Notícia

Promotor SC: questão passível de recurso (Português)

Olá, pessoal, tudo bem?

Quando o gabarito oficial da prova do concurso MP SC Promotor foi divulgado pelo CESPE/CEBRASPE, percebi que a questão nº 4 pode ser possível de recurso. Abaixo explico detalhadamente.

QUESTÃO Nº 04

TEXTO DA QUESTÃO:

No trecho “Muitos pensadores têm destacado que o direito atual parece ter invadido tudo” (último parágrafo), a locução verbal “têm destacado” indica uma ação que acontece no momento em que se produz o texto e poderia ser substituída por destacam, sem alteração dos sentidos originais do texto.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

GABARITO PRETENDIDO: CERTO

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão descreve a semântica da locução verbal “têm destacado” como indicativa de uma ação que acontece no momento em que se produz o texto. O pretérito perfeito composto do indicativo, tempo e modo nos quais está conjugada a locução em análise, indica uma ação iniciada no passado e que permanece acontecendo no presente, ou seja, no momento do discurso. Portanto, a descrição feita na questão está correta, uma vez que não afirma que a ação SE INICIA no momento de produção do texto, e sim que ACONTECE nesse momento.

Além disso, esta banca já considerou correta a substituição de uma forma no presente do indicativo por outra no pretérito perfeito composto. A questão “No que concerne a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta”, presente na prova de Língua Portuguesa do Ministério de Minas e Energia para cargo de Nível Superior realizada em 2013, tem como gabarito a alternativa em que se afirma: “Na linha 2, a forma verbal “faz” poderia ser substituída tanto por TEM FEITO como por VEM FAZENDO, mantendo-se a correção gramatical e a coerência textual”.

Ante a fundamentação acima, solicita-se, a ALTERAÇÃO do gabarito para CERTO.

Professora Adriana Figueiredo.

Saiba mais: Concurso MP SC Promotor

Youtube – Estratégia Carreira Jurídica

CURSOS E ASSINATURAS

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.