Notícia

Plano de privatização dos Correios é entregue ao Congresso

Foi entregue, na última quarta-feira, 24 de fevereiro, ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei 591/2021 que dispõe sobre a privatização dos Correios. Agora, o plano tramitará na Câmara dos Deputados e depois seguirá para o Senado.

O texto prevê a criação de um Sistema Nacional de Serviços Postais, a fim de organizar os trabalhos que, atualmente, são determinados somente aos Correios. Se aprovado, a estatal deixará de ser a única empresa a realizar esse tipo de serviço no Brasil.

Ainda de acordo com o projeto, após a privatização, o governo federal poderá transformar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em uma sociedade de economia mista, denominada como Correios do Brasil S.A., permanecendo vinculada ao Ministério das Comunicações.

Até o momento, o governo não definiu como tudo isso será realizado. O Ministério das Comunicações estuda formas para implementar as alterações, inclusive, com opções de venda total, parcial ou divisão dos serviços.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em setembro do ano passado, cinco companhias estariam interessadas na desestatização dos Correios. Dentre elas, na época, estavam a Magazine Luiza (MGLU3) e Amazon, além das empresas de logística estrangeiras FedEx e DHL.

Além disso, também estão previstas mudanças na Anatel, que passaria a ser chamada de Agência Nacional de Telecomunicações e Serviços Postais. A expectativa, com isso, é que a estatal fique responsável por regulamentar e fiscalizar a prestação de serviços nos dois setores.

Saiba mais: Concurso Correios


Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.