Artigo

Professor, não fui bem na PRF! O que fazer agora?

Não fui bem na prova da PRF, ou fui bem na prova, mas não sei se consigo ser aprovado. Essas duas situações são bem comuns no pós-prova.

Já passei inúmeras vezes por esse sentimento, sei como é o desespero por ter se dedicado aos estudos e não ter ido bem ou apenas não ter lembrado tudo na hora da prova e assim não conseguir resolver as questões.

Então Professor, o que devo fazer? Essa pergunta tem que ser respondida de acordo com sua vontade.

Você REALMENTE deseja passar em um concurso público? Você REALMENTE deseja que seja um concurso na área policial?

Se a resposta for sim para as duas perguntas, continue lendo esse texto. Caso seja não para alguma delas, esse texto não é para você.

Para você estar se sentindo dessa forma, temos as seguintes situações.

  1. Comecei os estudos após o edital e não cumprir todo o edital;
  2. Estudei todo o conteúdo, mas não consegui resolver as questões da prova;
  3. Estudei bastante, mas ainda assim não consegui ser aprovado.

Vamos por partes, porque cada situação temos diferentes abordagens.

Caso tenha iniciado os estudos apenas após o edital, essa pode ser a oportunidade de aprendizado. Como você já percebeu, estudar apenas com o edital publicado é extremamente difícil cumprir todos os tópicos do edital, os conteúdos são bem extensos. Por isso, não é provável que consiga a aprovação por esse caminho.

Então aproveite essa situação para continuar estudando, dessa forma num próximo edital você já estará com grande parte do conteúdo já estudado.

Caso tenha estudado um pouco e mesmo assim foi mal, pode ser que você não tenha usado os métodos e/ou técnicas de estudos mais adequadas. O uso das ferramentas apropriadas para cada fase do concurso (pré-edital, pós-edital, semanas finais) é fundamental para que o cérebro consiga lembrar de todo o conteúdo na hora da prova.

Caso tenha estudado bastante e mesmo assim não conseguiu ir bem na prova, pode ser que tenha que rever as prioridades nos estudos. Você estudou as matérias certas e que possuem a maior incidência em provas ou focou mais nas matérias que gosta? Você estudou otimizando seu tempo de estudo ou foi mais um daqueles concurseiros que elaboram cadernos e cadernos de resumos?

Não existe uma fórmula mágica para passar em concurso. O que existe são métodos e ferramentas que otimizam seu tempo de estudo, fazendo com que consiga estudar mais e melhor. Com as ferramentas corretas você poderá estudar um maior número de páginas, por exemplo. Ou ainda ajudar naqueles “brancos” na hora da prova.

Qualquer que seja a sua situação, hoje será o divisor de águas na sua vida. Quer saber porquê?

Sabendo dessas 3 hipóteses, o que você vai fazer?

Desistir por não ter conseguido? Ou acreditar que seu objetivo é possível e persistir nele?

Caso esteja focado em atingir o seu tal almejado cargo público, essa é uma excelente oportunidade.

Você já começou os estudos, pegou um ritmo adequado (o que é uma coisa muito difícil de adquirir), NÃO PARE!!!

Mas professor, quais concursos posso fazer?

Esse ano teremos vários concursos na área policial espalhados pelo país. Diversos da Polícia Civil, Polícia Militar, até a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve ter um novo edital esse ano. No final desse artigo terá um link para os concursos mais esperados desse ano.

Aqui vai uma dica de amigo pra você, continue os estudos, continue focado. Apenas não faça do mesmo jeito!!!

Como assim professor? Use essa experiência e observe os erros, o que você poderia fazer diferente? O que você poderia melhorar para otimizar seu tempo? Estudou pelo material correto? Teve um plano de estudo bem elaborado?

Corrigindo os erros cometidos e melhorando sua forma de estudo você vai conseguir ser APROVADO no seu concurso dos sonhos. O tempo para ser aprovado vai depender de você e do quão bem será seu plano de estudo.

Uma coisa eu digo para você, o caminho é extremamente árduo e espinhoso, mas ver seu nome entre os aprovados e principalmente entre os convocados mostra que TODO O ESFORÇO VALE A PENA, acredite em mim!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.