Artigo

Gabarito Extraoficial PC BA de Português

Olá, pessoal!

Essa prova do PC-BA foi no nível esperado? Estou torcendo pelo seu melhor nessa prova!

Agora, venha comigo e confira aqui a resolução das questões de português da prova de Investigador do concurso PC-BA.

Lembre-se de ter em mãos seu gabarito pessoal para conferir o que você acertou!

Prova de Português de Investigador

Foram 6 questões e segue comentário da prova de Investigador:

1. Ao aproximar os pontos de vista de Virginia Eubanks e de Cathy O’Neill, o autor defende a tese de que os algoritmos preditivos

(A) necessitam manter-se restritos à economia e a áreas afins.

(B) devem ser abandonados pois ainda não beneficiaram os cidadãos.

(C) podem levar à tomada de decisões equivocadas e injustas.

(D) são bem-sucedidos no setor privado, mas não no setor público.

(E) precisam ser confiáveis ao ponto de substituir as escolhas humanas.

Comentário: A interpretação da questão tem relação com os seguintes trechos do texto:

1º parágrafo: Seu foco é o setor de serviços públicos, e não o sistema de saúde privado, mas a mensagem é a mesma: com as instituições dependendo cada vez mais de algoritmos preditivos para tomar decisões, resultados peculiares – e frequentemente injustos – estão sendo produzidos.

3º parágrafo: Mas, para cada exemplo positivo, há exemplos aflitivos de fracassos. Pessoas de uma mesma família de Allegheny foram perseguidas por engano porque um algoritmo as classificou como propensas a praticar abuso infantil. E em Indiana há histórias lastimáveis de famílias que tiveram assistência de saúde negada por causa de computadores com defeito. Alguns desses casos resultaram em mortes.

4º parágrafo:   Alguns especialistas em tecnologia podem alegar que esses são casos extremos, mas um padrão similar é descrito pela matemática Cathy O’Neill em seu livro Weapons of Math Destruction. “Modelos matemáticos mal concebidos agora controlam os mínimos detalhes da economia, da propaganda às prisões”, escreve ela.

Assim, entendemos que, ao aproximar os pontos de vista de Virginia Eubanks e de Cathy O’Neill, o autor defende a tese de que os algoritmos preditivos podem levar à tomada de decisões equivocadas e injustas.

Gabarito: C

2. O pronome Isso, iniciando o último parágrafo, remete

(A)  à compreensão de que a tecnologia não deve ser vista como um facilitador das relações interpessoais.

(B)  à ideia de exigir que graduados em ciências sociais desenvolvam os programas de computador.

(C)  ao fato de que os programas de computador têm sido projetados por profissionais com pouco conhecimento da tecnologia.

(D)  à concepção de tecnologia como uma abstração, com pouca aplicação prática na cultura contemporânea.

(E)  à sugestão de forçar programadores de computador a refletir sobre a cultura de forma ampla.

Comentário: Veja o contexto:

Existe alguma solução? Cathy O’Neill e Virginia Eubanks sugerem que uma opção seria exigir que os tecnólogos façam algo parecido com o julgamento de Hipócrates: “em primeiro lugar, fazer o bem”. Uma segunda ideia – mais custosa – seria forçar as instituições a usar algoritmos para contratar muitos assistentes sociais humanos para complementar as tomadas de decisões digitais. Uma terceira ideia seria assegurar que as pessoas que estão criando e rodando programas de computador sejam forçadas a pensar na cultura, em seu sentido mais amplo.

 Isso pode parecer óbvio, mas até agora os nerds digitais das universidades pouco contato tiveram com os nerds das ciências sociais – e vice-versa.

Assim, o contexto nos indica que o pronome “isso”retoma a última informação do parágrafo anterior: a terceira ideia, a qual foi resumida na alternativa (E), que é a correta.

Gabarito: E

3. Na passagem do segundo parágrafo “Virginia Eubanks afirma que já acreditou na inovação digital.”, a forma verbal acreditou estará corretamente substituída, sem que se alterem o sentido e o restante da estrutura da frase, por:

(A) atribuiu crédito

(B) depositou confiança

(C) demonstrou-se entusiasta

(D) permaneceu convencida

(E) manteve-se irresoluta

Comentário: A questão praticamente cobra a regência: note que somente “confiança” rege a preposição “em” (depositou confiança na inovação digital). Por isso, a alternativa (B) é a correta.

Gabarito: B

4. Em “[…] exemplos aflitivos de fracassos.” (3º parágrafo), a forma verbal destacada pode ser substituída, respeitando-se a concordância da norma-padrão, por:

(A) registram-se

(B) tomam-se nota de

(C) soma-se

(D) é observado

(E) surge

Comentário: O verbo “há” é transitivo direto e não tem sujeito. Assim, “exemplos aflitivos de fracassos” é o objeto direto.

A alternativa (A) é a correta, pois o verbo transitivo direto “registram” é precedido do pronome apassivador e tal verbo concorda com o agora sujeito paciente plural “”exemplos aflitivos de fracassos”.

As demais alternativas apresentam problemas de concordância.

Gabarito: A

5. “Uma segunda ideia – mais custosa – seria forçar as instituições a usar algoritmos para contratar muitos assistentes sociais humanos para complementar as tomadas de decisões digitais.”

Essa passagem do quinto parágrafo está corretamente reescrita, segundo a norma-padrão, em:

(A)  Mais custosa, uma segunda ideia, seria fazer com que as instituições usariam algoritmos para contratar muitos assistentes sociais humanos, à medida em que complementasse as tomadas de decisões digitais.

(B)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usem algoritmos para contratarem muitos assistentes sociais humanos, em detrimento de complementar as tomadas de decisões digitais.

(C)  Mais custosa, uma segunda ideia, seria fazer com que as instituições usassem algoritmos para contratarem muitos assistentes sociais humanos, visando à complementar as tomadas de decisões digitais.

(D)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usassem  algoritmos para contratar muitos assistentes sociais humanos, com o intuito de complementar as tomadas de decisões digitais.

(E)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usam algoritmos para contratarem muitos assistentes sociais humanos, devido à complementar as tomadas de decisões digitais.

Comentário: Veja as alternativas reestruturadas já com a correção em negrito:

(A)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usassem algoritmos para contratar muitos assistentes sociais humanos, a fim de que complementassem as tomadas de decisões digitais.

(B)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usassem algoritmos para contratarem muitos assistentes sociais humanos, para complementar as tomadas de decisões digitais.

(C)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usassem algoritmos para contratarem muitos assistentes sociais humanos, visando a complementar as tomadas de decisões digitais.

(D)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usassem  algoritmos para contratar muitos assistentes sociais humanos, com o intuito de complementar as tomadas de decisões digitais.

(E)  Mais custosa, uma segunda ideia seria fazer com que as instituições usassem algoritmos para contratarem muitos assistentes sociais humanos, para complementar as tomadas de decisões digitais.

Gabarito: D

6. Uma frase escrita em conformidade com a norma-padrão e com as regras de apresentação de um texto oficial é:

(A)  Em função de um mal funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos para a Vossa Senhoria o favor de refazerdes o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, contado do momento em que receberes esta circular.

(B)  Em decorrência de um mau funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos a Vossa Senhoria que refaça o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, a contar do recebimento desta circular.

(C)  Em razão de um mau funcionamento de nosso sistema de dados, Sua Senhoria terá que refazer o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, do qual passará a contar à partir do recebimento desta circular.

(D)  Por causa de um mal funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos para Sua Senhoria a gentileza de refazer o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, contados da data em que vos foi entregue esta circular.

Comentário: Veja as alternativas reestruturadas já com a correção em negrito:

(E)  Tendo em vista um mal funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos à Vossa Senhoria o obsequio de refazer o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, contando de quando esta circular chegou à vossas mãos.

(A)  Em função de um mau funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos para Vossa Senhoria refazer o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, contado do momento em que receber esta circular.

(B)  Em decorrência de um mau funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos a Vossa Senhoria que refaça o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, a contar do recebimento desta circular.

(C)  Em razão de um mau funcionamento de nosso sistema de dados, Vossa Senhoria terá que refazer o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, o qual passará a contar a partir do recebimento desta circular.

(D)  Por causa de um mau funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos para Vossa Senhoria refazer o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, contado da data em que lhe for entregue esta circular.

(E)  Tendo em vista um mau funcionamento de nosso sistema de dados, pedimos a Vossa Senhoria refazer o cadastramento na plataforma digital da Secretaria em um prazo de 30 dias, contado da data em que esta circular chegar a suas mãos.

Gabarito: B

Correção Ao Vivo

Depois de verificar como foi sua prova, convido você a participar conosco da correção ao vivo, 23 de abril, a partir das 19 horas.

Grande abraço!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.