Artigo

Prova da Semana – Comentário da prova da ABIN – Área 8 – Banco de dados

Abaixo comentamos a prova de Analista de Infraestrutura da ABIN, área 08, concurso de 2018.

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 08 Questão: 140

A respeito de sistemas gerenciadores de banco de dados, julgue os próximos itens.

140 No processo de otimização de consulta a banco de dados, é necessário coletar informações a respeito do tamanho dos campos envolvidos nos processos de exclusão das tabelas.

Comentário: Veja que essa questão misturou consulta com exclusão. Quando você está manipulando objetos por meio de consulta você precisa saber dos dados e estatísticas relativos ao escopo da consulta. O tamanho da tabela, a quantidade de linhas e colunas, a distribuição dos dados nas colunas e outros fatores são importantes. Contudo, os campos envolvidos no processo de exclusão da tabela, que estaria relacionado ao comando DROP, não são relevantes neste cenário. Logo, a alternativa está incorreta.

Gabarito: E C C E C

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 08 Questão: 141

A respeito de sistemas gerenciadores de banco de dados, julgue os próximos itens.

141 No arquivo pg_hba.conf de configuração do PostgreSQL, as diretivas são avaliadas a partir da linha superior, para a linha inferior.

Comentário: O pg_hba.conf controla que máquinas terão acesso ao PostgreSQL e a autenticação dessas máquinas clientes (sem autenticação ou através de outras formas, trust, md5, crypt, …). Com o pg_hba.conf podemos controlar o acesso pelo IP, pela máscara, pelo banco, pelo usuário ou pelo método (trust, md5, password, etc).

No arquivo, temos uma lista organizada de registros que vão fazer a configuração da autenticação dos clientes do PostgreSQL. A avaliação destes registros é feita em ordem, contudo, se houver algum conflito o último registro avaliado é descartado ficando apenas o primeiro. Vejamos dois exemplos:

Exemplo 01:

TYPE DATABASE   USER CIDR-ADDRESS     METHOD

local   all                all                                    md5

local   all                all                                    trust

Acima todas as conexões locais exigirão senha md5.

Exemplo 02:

TYPE DATABASE   USER CIDR-ADDRESS     METHOD

local   all                all                                    trust

local   all                all                                    md5

Já este acima aceitará todas as conexões locais incondicionalmente (sem senha, trust).

Logo, temos uma alternativa correta.

Gabarito: C

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 08 Questão: 142

A respeito de sistemas gerenciadores de banco de dados, julgue os próximos itens.

142 Chave primária é o conjunto de um ou mais atributos para identificar uma tupla de uma entidade.

Comentário: O atributo (coluna) ou combinação de atributos que identifica de forma exclusiva cada tupla (linha) de uma relação (tabela) é chamada de chave primária. Uma relação pode ter apenas uma chave primária, mas pode ser a combinação de mais de um atributo. A chave primária não pode conter valores duplicados ou nulos. Se a chave primária for uma combinação de mais de um atributo, a combinação de todos os valores de atributo deve ser exclusiva e nenhum dos atributos pode conter valor nulo. Nulo significa valor desconhecido. Não significa zero ou espaço, ou em branco. Desta forma a alternativa está correta.

Gabarito: C

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 08 Questão: 143

A respeito de sistemas gerenciadores de banco de dados, julgue os próximos itens.

143 Em um sistema hierárquico, o servidor que recebe pedidos de consultas e distribui essas consultas para origens de dados remotas é denominado servidor hierárquico.

Comentário: Um banco de dados distribuído requer processamento distribuído. O processamento distribuído significa que o processamento é feito em diferentes sites. Os componentes do banco de dados distribuído são o processador de transações, o processador de dados, o sistema e rede de comunicação.

O processador de transações é um software que processa dados em diferentes sites. O processador de dados é um software que acessa e armazena dados de sites remotos ou locais. O sistema de computador é um hardware, no qual o fragmento do banco de dados, o processador de transações e processador de dados são estruturados. Através da rede de comunicação, os computadores em diferentes sites se comunicam entre si.

Vejam que a questão quis chamar sistemas de banco de dados distribuídos de sistema hierárquico, isso não está certo. A palavra “hierárquico” aparece associada a modelos de dados legados, são eles: em rede e hierárquico.

Gabarito: E

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 08 Questão: 140 a 144

A respeito de sistemas gerenciadores de banco de dados, julgue os próximos itens.

144 O comando SQL select campo from tabela corresponde a uma operação de projeção da álgebra relacional.

Comentário: Sabemos que quando estamos relacionando as cláusulas do comando SELECT de SQL à álgebra relacional temos a seguinte associação:

Assim, podemos observar que a afirmação está correta.

Gabarito: C

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 08 Questão: 145

Julgue o item a seguir, relativo aos ambientes de alta disponibilidade.

145 Em um ambiente de alta disponibilidade, a confiabilidade é o resultado do levantamento estatístico das horas de funcionamento da infraestrutura elétrica do ambiente

Comentário: Sabemos que confiabilidade, recuperabilidade, detecção rápida de erros e operações contínuas são as características principais de uma solução de alta disponibilidade.

A confiabilidade está associada a resiliência. A resiliência de um banco de dados permite o processamento contínuo mesmo em caso de falhas individuais de servidores. Para tal é necessário ter um hardware confiável. Softwares confiáveis, incluindo o banco de dados, servidores Web e servidores de aplicação são tão fundamentais para a implementação de uma solução de alta disponibilidade quanto um hardware confiável. Por exemplo, hardwares de baixo custo (conhecidos como blade), combinados com um software como o Oracle Real Application Clusters (Oracle RAC), podem ser usados para implementar um sistema muito confiável. Se fossemos calcular algum índice estatístico para confiabilidade ele estaria associado ao tempo no qual o serviço de banco de dados está funcionando. Logo, temos uma alternativa incorreta.

Gabarito: E

Qualquer dúvida estou às ordens,

Forte abraço e bons estudos,

Thiago Cavalcanti

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.