Artigo

Preparação para a PC PR: utilize uma planilha gratuita

Faça uma preparação para a PC PR com uma planilha personalizada!

O edital da Polícia Civil do Paraná foi publicado com provas para 26/07/2020. Essa é uma excelente oportunidade para os aspirantes a carreiras policiais, especialmente nesse momento de suspensão de concursos em função da pandemia do Covid-19.

Para facilitar a sua preparação para a PC PR, venho disponibilizar uma planilha de estudo personalizada para os cargos de Investigador e Papiloscopista.

Na realidade, irei apresentar uma metodologia de preparação para o pós-edital. A planilha completa é apenas uma ferramenta para viabilizar essa metodologia.

Entretanto, você poderá utilizar a planilha seja qual for a metodologia que você utilizar, pois apenas as funcionalidades registro do estudo, registro de questões e os gráficos automatizados já agregam bastante valor.

Observações:

1) Quando eu comentar sobre tempo de estudo, considere-o como horas líquidas. Pense em um controle de tempo utilizando um cronômetro, ou seja, é o tempo efetivamente de estudo.

2) Não faça o download da planilha no formato Excel. Utilize-a apenas no formato planilha google, pois eu implementei funcionalidades (macros) que somente irão funcionar na plataforma do google. Você poderá acessar a planilha inclusive se não tiver acesso a internet. Veja como fazer isso na aba “Instruções”.

3) Todas as etapas abaixo também estão descritas e ilustradas na aba “Instruções”

Como obter a planilha para a preparação para a PC PR?

O primeiro passo é clicar no link abaixo.

Planilha de estudo – PC PR

Você será direcionado a uma página onde deverá fazer uma cópia da planilha. Depois é preciso configurá-la.

Planejamento do estudo no Pós-edital

O primeiro passo é realizar uma avaliação do que você já estudou para a preparação para a PC PR, seja você um estudante avançado, seja intermediário. Para isso, vá na aba “plano_de_estudo” e marque como status “4 – concluído” os assuntos que você já estudou.

É importante que você marque como concluído apenas os assuntos em que você tenha segurança que possui um bom nível de domínio.

Por exemplo, por mais que você já tenha estudado a aula Lógica de Argumentação de Raciocínio-Lógico, mas tenha um desempenho sistemático de, por exemplo, 60%, eu não recomendo marcar esse assunto como concluído.

Após você mapear a quantidade de aulas que você precisa estudar para “fechar o edital”, é preciso fazer uma estimação de quanto tempo você precisaria para estudar essas aulas.

Para isso, é preciso fazer uma estimação de quanto tempo, na média, você precisaria para concluir as aulas de cada disciplina.

Por exemplo, vamos supor que as aulas de direito penal tenham 50 páginas de teoria e o equivalente a 50 páginas de questões. Se o aluno precisar de 12 páginas por hora para estudar essa aula, ele precisará da seguinte quantidade de horas líquidas:

preparação para a PC PR

Se você já possui um hábito de registrar o seu estudo, provavelmente você terá uma boa base para fazer essa estimação de tempo de avanço por aula preparação para a PC PR.

Essa é, inclusive, uma métrica que os meus alunos do Coaching que estudam utilizando a planilha Painel obtêm de uma forma automatizada.

Note que o tempo médio de conclusão de uma aula poderá variar de disciplina por disciplina. Assim, faça a estimação de acordo com o proposto no vídeo abaixo.

Pelo exemplo do vídeo, o aluno precisa fechar 10 aulas. De acordo com a sua estimação de avanço em cada uma das disciplinas, ele precisará de 71 h para fechar o edital.

A pergunta relevante é: o aluno possuirá esse tempo até a prova?

Por certo que essa resposta será única para cada pessoa. O importante é que você faça essa avaliação de uma maneira personalizada.

Para realizar a sua previsão de tempo de estudo, vá na aba “H_pos_edital”. Você deverá prever a quantidade de tempo líquido até a semana de véspera de prova.

Para isso, é fundamental que você faça uma previsão realista (e não um desejo de planejamento). Caso você superestime o tempo que você poderá estudar efetivamente, haverá uma falha no planejamento do pós-edital.

Você pode se perguntar: por que considerar o tempo até a véspera? Eu indico isso, pois, até lá, esse será é o momento em que você ainda poderá estudar um assunto novo.

Eu recomendo que o aluno reserve a última semana antes da prova apenas para realizar a revisão.

Logo, eu não indico que o aluno considere o tempo da última semana antes da prova. Obviamente que o aluno irá estudar nesses dias, mas eu não recomendo computar esses horários para o planejamento exposto aqui.

No nosso exemplo, temos que o aluno precisaria de 71h para fechar o edital e ele prevê conseguir estudar 168h. Assim, o aluno precisa distribuir esse tempo de estudo para todas as disciplinas do edital.

Para isso, leve em consideração, para cada disciplina, três fatores:

  1. O seu nível de conhecimento
  2. O peso
  3. O tempo estimado para fechar o conteúdo do edital

Por exemplo, Português e Informática representam mais de 57% do peso da objetiva. Vamos supor que o aluno realizou um simulado para a PC PR e teve a nota de 70% nas duas disciplinas.

Para que esse aluno possa chegar competitivo na prova, é natural que ele faça uma distribuição de tempo de estudo com uma maior carga horária para essas duas disciplinas, faz sentido para você?

Dessa forma, faça uma distribuição de tempo de estudo para a preparação para a PC PR a fim de maximizar a sua jornada e obter a maior pontuação possível.

Note que o tempo previsto por disciplina deve ser igual ao tempo total de planejado (você deve ter feito essa previsão na aba “H_pos_edital”).

A planilha possui uma série de automatizações. Entre ela está o fato de que quando você inserir o seu estudo na aba registros, a planilha irá atualizar o tempo de estudo efetivo e irá computar o tempo que falta estudar para cada uma das disciplinas (colunas “H estudadas” e “H restantes”).

Registro do estudo preparação para a PC PR

Futuro policial, mesmo que você não utilize a metodologia de planejamento acima, a planilha poderá ser útil para você.

Na aba registro, você deverá colocar o dia de estudo, a disciplina, o tempo efetivo de estudo (em minutos) e a disciplina.

Assim, você terá a disposição no formato de gráficos, de forma automatizada, o seu tempo de estudo diário e semanal, na aba painel.

Quando você seleciona a disciplina irá aparecer somente as aulas correspondentes na coluna aula.

Além disso, você deverá registrar o seu desempenho em questões e nos simulados. Somente com o acompanhamento dos seus resultados você saberá se está no caminho certo e se precisará estudar mais um determinado assunto.

Quando você fizer questões, é preciso registrar o tempo de estudo na aba “registros” e também o desempenho na aba “questões”.

Monitoramento do desempenho

Caso você insira corretamente o seu estudo na planilha, você poderá monitorar o seu tempo efetivo de estudo e o seu desempenho para a preparação para a PC PR. Para isso, utilize os gráficos da aba painel.

Você poderá ver o seu desempenho para cada assunto pelo gráfico.

E aí, o que achou da metodologia apresentada para o pós-edital? E sobre a planilha?

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino) e no YouTube (Professor Solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

ASSINE AGORA – Assinatura ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.