Artigo

Prova discursiva da SEFAZ-MG: Como se preparar

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos te fornecer algumas dicas de como se preparar para a prova discursiva da SEFAZ-MG. Vamos lá?

Prova discursiva da SEFAZ-MG: Como se preparar

Mais uma oportunidade incrível para quem estuda para a área fiscal!

Depois de ter sido publicado o edital para o concurso da SEFAZ AP, eis que também é publicado o edital do concurso da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais!

Afinal, 2022 é ou não é o ano dos concursos da área fiscal? Além dessas duas excelentes oportunidades, a Receita Federal está batendo na porta!

Então, se você já estudava ou está começando a estudar para essa área é o momento ideal para intensificar os seus estudos.

Como falamos, foi publicado o mais novo edital da Sefaz MG. Lembrando que os últimos concursos foram realizados em 2007 e 2005.

Você não vai querer esperar mais de 10 anos para o próximo, não é mesmo?

Por isso, vai garantir a sua vaga neste certame. E, pensando em te ajudar, vamos falar um pouco hoje sobre um assunto muito temido pelos concurseiros.

Mas, depois de ler esse artigo, você vai ver que não é um bicho de sete cabeças. Existem alguns truques para conseguir uma melhor pontuação nesse tema tão temido: DISCURSIVAS.

Prova discursiva da SEFAZ-MG: Exigência da Discursiva no Edital

O edital da SEFAZ-MG trouxe a etapa discursiva composta por quatro questões, que devem ser respondidas em até 30 linhas cada.

Além disso, a Prova Escrita Discursiva vale 80 pontos totais e, em cada uma das questões, 20 pontos.

Ou seja, não dá para ignorar a importância da prova discursiva no seu certame. Essa prova pode ser sua aliada e melhorar algumas posições na colocação final ou pode te tirar de dentro das vagas.

Em uma prova discursiva, no geral, é analisado tanto o grau de conhecimento do candidato, se ele respondeu as questões acertadamente, como se ele escreveu com fluência, coerência e domínio da língua portuguesa.

Você verificou no edital quais as disciplinas que podem ser exigidas nas discursivas do seu cargo?

Se não, não se preocupe, vamos listar todas para ficar mais claro.

Se você vai fazer a prova para Conhecimentos Específicos – AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO, as matérias são as seguintes:

  1. Auditoria Contábil;
  2. Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos;
  3. Estatística;
  4. Direito Tributário I e Direito Tributário II; e
  5. Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais.

Se você vai fazer a prova para Conhecimentos Específicos – TRIBUTAÇÃO, as matérias são as seguintes:

  1. Direito Civil II, Processual Civil e Empresarial II;
  2. Direito Tributário I e Direito Tributário II;
  3. Processual Tributário; e
  4. Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais.

Por fim, se você vai fazer a prova para Conhecimentos Específicos – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, as matérias são as seguintes:

  1. Ciências de Dados;
  2. Desenvolvimento de Sistemas;
  3. Banco de Dados;
  4. Infraestrutura Tecnológica; e
  5. Segurança da Informação.

Muitas disciplinas, não é mesmo?

Porém, você sabe qual é o ponto positivo?

Todas essas disciplinas mais exigidas, também são extremamente importantes para a prova objetiva do seu cargo respectivo. Isto é, o seu estudo teórico da prova discursiva também é utilizado para responder às questões discursivas.

Prova discursiva da SEFAZ-MG: Como se preparar

Em algum momento da sua vida você teve dificuldade em expressar suas ideias no papel?

Sim ou claro?

hahaha

Todos sentem essa dificuldade, você não está só! Por mais que você saiba sobre um determinado tema, colocar ele no papel é uma tarefa muito difícil.

E colocar bem escrito, de forma clara e objetiva?

Mais difícil ainda, não é mesmo?

Mas, não é algo impossível, é algo que você vai melhorar através de treinos.

Afinal, escrever de maneira clara é realmente algo desafiador.

Mesmo que não exista uma fórmula mágica para elaborar uma boa discursiva, para conseguir escrever bem é necessário muito treino.

Mas, vamos listar algumas dicas que podem ser cruciais para você elaborar uma boa discursiva.

1° Estudar com afinco os assuntos mais prováveis de serem exigidos

O primeiro ponto para você conseguir elaborar uma discursiva para a SEFAZ-MG é conhecer bem os temas que possuem mais chances de serem abordados na sua prova.

Afinal, não adianta saber escrever uma discursiva da Nasa se você não está com aquela disciplina consolidada na sua mente. Isto é, você só consegue escrever um bom texto sobre algo que você conhece.

Conhecer o tema que está sendo abordado é essencial para conseguir um bom desempenho na discursiva.

E como você consegue isso?

Estudando bem o conteúdo programático, principalmente das matérias exigidas para a sua discursiva. Como falamos, elas também são de extrema importância na sua prova objetiva.

2° Conhecimento das regras gramaticais

Para você elaborar uma boa discursiva e conseguir obter uma boa pontuação é necessário treinar bem as regras gramaticais.

E, claro, isso não é nada que foge tanto do estudo da prova objetiva. Afinal, português é uma disciplina exigida na prova objetiva para todos os cargos.

Quando você possui um bom vocabulário, você consegue expor melhor as suas ideias, de forma mais clara e coerente.

Além de conseguir escrever de maneira mais persuasiva, relacionando os fatos, provas e argumentos necessários.

Afinal, uma boa discursiva é composta de alguns elementos básicos, são eles: clareza, concisão, coerência e coesão.

Você sabe qual é a importância de cada um desses elementos?

  1. Clareza: Alguns alunos estudando para concursos pensam que para impressionar o examinador é necessário utilizar um vocabulário rebuscado. Porém, o que deixa o examinador interessado na sua discursiva é a clareza na abordagem do tema que você está tratando.

Para conseguir elaborar uma boa discursiva é necessário escrever bem, mas isso não quer dizer escrever de forma rebuscada. A discursiva deve ser escrita de forma simples, abordando todo o assunto exigido de forma clara.

Evite utilizar na sua discursiva: gírias, coloquialismos e frases feitas.

Afinal, um texto considerado “bem feito” é o que desperta o interesse do examinador. Isto é, é um texto pautado na clareza e em bons argumentos.

2. Concisão: Um texto é conciso quando ele é enxuto. Isto é, é um texto que em poucas palavras consegue apresentar o argumento principal.

Evite utilizar na sua discursiva: repetições desnecessárias, redundâncias, delongas, etc.

Assim, para elaborar um bom texto, você não deve repetir nem ideias nem argumentos. Portanto, faça a opção por frases curtas, textos sem rodeios.

Prova discursiva da SEFAZ-MG: Como se preparar

3. Atenção a gramática: Como falamos, português é uma disciplina muito importante tanto para a prova objetiva quanto para a prova discursiva.

Assim, quando você for elaborar o seu texto, é importante ter muita atenção quanto ao padrão das normas gramaticais na sua linguagem. Afinal, cada erro de português vai ser descontado preciosos pontinhos na sua prova.

4. Coesão: A coesão permite que as suas ideias presentes no texto estejam interligadas. Ou seja, a coesão é essencial para o seu texto ser mais claro para o leitor, pois a coesão é responsável por ligar os parágrafos presentes no texto e fornecer significado para cada um deles.

Assim, a coesão trata das relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, conectivos, entre outros.

E em que matéria você estuda tudo isso?

PORTUGUÊS!!

5. Coerência: Uma boa discursiva deve antes de tudo fazer sentido. Isto é, o texto deve ser escrito de forma coerente para que o leitor compreenda o que está sendo exposto.

Prova discursiva da SEFAZ-MG: O que você não deve fazer

Agora que listamos algumas dicas de como você deve abordar o assunto na sua prova discursiva, que tal falarmos um pouco do que você não deve fazer na prova?

Afinal, alguns erros são “batidos” e acabam eliminando muitos candidatos neste tipo de prova.

Vamos listar os principais?

  1. Fuga ao tema proposto: Um erro que muitos candidatos cometem nas provas discursivas é fugir do tema que foi proposto. Além de ser um erro extremamente “batido”, é um erro muito perigoso. Afinal, esse erro pode levar a zerar a sua prova.

Mas você sabe quando ocorre uma fuga ao tema proposto?

Ocorre quando o candidato responde a questão em desacordo com o que a Banca Examinadora pediu, isto é, o candidato escreve uma resposta diferente da esperada para a questão.

“Mas é necessário adivinhar o que a Banca quer?”

Não é necessário, a própria questão coloca indícios do que a Banca quer que você aborde. Então, leia com muito cuidado o que a questão está pedindo.

2. Assinar o nome, inserir símbolos ou outra forma de identificação: Esse é outro erro que pode zerar a sua prova. Afinal, em uma prova discursiva você não pode utilizar nenhum mecanismo de identificação.

3. Letra ilegível: se você tem dificuldade em entender a sua letra, imagina o examinador. Caso a sua letra seja difícil de ser entendida, pode ser necessário treinar a sua caligrafia.

4. Ofensas ou manifestações de intolerância e ódio: Colocar na sua prova ofensas, manifestações de intolerância ou de ódio, podem fazer com que a sua prova discursiva seja zerada.

Assim, muita atenção para não cometer esses erros na sua prova. Afinal, não dá para ser eliminado deste certame por ter cometido um desses atos, não é mesmo?

Espero que tenham gostado do artigo do artigo de hoje e boa prova!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

http://www.fazenda.mg.gov.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.