Convocação do Programa de Formação do TCU – Técnico
Candidatos deverão se matricular no Programa de Formação do concurso TCU – Técnico a partir do dia 30 de outubro!
O Cebraspe publicou a convocação para o Programa de Formação do concurso TCU (Tribunal de Contas da União), destinado ao cargo de Técnico. Essa é a segunda etapa do certame, de caráter eliminatório.
De acordo com o documento, a etapa será aplicada aos candidatos no período de 26 de novembro e 08 de dezembro. A organização é por conta do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).
Como será o Programa de Formação do TCU – Técnico?
O Programa de Formação, que tem por finalidade a integração inicial no ambiente de trabalho e o desenvolvimento básico de competências necessárias à atuação profissional dos novos servidores, será composto de uma parte geral.
Basicamente trata-se de aulas presenciais e de outras atividades relacionadas à estrutura orgânica, ao funcionamento e aos modelos de gestão do TCU.
Já a parte específica contará com aulas presenciais e outras atividades voltadas diretamente às atribuições do cargo.

Além disso, a aprovação do candidato no Programa de Formação requer desempenho médio geral igual ou superior a 60,00 pontos e desempenho em cada disciplina em que houver avaliação de rendimento igual ou superior a 50,00 pontos.
O desempenho do candidato em cada disciplina é aferido com base nas notas obtidas nas provas e atividades realizadas, que podem variar de zero a 100,00 pontos.
Como realizar a matricula para o Programa de Formação do TCU – Técnico?
Todos os candidatos que constam na lista de convocação devem se atentar ao procedimento de matrícula no Programa de Formação do TCU.
A matrícula deverá ser feita, exclusivamente, no site do Cebraspe, no período de 10 horas do dia 30 de
e 16 horas do dia 31 de outubro de 2025 (horário oficial de Brasília/DF).
A efetivação da matrícula está condicionada ao preenchimento online de formulário de requerimento de matrícula e entrega, obrigatória, no primeiro dia do Programa de Formação, da seguinte documentação:
- a) atestado de sanidade física e mental, que comprove a aptidão do candidato para frequentar o Programa de Formação;
- b) no caso de servidor ocupante de cargo efetivo da Administração Pública Federal, apresentação de declaração que comprove essa condição emitida pelo dirigente de pessoal do órgão/entidade de lotação, liberando-o para participar do Programa de Formação em regime integral e dedicação exclusiva;
- c) formalização de sua opção quanto à percepção pecuniária por meio do preenchimento de um dos formulários (de opção pelo auxílio-financeiro ou de opção pela remuneração do cargo efetivo)
Após efetuar a matrícula, o candidato terá a matrícula bloqueada pelo sistema, não sendo permitida, em hipótese alguma, quaisquer alterações.
Ademais, vale lembrar que o TCU publicou um novo edital de concurso público para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. Ao todo, são contempladas 20 vagas com salários iniciais de R$ 26,1 mil!
Para concorrer ao cargo, o candidato precisa possuir apenas nível superior em qualquer área de formação. Se você deseja conferir TODAS as informações do certame, acesse agora mesmo o link abaixo:
Saiba mais: Concurso TCU