Prova de Medicina Legal PC MG (Escrivão)
Alexandre Herculano

Prova de Medicina Legal PC MG (Escrivão)

Olá, meus amigos!

Estou muitos feliz, pois recebi várias mensagens de alunos que “fecharam” a prova de Medicina Legal. Nosso curso estava bem objetivo e abordei tudo que caiu na prova. Top demais!

Outra coisa, das cinco questões quatro eu abordei no aulão presencial de véspera. Quem prestou atenção nas dicas conseguiu garantir as quatro.

Olhei as provas de Criminologia e Medicina Legal, não vi possibilidade de recursos, entretanto, identifique um erro da banca na questão 60 (prova verde). Vejamos a questão:

“A midritização se refere
(A) ao fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos
dos venenos.
(B) à propriedade que tem determinada substância de causar internamente, por
efeito químico, um dano midriático a um organismo vivo.
(C) à exaltada sensibilidade de alguns indivíduos a pequenas doses de veneno.
(D) à ação tegumentar de cáusticos, através de efeitos coagulantes ou liquefacientes,
com intenção do agressor em enfeiar a vítima.”

O examinador utilizou a expressão “midritização”, mas na verdade é mitridatização. Já vi algumas bancas anularem questões com erro de digitação. Não sei se a Fumarc vai anular esta aí, mas quem quiser entrar com recurso deixe bem claro que a palavra mencionada pela banca não existe!

O examinador nesta questão quis abordar umas das fases do percurso do veneno. O percurso do veneno através do organismo tem as seguintes fases: penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação e eliminação. Há algumas situações ou fenômenos que podem ocorrer após a penetração do veneno, tais como: mitridatização, toxicidade, intolerância, sinergismo e equivalente tóxico.

Chama-se de mitridatização, e não midritização, o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas.

Espero ter ajudado! Acredito que em 2019 vamos ter Perito Criminal e Investigado. Não esperem edital, estudem o quanto antes!

Estarei postando novidades e dicas no Instagram: @prof_herculano

Grande abraço!

Professor Alexandre Herculano

 

 

Compartilhe:

Alexandre Herculano

Alexandre Herculano

Servidor público federal (Analista) - SENASP. Além desse, passou, também, para o TRT e TRF do Paraná, MPU, Polícia Civil do Rio de Janeiro (Inspetor de Polícia, Oficial de Cartório e Papiloscopista), STJ (Inspetor de Segurança na 12ª posição), Polícia Rodoviária Federal – PRF, e outros. É formado em Administração Pública, Pós-Graduado em Gestão da Segurança Pública e, Pós-Graduado em Perícia Criminal e Ciências Forenses, Pós-Graduando em Penal e Processo Penal. Professor desde 2008. Professor de Medicina Legal na pós-graduação de Direito Penal e Processo Penal da Universidade CESUL no Paraná. Professor de Leis Penais; Medicina Legal e Criminalística; Criminologia e Legislação de Trânsito para concursos públicos. Atuou, na SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) - Ministério da Segurança Pública, como Coordenador de Programas e Projetos Especiais na área de Segurança Pública. Hoje atua na área de Planejamento em Segurança.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.