Artigo

Dicas de Produtividade: Organize-se e Estude Mais!

Fala, concurseiro! Como anda a produtividade nos seus estudos?
Conseguir estudar mais pode acontecer de 2 formas: produzir mais no mesmo tempo ou simplesmente estudar por mais tempo. Ou seja:

1) Você pode estudar a mesma carga horária ontem e hoje, mas talvez hoje sentir que o estudo rendeu mais (aí você terá estudado mais porque teve mais produtividade nos seus estudos);

2) Ou também você pode estudar, com a mesma produtividade, porém com mais carga horária hoje do que estudou ontem (aqui você terá estudado mais hoje porque ficou sentado estudando por mais horas, porém com a mesma produtividade de estudo).

Organize a sua Produtividade

                                       Pegue um papel e, com calma, organize-se! A Produtividade é sua aliada nos estudos!

Mas, no item 2, é possível a gente ter mais carga horária de estudo através de uma produtividade diferente; não nos estudos, mas sim na organização do nosso dia de estudos.

Fazendo as demais tarefas do dia com mais produtividade e sabendo organizá-las de forma eficiente, você estará liberando mais tempo para que possa estar na sua cadeira estudando tranquilo(a)!

E como organizar melhor o meu dia de estudo para ter mais produtividade?

Sugiro então que dê uma olhadinha no vídeo abaixo, onde eu abordo o tema “como organizar o seu dia de estudo“!
Além disso, ao terminar de ver o vídeo, você pode dar uma lida nos comentários (já respondi diversas dúvidas interessantes lá sobre o tema da “produtividade nos estudos”)!

Se o vídeo ajudou de alguma forma, então considere ir lá no meu canal do YouTube clicando aqui e curtir o vídeo para eu saber se o tema do vídeo vale a pena, beleza?

Quem sou eu?

Caso você não me conheça!
Eu me chamo Luis Eduardo.
Sou coach aqui no Estratégia, analista do Passo Estratégico e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.
(Saiba o que é Passo Estratégico clicando aqui.)

Precisa de mais dicas de estudo (e motivacionais)?

Acompanhe também minhas dicas motivacionais e de estudo, no INSTAGRAM.
Segue uma das dicas:

Claro que sim! Mas, você deve saber que, quanto MAIS FOCO você coloca em algo, MAIORES AS CHANCES de você conseguir o que busca! Recebo muitas perguntas no e-mail sobre isso. Então vou deixar 2 dicas sobre esse assunto abaixo. Lembrando que cada pessoa tem uma situação diferente! DEIXE NOS COMENTÁRIOS a sua situação. Vamos conversar e ver se eu posso ajudá-lo(a). Lembrando que as dúvidas de outros colegas podem ser as mesmas que as suas! Vamos às dicas! #1) SE você tem um concurso alvo em mente, que você gostaria muito de ser aprovado(a), SE o edital desse concurso está para sair e SE você ainda NÃO conseguiu estudar a maioria das matérias prováveis de cair nesse concurso, ENTÃO: eu recomendaria que você não se preocupasse com mais nenhum outro concurso e desse foco total no seu concurso alvo. . #2) SE você tem um concurso alvo em mente, que você gostaria muito de ser aprovado(a), SE o edital desse concurso NÃO está para sair por agora e SE você ainda NÃO conseguiu estudar a maioria das matérias prováveis de cair nesse concurso, ENTÃO: eu recomendaria que você desse PRIORIDADE no estudo das matérias mais "importantes" (que possuem alto peso na prova) e/ou mais complexas (aquelas mais difíceis de se entender) do seu concurso alvo, porém SEM PROBLEMAS em ficar de olho nos concursos que estão por sair. Claro que é importante ter uma estimativa de quando o seu concurso alvo deve ter o edital lançado para não correr o risco de se prejudicar. . Obs.: Importante saber também que decidir prestar um concurso e perceber que tem MUITA coisa para estudar no pós-edital é um indício de que você provavelmente não vai conseguir estudar tudo até lá ou talvez até chegar na prova "realmente" concorrendo com os candidatos mais bem preparados (a não ser que você tenha uma estratégia de estudo "ninja" no pós-edital). . Espero que as dicas tenham ajudado! Vamos aos COMENTÁRIOS agora! rs #coachingdoestrategia #estrategiaconcursos #coachluiseduardo #dicasdeestudo #tst #mpu #trf1 #cldf

A post shared by Luis Eduardo (@coachluiseduardo) on

Bons estudos e grande abraço!

​Luis Eduardo
Coach e Analista do Passo Estratégico
Auditor Fiscal do Estado de São Paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Fala, Fernando! Na medida do possível, tente apenas destacar o que achar importante, sem necessariamente ficar reescrevendo tudo que está no texto. Por esse motivo que recomendo o grifo nos materiais, já que o texto já está ali escrito, faltando apenas ser destacado para organizar o que deve ser revisado. O mapa mental é legal, mas demorado! Tome cuidado para não perder muito tempo com ele, principalmente se quiser ser muito zeloso com desenhos/figuras. Portanto, tente reaproveitar ao máximo as suas anotações e grifos feitos nos materiais antigos. Eu usava sempre o mesmo material e ia atualizando-o com o tempo e com os exercícios que eu vinha fazendo, já que assim você estará estimulando a sua memória fotográfica. Abs, bons estudos e desculpe a demora na resposta! São muitas perguntas e, para deixar um comentário um pouco mais elucidativo toma bastante tempo! rs Luis Eduardo
    Luis Eduardo em 16/02/18 às 00:24
  • Bom dia Luis! Ótimas dicas! Tenho dúvidas quanto aos resumos. Devo fazê-los bem resumido, como uma cola ou um mapa mental? Se já estudei uma matéria para um concurso, e vou estudá-la novamente para outro, reaproveito as anotações ou faço tudo como novo estudo? Grato!
    Fernando em 06/10/17 às 11:01
  • Obrigado pelo feedback, Anny! Bons estudos!
    Luis Eduardo em 12/09/17 às 13:22
  • Fala, Luiz! Infelizmente, ainda não tenho e, por agora, tenho outros planos na fila para serem feitos. Se der tudo certo, tentarei fazer e postar, mas não posso confirmar. rs Abraço e sucesso!
    Luis Eduardo em 12/09/17 às 13:21
  • Olá, Cesar! Não se trata de preguiça, mas sim do fato do vídeo poder ser utilizado em artigos, outras mídias sociais (como YouTube, Instagram) e também ter maior potencial de acesso e divulgação através da plataforma do YouTube do que apenas um artigo em texto aqui no site, que fica pouco tempo disponível na "home" para acesso. Fora o fato de que, através dos vídeos, eu consigo explicar melhor alguma ideia para todos. Talvez não seja o seu caso, mas recebi ainda diversas dúvidas sobre o conteúdo que postei nesse vídeo. Mesmo você achando prolixo, o vídeo consegue explicar melhor do que o texto. Se você está preocupado com o seu tempo, poderia ter evitado o desperdício dele deixando de fazer esse comentário e indo estudar. Apesar de você ter sugerido que eu sou preguiçoso, desejo que tenha sucesso nos estudos! Abraço!
    Luis Eduardo em 12/09/17 às 13:20
  • Bom dia Luis, eu gostaria de saber se você tem um plano de estudos para a Câmara Municipal de Belo Horizonte...
    Luiz Henrique em 12/09/17 às 11:07
  • Fico impressionado com as pessoas agora tem preguiça de escrever e ficam postando videos prolixos que roubam nosso precioso tempo. Seis minutos para ouvir algo que poderia ser lido e melhor absorvido em um minuto de leitura.
    Cesar em 03/09/17 às 19:18
  • Vídeos ótimos, mas faça sem som por favor! O som atrapalha demais! Grata!
    Anny Rodrigues em 03/09/17 às 14:06