Artigo

Proposta reserva 20% das vagas de concursos para alunos de escolas públicas

Um projeto de lei que tramita no Senado Federal propõe que 20% das vagas de concursos sejam destinados a alunos de escolas públicas. Caso o PL seja aprovado, a medida seria adotada pelos próximos 20 anos.

A regra valeria para cargos efetivos e empregos públicos em administrações federais, autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia administradas pela União. A proposta é que a reserva das vagas contemple os concursos que ofereçam um número de vagas igual ou superior a três. Os editais devem especificar o total de postos destinados a cada cargo.

O senador Fabiano Contarato, autor do PL, afirma que o ensino público no Brasil está em uma situação “deplorável”, e que os alunos não tem as mesmas oportunidades de estudantes de instituições particulares, por exemplo.

“Falta de tudo. Falta giz, falta carteira, falta ventilador, falta professor e falta merenda. Quem tem coragem de dizer que o pobre concorre em condições de igualdade com o superatleta dos concursos, que viaja para Miami para relaxar após a prova? Devemos dar oportunidades de ingresso no serviço público de forma igualitária à parcela mais pobre da sociedade” – diz o senador

O projeto agora passa por análise na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), e caso seja aprovado, segue direto para a Câmara.

Informações sobre os CONCURSOS 2019

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vai sobrar alguma vaga para quem não se encaixa em algum padrão de cota? Tô só vendo..
    Bruno em 30/04/19 às 22:45
  • Eu não sei se isso é bom ou se é mais uma forma de falta de combate ao problema estrutural da educação. Remendos, cotas, programas assistenciais... Acho que posso falar com certa propriedade porque trabalho em uma biblioteca de clube de elite em São Paulo.. e vejam que ironia: Atendo, diariamente, muitos alunos que tbm estudam para concursos e presencio essa diferença gritante. São dois mundos. Eu convivo com as duas realidades: A minha sofrida..kkkk..típica de um brasileiro concurseiro .. e a outra com piscinas, quadras...mordomias....enfim.. Às vezes, dá um desânimo e , em outros momentos , cresce um sentimento de superação. Aí eu me pergunto se o Estado tem que intervir neste tipo de coisa... sei lá...
    Rafael em 30/04/19 às 09:58
  • Eu estudei em escola pública e não concordo com isso. Chega de cotas, elas tem é que acabar e a única que deve permanecer é para deficientes.
    patricia regina em 30/04/19 às 09:38
  • Ou seja, se continuar assim, quem deu o "azar" de não ser de nenhuma das "minorias" ou deu "azar" de ter uma condição financeira um pouco melhor que a média ou deu "azar" de pagar impostos a vida toda para proporcionar educação, saúde e segurança para quem não pode ter, não terá mais vagas em concursos, faculdades, universidades, empresas, etc. Um grande absurdo que espero de coração não seja aprovado. Aliás, as próprias cotas em concursos públicos estão sendo revistas e devem ser extintas, para o bem do futuro do Brasil.
    Marcelo em 30/04/19 às 09:24
  • 20% para negros; 20% escola publica; 20% deficientes... em breve teremos mais 20% para GLBTI e 20% para estrangeiros...tirar meu filho da escola particular, coloca-lo em escola publica e pagar assinar o estratégia ilimitado para ele kkkkkk
    igorando em 30/04/19 às 09:08
  • Muito justo. Parabéns, Senador.
    Rafael Cardoso da Silva em 30/04/19 às 08:41
  • Querem com isso menos qualidade ao serviço público ? Melhor seria incentivar a qualidade na educação e nivelar em condições de igualdade com os demais! Tudo isso não passa de politicagem para ganhar votos, esse é o problema do Brasil, políticos querendo se perpetuarem no poder com ideias que não resolve a qualidade do ensino.
    Celso em 30/04/19 às 08:28
  • Por que esse número "mágico" de 20% ? Por que não 5%, 10% ou 15% ? Complicado, pois o Brasil tenta resolver as coisas pelos remendos. Daqui a pouco teremos 20% para militares (como estavam propondo antes), mais 20% para pessoas idosas ( possível justificativa seria que não conseguem competir de igual com os mais jovens, pois estes têm mais disposição, em tese, pela idade). Com isso teríamos, contando com a cota da reportagem, 5%+20%+20%+20%= 65% para cotas. Será que é o jeito correto de SELECIONAR PARA O SERVIÇO PÚBLICO? Acredito que não. No entanto, sou a favor de cotas, mas com percentual mais baixo.
    Felipe em 30/04/19 às 08:27
  • Mais cotas?! totalmente contra!! a pessoa tem que estudar e passar, não importa aonde estude!
    Raimison Nogueira Passos em 30/04/19 às 01:35
  • Uma das PLs mais justas de todos os tempos! Parabéns ao Senador!
    Geudo em 29/04/19 às 21:04
  • Era só o que faltava. Concurso é pra selecionar o candidato mais apto, não é meio pra fazer justiça social. Pra isso já existem as cotas nas universidades, ProUni, FIES etc. Se o ensino público é deficiente, então em vez de consertá-lo vamos pegar os alunos e transformá-los em juízes, auditores, policiais, médicos. Essa é "lógica" desse projeto.
    Jose em 29/04/19 às 17:05
  • Agora deu bom... o País tá uma xxxx para TODOS. Sou pobre, não sou negra e não estudei em escola pública. Me lasco de estudar, tento pagar os melhores cursinhos com suor e não tenho direitos a nada. A primeira coisa que esse país deveria fazer era parar de MIMIMI... já encheu o saco isso! 20% negros, 20% escola públicas, 5%PCD ... o resto que se exploda!!! Os únicos que concordo TOTALMENTE são os PCD o resto deve parar de palhaçada e estudar como todos! Chatisse desse país, credo
    Rose em 29/04/19 às 16:48
  • Daqui a pouco, existirão cotas para pessoas NORMAIS. Sou oriundo de escola pública e NÃO CONCORDO com esse projeto. Concurso Público é MERITOCRACIA, é a escolha dentre os melhores, a fim de melhorar os serviços e elevar radicalmente nosso País. Esses projetos não deveriam ser tratados de forma assistencialista. Deveriam focar nas causas e não nas consequências. Que País esquisito. Que Deus nos proteja e nos ilumine!
    SLZ SLZ em 29/04/19 às 16:47
  • Muito bom! Cotas para negros, para PCds, para militares, para idosos e para egressos de escolas públicas. Estou aprovado em um concurso que está nomeando na proporção de 3:2 (três da ampla, um negro/pardo e uma PCD. Se todas essas cotas forem implantadas, como ficarão as nomeações?
    Dickson Ramon em 29/04/19 às 16:40
  • Caramba! Será que isso é a solução? N seria melhor arrumar o ensino no Brasil ou o governo bancar bolsas para alunos de baixa renda em escolas particulares?? Daqui a pouco vamos ter cota para LGBT e afins.
    Diego em 29/04/19 às 15:51
  • Vai colocar lá dentro quem não tem nível adequado? Não acho uma saída razoável. No mínimo deveria ter incentivo à qualificação para que possam ter igualdade de condições.
    Celso em 29/04/19 às 15:46
  • será que abrange Colégio Militar?
    Will em 29/04/19 às 15:26