Artigo

Português concurso INSS: confira as novidades do edital (cargo Analista do Seguro Social)

Olá, companheiros(as)!

O edital INSS trouxe novidades aos conteúdos rotineiros da banca CESPE (cargo Analista do Seguro Social).

Vamos ao conteúdo do edital:

“1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação Gráfica. 5 Emprego e reconhecimento das classes de palavras; formação de palavras; flexão de gênero e número; modos e tempos verbais. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período; termos essenciais, acidentais e integrantes da oração; concordância nominal e verbal. 8 Pontuação. 9 Figuras de linguagem. 10 Significação das palavras. 11 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).”

A banca se mostra bem objetiva quanto ao conteúdo cobrado. Normalmente, as provas do CESPE dão ênfase à substituição de vocábulos, elementos de coesão, a reescrita de trechos do texto. Com o novo edital, percebemos que o conteúdo a ser cobrado será mais pontual, logicamente tudo com muito foco no texto.

Essa novidade é ótima para seu estudo e aprovação!

1) A banca CESPE excluiu o tema “regência verbal e nominal”, mas não se iluda, pois esse assunto poderá continuar sendo cobrado num dos seguintes assuntos: “crase”, “sintaxe da oração” (em tipos de complemento), “emprego de classes de palavras” (por meio de regência com pronomes oblíquos átonos ou em emprego da preposição), “sintaxe do período” (por meio de regência com pronomes relativos). Então, mantenha o foco na regência, mas, como venho informando aos meus alunos, nada de decorar os tipos de transitividade, que verbos levam que preposições. Isso não vem caindo nas provas da banca CESPE, muito menos agora com essa programação do edital INSS.

2) O edital INSS inseriu o conteúdo “formação de palavras”, tema que não vinha sendo cobrado pela banca CESPE ao longo dos anos, tanto assim que o número de questões sobre isso é reduzíssimo, então aconselho treinar esse tema com questões de outras bancas, como “FGV” e “Cesgranrio”, cujas cobranças têm mais relação com o texto, conforme a banca CESPE fará.

3) O edital INSS inseriu também o conteúdo “figuras de linguagem”, outro tema pouquíssimo explorado pela banca CESPE em suas provas anteriores, por isso aconselho treinar esse tema com questões de outras bancas, como “FGV”, “AOCP”, “Consulplan” e “Cesgranrio”, cujas cobranças têm mais relação com o texto, conforme a banca CESPE fará!

 

Quanto ao cargo de Técnico do Seguro Social, o conteúdo programático veio muito mais tranquilo. Veja:

1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

Agora, é treinar, moçada!

Realizar muitas questões ajuda muito a entender o conteúdo, realizar provas anteriores  ajuda muito a conhecer o estilo da banca e deixa o candidato mais bem preparado para o concurso.

Por fim, há dois cursos meus que focam neste concurso (para ambos os cargos), cujos links seguem abaixo.

Confira-os, a fim de que você possa se preparar e não haverá surpresas no dia da prova!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/provas-comentadas-de-portugues-do-cespe-p-inss/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/videoaula-1001-questoes-comentadas-de-portugues-r-banca-cespe-separadas-por-temas-9073/?pr=3375

Confira nosso Guia  Épico de Estudo  Para o Concurso do INSS:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/guia-concurso-inss 

 

Bons estudos!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, boa tarde! Só a título de comentário o tema regência não aparece no edital para analista mas no de técnico aparece conforme abaixo: LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República). Como no edital de técnico não aparece estas duas novidades "formação de palavras" e "figuras de linguagem" compensa para quem está almejando o cargo para técnico estudar estes tópicos? Obrigado.
    Lucas Sartor Valino em 23/12/15 às 14:10