alcançado um ótimo resultado!

Quanto às duas questões que proponho recurso, utilizem a fundamentação apresentada para redigir os recursos com suas próprias palavras, OK? Recursos repetidos não serão considerados pela banca examinadora.

Grande abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • como faço para obter recurso
    gleison em 01/11/17 às 16:09
  • Prezado Arthur, a questão não fala em "capacidade ilimitada", fala em "capacidade ilimitada de verificação da integridade de dados em uma rede, pois conseguem controlar todos os dados que nela trafegam". O que é diferente, e específico. Conforme minha explicação, isso é VERDADE, quando se trata de um firewall com filtro de pacotes, o que também é um caso específico. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 01/11/17 às 14:37
  • Caro Victor Dalton, a questão diz capacidade ilimitada, não delimitando qualquer âmbito, logo, afirma-se que é completamente ilimitado, contudo, não existe na área de TI, tecnologia ilimitada. Há limitações como as de hardware que irão impactar diretamente o firewall. Como em todos os sistemas, há bugs, dentre outros problemas. Logo, afirmar que o firewall possui capacidades ilimitadas é, com toda certeza, errado.
    Arthur em 01/11/17 às 12:10
  • Diego, enquanto o firewall estiver ligado e funcionando, ele continuará a controlar o tráfego de dados. Sob essa ótica, a capacidade é ilimitada sim. A questão é que o enunciado está mal redigido. Deveria ser anulada.
    Victor Dalton em 01/11/17 às 11:00
  • Isso mesmo!
    Victor Dalton em 01/11/17 às 10:58
  • Professor, estudei informática com suas aulas e foi bem traquila as questões. Irei entrar com recurso na questão sobre Windows 8, foi a única questão que errei. Abraço!
    Caíque em 01/11/17 às 09:01
  • A questão do firewall está errada por que fala que tem capacidade ilimitada! e não é verdade. não importa se ele trafega todos os dados. ele não tem capacidade ilimitada. infinita.
    Diego em 31/10/17 às 23:31
  • A questão do SkyDrive acho que está errada, mesmo sendo uma versão 2013 ela deve estar atualizada, então atualizaria para OneDrive.
    Jean Oliveira em 31/10/17 às 14:57
  • Vamos aguardar o gabarito preliminar. Essa questão será polêmica! De qualquer forma, seu resultado foi excelente!
    Victor Dalton em 30/10/17 às 11:05
  • Errei apenas a do Firewall :(
    KELVIN SILVA SENA em 30/10/17 às 01:29
  • Valeu pelas respostas, errei apenas a do SkyDrive para OneDrive, acho que essa cabe recurso, já que a nuvem da Microsoft se chama OneDrive.
    Jadson em 29/10/17 às 18:53