Artigo

Saiba um pouco mais sobre a organização e as áreas de atuação da PGM Campo Grande

Após o concurso PGM Campo Grande para o cargo de Procurador do Município ter sido autorizado, muitos dos nossos alunos estão curiosos para saber um pouco mais sobre o órgão.

Selecionei para vocês alguns dados a respeito da estrutura da Procuradoria Geral do Município de Campo Grande, de suas áreas de atuação e alguns destaques do trabalho dos Procuradores nos Tribunais Superiores.

Vamos lá?

Abraço,

Prof. Paulo H M Sousa

Instagram

Facebook

A PGM Campo Grande

Criada por força da Lei Municipal 2.225/1985, a então Procuradoria Jurídica já nasceu como um órgão vinculado diretamente ao Prefeito Municipal de Campo Grande.

A Lei Municipal 3.8236/2000, que modificou a estrutura organizacional do Município, substituiu a legislação dos anos 1980 a respeito da então PROJU.

Em 2006 foi sancionada a Lei Complementar Municipal 85, que instituiu o plano de carreira dos Procuradores do Município, que disciplinou as atribuições, os deveres e as prerrogativas do cargo.

A Lei Municipal 5.793/2017, que veio novamente reorganizar a estrutura do executivo municipal, foi quem denominou o órgão de Procuradoria-Geral do Município.

O artigo 82 da Lei Orgânica do Município de Campo Grande deixa claro quais são as atribuições do órgão:

A Procuradoria Jurídica do Município é a instituição que representa em caráter exclusivo o Município, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe a defesa de seus direitos e interesses na área judicial e administrativa, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

ingresso na carreira de Procurador do Município se dá por meio de concurso público.  O cargo de Procurador-Geral do Município, no entanto, é de livre nomeação, escolhido dentre os cidadãos de notável saber jurídico reputação ilibada.

CURSOS CONCURSO PGM CAMPO GRANDE

Acompanhe o Aulão pré-edital, a partir das 18:30!

Estrutura da PGM Campo Grande

O Decreto Municipal 13.067/2017 definiu de forma precisa a nova estrutura do órgão, que você pode conferir abaixo:

ÓRGÃOS COLEGIADOS

a) Câmara de Conciliação Fiscal;

b) Conselho Permanente de Procuradores.

UNIDADES ORGANIZACIONAIS DE ASSESSORAMENTO

a) Assessoria Técnica Jurídica;

b) Escritório de Representação em Brasília;

c) Coordenadoria de Cartórios.

UNIDADES ORGANIZACIONAIS DE ATIVIDADES OPERACIONAIS

Estas unidades concentram quatro procuradorias especializadas e a Superintendência de Técnica Legislativa:

a) Procuradoria de Assuntos Imobiliários:

1. Assessoria Executiva de Assuntos Imobiliários;
2. Gerência de Assuntos Judiciais Imobiliários;
3. Gerência de Assuntos Administrativos Imobiliários;
4. Gerência de Ocupação Irregular de Área Pública;
5. Serviço de Triagem de Processos Imobiliários.

b) Procuradoria de Assuntos Fiscais:

1. Assessoria Executiva de Assuntos Fiscais;
2. Gerência de Execução Fiscal;
3. Gerência de Dívida Ativa;
4. Serviço de Triagem de Processos de Assuntos Fiscais;

c) Procuradoria de Assuntos Cíveis e Residuais:

1. Assessoria Executiva de Assuntos Cíveis e Residuais;
2. Gerência de Ações Cíveis e Residuais;
3. Gerência de Ações Trabalhistas, Funcionais e Previdenciários;
4. Gerência de Ações Tributárias e Econômico-Financeiras;
5. Gerência de Representação em Audiências;
6. Serviço de Triagem de Processos de Assuntos Cíveis e Residuais.

d) Procuradoria de Consulta e Assessoramento:

1. Assessoria Executiva de Consulta e Assessoramento;
2. Serviço de Triagem de Processos.

e) Superintendência de Técnica Legislativa:

1. Divisão de Biblioteca e Documentação;
2. Divisão de Elaboração e Padronização Institucional;
3. Serviço de Triagem de Processos.

Há, ainda duas unidades responsáveis por organizar as atividades instrumentais do órgão, a Gerência  de Orçamento e Finanças e a Gerência Administrativa.

CURSOS CONCURSO PGM CAMPO GRANDE

Áreas de atuação dos Procuradores

Pela estrutura das quatro  Procuradorias especializadas da PGM Campo Grande, é possível entender um pouco de como se direciona a atuação do órgão.

Procuradoria de Assuntos Imobiliários se destina a representar o Município nas ações que discutam direitos reais ou possessórios, cuidando também das ações de desapropriação direta ou indireta e das ocupações irregulares de área pública.

Esta é a Procuradoria que lida mais diretamente com os temas de Direito Urbanístico que sempre são recorrentes nas provas de concursos para Procuradorias Municipais.

Procuradoria de Assuntos Fiscais é responsável pela gerência da dívida ativa do Município e por promover sua execução fiscal.

Já a Procuradoria de Assuntos Cíveis e Residuais é responsável pela atuação mais diversificada do órgão, cuidando de todos os processos que não cuidarem de questões imobiliárias/fundiárias e da gestão de dívida ativa. Assim, algumas matérias de cunho tributário são também abarcadas por essa Procuradoria.

Além disso, a Procuradoria de Assuntos Cíveis e Residuais é responsável por representar o município em juízo em todas as ações trabalhistas, funcionais e previdenciárias.

Procuradoria de Consulta e Assessoramento é a que trata mais diretamente com o Prefeito Municipal, auxiliando na formatação de proposições legislativas e acompanhando processos licitatórios.

CURSOS CONCURSO PGM CAMPO GRANDE

Alguns casos de destaque

Selecionei alguns julgados que podem dar uma prévia para vocês da atuação prática dos Procuradores da PGM Campo Grande.

Como o professor Igor Maciel já salientou em seu artigo sobre a organização do concurso, este é um ponto fundamental no planejamento de estudos de qualquer candidato que quer ser competitivo.

Ao analisarmos os recursos que o Município de Campo Grande tem interposto no Supremo Tribunal Federal, grande parte deles se concentram em discussões conflitos envolvendo o Direito Tributário.

No ARE 639632 AgR/MScuja ementa você pode conferir abaixo, discutiu-se a constitucionalidade da instituição do IPTU progressivo pelo município de Campo Grande:

EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. IPTU. PROGRESSIVIDADE. LEI LOCAL INSTITUÍDA APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 29/2000. CONSTITUCIONALIDADE. CONDIÇÕES PREVISTAS PELO ESTATUTO DA CIDADE. INAPLICABILIDADE. 1. A progressividade extrafiscal, baseada na função social da propriedade, sempre foi permitida pelo texto Constitucional. Esta é a modalidade de progressividade que se opera conforme as condições previstas pelo Estatuto da Cidade. 2. A progressividade fiscal, dita arrecadatória, só foi viabilizada após constar da Constituição Federal o permissivo trazido pela Emenda Constitucional nº 29/2000. Nesse caso, a progressividade é mecanismo de concreção da capacidade contributiva e opera-se com a majoração de alíquotas em relação diretamente proporcional ao aumento da base de cálculo. 3. Agravo regimental a que se nega provimento.(ARE 639632 AgR, Relator(a):  Min. ROBERTO BARROSO, Primeira Turma, julgado em 22/10/2013, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-231 DIVULG 22-11-2013 PUBLIC 25-11-2013).

Neste outro caso, datado de 2001, discutiu-se a imunidade tributária a instituições de assistência social sem fins lucrativos (AI 205109 AgR/MS) .

No caso em tela, a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) pleiteava esta imunidade, o que foi negado:

EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA SOCIAL PRIVADA. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA. INEXISTÊNCIA. 1. A imunidade tributária conferida a instituições de assistência social sem fins lucrativos não alcança as entidades fechadas de previdência privada, dado o caráter contratual da relação jurídica entre a entidade e os seus participantes. 2. Precedente. Agravo regimental a que se nega provimento. (AI 205109 AgR, Relator(a):  Min. MAURÍCIO CORRÊA, Segunda Turma, julgado em 04/12/2001, DJ 01-03-2002 PP-00035 EMENT VOL-02059-03 PP-00600).

No Superior Tribunal de Justiça o padrão se repete. A discussão da matéria tributária continua a saltar aos olhos.  No REsp 1212213 / MS você pode conferir a interessante discussão a respeito de qual é o ente competente para exigir o ISSQN (Imposto sobre Serviços de qualquer natureza):

PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. RECURSO ESPECIAL. ISS. REGIME DA LC 116/2003. LOCAL DO ESTABELECIMENTO PRESTADOR CONSIDERADO COMO LOCAL DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. ESPECIAL EFICÁCIA VINCULATIVA DO ACÓRDÃO PROFERIDO NO RESP 1.117.121/SP. RECURSO ESPECIAL PROVIDO.  

Neste caso julgado em 2015, o STJ reformou a decisão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul que entendeu que o Município de Corumbá (MS) é quem poderia exigir o ISSQN do contribuinte, pois foi o local da efetiva prestação do serviço.

Na decisão relatada pelo ministro Mauro Campbell Marques, considerou-se a previsão do artigo 3º da Lei Complementar 116/2003, segundo o qual o ISS é devido no local do estabelecimento do prestador de serviço.

CURSOS CONCURSO PGM CAMPO GRANDE

Outro dado interessante é analisar o número de ações em tramitação na 1ª instância do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, o que dá uma ideia bastante clara de como funciona o dia-a-dia dos Procuradores.

Em uma pesquisa realizada no sistema  E-SAJ do TJ MS, é possível descobrir que há, atualmente, 500 ações que tramitam em 1ª instância na qual o Município de Campo Grande é parte.

Delas, nós podemos observar uma grande concentração de ações de obrigação de fazer cujo pedido principal se divide em dois grupos principais: o primeiro diz respeito à exigência de que a Administração Municipal efetive a matrícula de estudantes em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Mandados de segurança contra a decisão de agentes públicos vinculados à Secretaria de Educação do Município, negando a matrícula de estudantes, também se encaixam neste grupo.

O segundo grupo de ações de obrigação de fazer se concentra na exigência de prestação de serviços médico-hospitalares. Muito discutida nos meios acadêmicos, a judicialização da saúde é um tema enfrentado pelos Procuradores de Campo Grande.

Como era de se esperar, a gestão da dívida ativa municipal ocupa um papel central na atuação dos Procuradores: grande é o contingente de ações de Execução Fiscal e de recursos a ela relacionados no acervo de processos da PGM Campo Grande.

As ações funcionais também aparecem na pesquisa. Discussões sobre adicional de horas extras, gratificação de incentivo, licença-prêmio e descontos indevidos são comuns, além de questões previdenciárias, como aposentadoria por invalidez.

Este é um quadro geral de como atuam os Procuradores da PGM Campo Grande. Espero que você tenha gostado de todas as informações e fique animado para se preparar para o certame!

Abraço e e bons estudos!

Prof. Paulo H M Sousa

Instagram

Facebook

CURSOS CONCURSO PGM CAMPO GRANDE

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.