Artigo

Prova de Medicina Legal PC MG (Escrivão)

Olá, meus amigos!

Estou muitos feliz, pois recebi várias mensagens de alunos que “fecharam” a prova de Medicina Legal. Nosso curso estava bem objetivo e abordei tudo que caiu na prova. Top demais!

Outra coisa, das cinco questões quatro eu abordei no aulão presencial de véspera. Quem prestou atenção nas dicas conseguiu garantir as quatro.

Olhei as provas de Criminologia e Medicina Legal, não vi possibilidade de recursos, entretanto, identifique um erro da banca na questão 60 (prova verde). Vejamos a questão:

“A midritização se refere
(A) ao fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos
dos venenos.
(B) à propriedade que tem determinada substância de causar internamente, por
efeito químico, um dano midriático a um organismo vivo.
(C) à exaltada sensibilidade de alguns indivíduos a pequenas doses de veneno.
(D) à ação tegumentar de cáusticos, através de efeitos coagulantes ou liquefacientes,
com intenção do agressor em enfeiar a vítima.”

O examinador utilizou a expressão “midritização”, mas na verdade é mitridatização. Já vi algumas bancas anularem questões com erro de digitação. Não sei se a Fumarc vai anular esta aí, mas quem quiser entrar com recurso deixe bem claro que a palavra mencionada pela banca não existe!

O examinador nesta questão quis abordar umas das fases do percurso do veneno. O percurso do veneno através do organismo tem as seguintes fases: penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação e eliminação. Há algumas situações ou fenômenos que podem ocorrer após a penetração do veneno, tais como: mitridatização, toxicidade, intolerância, sinergismo e equivalente tóxico.

Chama-se de mitridatização, e não midritização, o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas.

Espero ter ajudado! Acredito que em 2019 vamos ter Perito Criminal e Investigado. Não esperem edital, estudem o quanto antes!

Estarei postando novidades e dicas no Instagram: @prof_herculano

Grande abraço!

Professor Alexandre Herculano

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde! Cabe recurso na prova verde questão 58 de Medicina Legal pois acordo com o PARECER CREMEC n° 14/2011 14/05/11 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC N° 3997/2011 ASSUNTO: TONALIDADE DE EQUIMOSES PARECERISTAS: DR. HELVÉCIO NEVES FEITOSA E DR. JOSÉ MÁLBIO OLIVEIRA ROLIM EMENTA: A tonalidade arroxeada das equimoses geralmente ocorre no segundo e terceiro dia após o trauma que as determinou. Entretanto, o valor cronológico das alterações de cor das equimoses é relativo, apenas aproximado, sendo influenciado por diversos fatores. Diante desse exposto a questão se prende a palavra "Sempre" e isso sabemos que não é verdade pois a tonalidade da equimose depende de vários fatores por isso é considerada relativa. Consultei alguns colegas da área de medicina legal e cabe até mandado de segurança referente essa questão.
    Fabio Sousa em 02/01/19 às 18:04
  • Bom Dia,professor! Quero agradecer a vc pelas dicas das questões.Pra quem e formada em administração ter acertado todas as questões d criminologia e medicina legal .Vc e o melhor professor.Obrigado a vc,e todos os outros professores.Ha, ja to estudando para outo concurso .
    Cristiane Pimenta em 06/12/18 às 09:46