Artigo

Polícia Militar: saiba tudo sobre essa carreira!

polícia militarEsse texto foi escrito pensando em você que sonha em entrar para a Polícia Militar. Aqui você vai entender as regras gerais desse concurso tão cobiçado: o que faz um policial militar, quais os requisitos das provas e dicas de estudo.

De início, saiba que as polícias militares compõem o corpo de segurança pública do Brasil, lado a lado com as polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis e corpo de bombeiros militar. De acordo com a Constituição Federal, compete às polícias militares o policiamento ostensiva e a preservação da ordem pública.

Você já deve estar se perguntando o que é polícia ostensiva. Quem te esclarece o termo é a Polícia Militar de Minas Gerais:

“Policiamento ostensivo é a modalidade de exercício da atividade policial desenvolvida intencionalmente à mostra, visível — em contraposição ao policiamento velado, secreto. Caracteriza-se pela evidência do trabalho da polícia à população, pelo uso de viaturas caracterizadas, uniformes, ou até mesmo distintivos capazes de tornar os agentes policiais identificáveis por todos. A atividade de policiar consiste resumidamente em fiscalizar comportamentos e atividades, regular, ou manter a ordem pública, reprimindo crimes, contravenções, infrações de trânsito etc., zelando pelo respeito à legislação pelos indivíduos.

Tal modalidade de policiamento tem por objetivo principal atingir visibilidade à população, proporcionando o desestímulo de infrações à lei e a sensação de segurança (prevenção contra infrações legais e profilaxia criminal), por demonstrar a força e a presença estatal, além de dar segurança aos próprios agentes em diligências (repressão).”

Certamente você já viu pelas ruas da sua cidade policiais militares fardados, em viaturas, motos, a cavapolícia militar dflo, a pé e até mesmo em bicicletas. A presença desses servidores passa à população a sensação de segurança, como dito no texto acima, logo, você, futuro policial, será peça-chave nessa função.

Como todas as carreiras de segurança pública, o policial militar tem uma série de peculiaridades que a distinguem de uma profissão comum. Para passar a sensação de segurança social, o policial militar muitas vezes precisa de, heroicamente, sacrificar a sua própria.

Quando eu falo em heroicamente, não estou me referindo às ações policiais que vemos nos filmes, longe daquilo. Mas sim por que o próprio ato de defender a sociedade é heroico por si mesmo, sem necessidade de atuações mais bruscas.

A rotina do policial militar, que normalmente trabalha por escala, pode ser tranquila em muitas situações, mas é certo que haverá casos de tensão e limites a serem enfrentados. Por isso é tão relevante o teste psicológico para aprovação do candidato a policial militar.

COMO FUNCIONA O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR?

Cada estado da federação e o Distrito Federal possui a sua própria polícia militar e aplica o respectivo concurso. A única diferença é que a PM do DF é organizada e mantida pela União, ou seja, com recursos federais, ao passo que as demais são mantidas pelos estados. Entretanto, a PMDF se subordina ao Governador do DF.

É importante saber que todos os dados que passarei abaixo podem sofrer alguma variação de acordo com o edital do estado e com o respectivo estatuto policial.

Varia, também, de um estado para o outro as exigências do cargo, embora exista uma linha seguida por todas, como veremos abaixo.

Antes de entender exatamente as exigências dos concursos, vamos saber, em linhas gerais, as carreiras. Isso mesmo: são duas as carreiras de policiais militares.

Uma das carreiras é a de Soldado ou Praça, para o qual é exigido (geralmente) o nível médio de formação. Nesse ponto é importante salientar que na PMDF já é exigida a formação superior para a função.

Sendo aprovado no concurso, você fará o Curso de Formação de Praças (CFP), que normalmente dura de 6 meses a 1 ano, ao final do qual você será um Soldado 1ª Classe. Já no primeiro mês de curso, que é em período integral, o aluno recebe a remuneração do cargo e os demais benefícios da carreira.

polícia militar f

Falando em benefícios, normalmente os alunos, tanto de Praça como de Oficial, já têm direito a receber os seguintes:

  • fardamento
  • alimentação
  • previdência social especial
  • assistência à saúde própria e dos dependentes

A outra carreira é a de Oficial da PM, que é tipicamente de nível superior. Aprovado no certame, o candidato iniciará o Curso de Formação de Oficiais –CFO com duração de 2 a 3 anos. Durante o curso, você receberá a designação de Cadete ou Aluno-Oficial. Sendo aprovado no CFO, será Aspirante-a-Oficial por cerca de 6 meses, quando então é promovido a 2ª Tenente.

Também aqui o Cadete já recebe os vencimentos e benefícios.

Falando nisso, quanto ganha um membro da polícia militar?

polícia militar salário

Uma questão importante a saber sobre a promoção é que os períodos variam de acordo com outros requisitos que cada corporação pode ter e pode ser maior.

Com exceção da PMMG, para a qual a entrada na carreira de oficial é exigido ser bacharel em Direito, em todas as demais a exigência é nível superior em qualquer área de formação.

Os requisitos objetivos exigidos para inscrição no concurso é a idade, que o candidato precisar ter entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,60m ou 1,65m. Além disso, a vida do candidato pode ser investigada com a finalidade de se averiguar eventuais condenações criminais, ou passagem pela polícia.

AS PROVAS

Os concursos das polícias militares é uma verdadeira bateria de provas. Os editais variam nas exigências, mas em regra, as avaliações são:

  • provas objetivas
  • provas discursivas, normalmente para a carreira de oficial
  • teste psicológico
  • exames de saúde
  • teste físico

Aqui é importante o destaque para as provas objetivas e discursivas, além do teste físico.

As matérias exigidas variam por estado, mas em linhas gerias podemos elencar as seguintes disciplinas, de acordo com a carreira. Veja abaixo:

polícia militar matérias

Alguma ou outra corporação pode exigir matérias como Direito Penal e Processual Penal Militar.

QUAL A SITUAÇÃO DOS QUADROS DAS PM´S?

Veja abaixo um quadro explicativo da situação das polícias militares pelo país:

policia-militar-efetivo-e-taxas-por-habitantes2

FONTE: Portal G1

Esses dados se aproximam com os oficiais divulgados pelo IBGE em 2015, o qual informou existir 1 PM para cada 473 habitantes no país. Menos de 10% do percentual é de mulheres.

Segundo a Organização das Nações Unidas, o quantitativo ideal seria de 450 habitantes por policial, o que demandaria um incremento de cerca de 20 mil policiais.

PRÓXIMOS CONCURSOS E DICAS

 Os próximos editais de polícias militares previstos são os seguintes:

  • PMDF
  • PMCE
  • PMRN
  • PMMA
  • PMGO
  • PMTO

polícia militar próximos

Não preciso dizer que a relevância do concurso da PMDF, uma das PM´s que melhor pagam os militares no país, acompanhado da PM de Santa Catarina.

O Estratégia Concursos possui um curso regular para a preparação das carreiras policiais militares. O nosso curso é focado nos editais, na medida exata do que você precisa estudar, recheado de questões de concursos anteriores.

Os materiais de estudo são: videoaulas e aulas teóricas, em formato PDF, que você pode imprimir, estudar no computador, no tablet, onde quiser.

Além disso, os nossos professores estão à sua disposição para esclarecer dúvidas através do fórum de dúvidas.

Conheça o nosso Pacote Completo p/ Concursos de Polícias Militares – Curso Regular (Soldado)

Conheça o nosso Pacote Completo p/ Concursos de Polícias Militares – Curso Regular (Oficial)

Professor, quais as dicas que você tem pra que está se preparando para as policias?

DICAS DE ESTUDOS

Para não alongar muito, vou trazer aqui para você um esquema que mostra uma síntese dos próximos concursos para PMs e dos que ainda estão com inscrições abertas e um apanhado das principais disciplinas a serem estudadas para esses concursos. Confira:

Se você preferir a versão em .pdf, é só clicar no link a seguir:

Dicas de Estudo para Polícias Militares

Bom, é isso! Se quiserem falar comigo, tirar dúvidas e ter acesso a dicas e conteúdos gratuitos, acesse nossas redes sociais:

Fanpage do Prof. Marcos Girão

Canal do Youtube – Prof. Marcos Girão

Periscope – Prof. Marcos Girão

Instagram: @profmarcosgirao

Grande abraço e bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • oi sou gisely meu sonho é ser policial. tenho 24 anos admiro muito e quero muito chega la mostra que sou capaz queria saber mais como é
    gisele ribeiro de souza em 29/08/20 às 21:28
  • Meu nome e Luan e sonho em ser PM , quero chegar o mais longe possivel , me dedico a cada dia ao estudos da PMPA e creio com muita fé vou estar jaja protegendo nossa sociedade.
    Luan em 03/05/20 às 12:56
  • Olá meu nome é camili sou do cabo de santo Agostinho, tenho 17 anos meu único sonho e desejo é entra na PM e mostra que sou capaz.
    Camili Maria da Silva em 04/04/20 às 14:21
  • Olá,meu nome é Emily e tenho 15 anos tenho um sonho em ser Policia militar sempre foi desde de menorzinha.. Admiro muito e queria saber mais pra chegar lá na frente está pronta sei que irá ser difícil alcançar meu sonho mas não vou desistir nunca..Tenho uma grande admiração pelos policiais.❤????
    Emily em 10/01/20 às 02:01
  • Olá meu nome é Karina tenho 17 anos e tenho um grande sonho de ser PM desde pequena...estou a procura de oportunidades para mostrar q sou capaz
    Karina de Jesus Pereira França em 06/11/19 às 10:10
  • Meu sonho é ser polícia, tenho 15 anos e me chamo Jéssica, eu gostariade aprender algumas coisas sobre polícias. Pra mim já te um pouquinho de ideia mas pra frente
    Jéssica Sampaio de almeida em 25/10/19 às 13:01
  • Tenho muito enterresse e segui carreira militar
    Iris carolini de Oliveira em 21/05/19 às 10:34
  • Pois é estou achando isso tudo muito ótimo, isso me ajudou muito na profissão que quero seguir. Ser policia militar é um sonho poder está usando a bela farda da policia militar.
    Isolete Espíndola em 19/05/19 às 20:59
  • Oi , meu nome é Joanna tenho 11 anos e sonho em ser PM , quero mostrar que mulheres também podem ser policiais e que devemos lutar pelos nossos sonhos e direitos tanto como mulheres , como cidadãs ! Quero muito isso , sei que irá ser difícil alcançar meu sonho mas não vou desistir nunca ! Tenho uma grande admiração pelos policiais , tanto mulheres , tanto homens ! PMs obrigada por nos proteger dia após dia e sacrificer tudo pela sociedade !
    Joanna em 12/05/19 às 23:16
  • Meu nome é Wanessa Rodrigues Soares sou estudante de um curso da aspem no estado do Amapá tenho 14anos meu sonho é ser sargento
    Wanessa Rodrigues Soares em 07/05/19 às 23:44
  • oi eu sou jheniffer sou do parana tenho 14 anos estou aqui para dar os parabens para todos os policiais q lutan para conbater o crime em nosso pais passa seu dia 24 horas por dia para cuidar de familia que nem conhece ,dando sua vida para sauvar outra pessoa q nem conhece ,antes dele trabalhar eles tem q dar adeus para tua familias porque vai trabalhar mas n sabe se volta vivo ,e mexer com bandido perigoso, e depois voceis fala q n gosta de policiais q eles sao um vermes .mas eles sao um verme q cuida da sua familia todos os dias valorisa mais os policiais aqueles herois. meu sonho e ser policial deis de meu 12 anos de idade pq eu tenho muito orgulho dos policiais eles sao ums guerreros batalhadores . #POLICIALFEMININA #POLICIALBRASILEIRA #POLICIALDOPARANA #POLICIALAMORPROPRIO
    jheniffer em 19/04/19 às 16:17
  • Tenho interesse em entrar pra policia militar , e meu sonho e sei que ainda posso conquistar
    Leonice da costa ramos em 01/04/19 às 21:54
  • Tenho um sonho de ser uma Policial e se Deus quiser eu irei conseguir! Por onde deve começar?
    Nayane em 23/02/19 às 14:52
  • Oi quero saber td sobre a formação de praças tenho muts dúvidas ñ sei se consigo!
    Jessica em 23/02/19 às 11:23
  • Ola meu nome e bruna tenho 15 anos ainda ,e queria saber como devo comecar pra me formar na carreira militar? E meu sonho des de pequena e nao vo dessistir nunca ❤?
    Bruna em 17/02/19 às 13:02
  • Eu tenho 1,55 meu sonho e ser policial , será que consigo ?
    Larissa Camila em 30/01/19 às 12:28
  • Por onde posso começar para seguir carreira militar?
    Junior desiderio em 27/01/19 às 22:31
  • Gostaria de saber por onde começar para seguir a carreira militar .
    Mayara em 21/01/19 às 16:12
  • Olá, Letícia. A altura mínima para os concursos na área policial costuma ser de 1,60.
    Natália Scarano em 21/01/19 às 08:41
  • Meu Sonho é ser policial, Mais muitos falam que eu não vou conseguir, Poorque eu não tenho tamanho, Isso é verdadeiro ou falso? Eu tenho 1,49.
    Letícia Figueiredo em 21/01/19 às 02:24
  • Olá, meu nome e Diego, meu sonho e ser PM, mais não sei como conseguir e começar a carreira... tem como alguém tirar minhas dúvidas? Se tiver sinto agradecido <3
    Diego Salustino em 19/01/19 às 13:55
  • Tenho 18 anos e gostaria muito de me tornar um grande policial militar . O problema é que eu ñ sei por onde começar minha carreira militar?
    Uagno souza da costa em 04/01/19 às 20:11
  • Meu nome e leandro tenho 13 anos e meu sonho e ser pm
    Leandro em 04/01/19 às 09:15
  • to amando esse estudo tenho apenas 14 anos de idade e vou ser da PM se Deus quiser <3
    palloma em 01/12/18 às 12:06
  • Gostei muito eu só tenho 13 anos e estou estudando para PM...
    Maria das dores em 21/11/18 às 13:57
  • Eu tenho 14 anos e se deus quiser eu vou ser
    Poliana em 18/11/18 às 12:08
  • vai ter concurso da PM em 2020? Já tenho 26 anos e quero me programar para estudar.
    Danielle em 17/10/18 às 12:25
  • sonho desde os meus 15 anos em ser PM mas infelismente acho que nao sera possivel, pois nao cresci muito tenho apenas 1,55 e ja tenho 18 anos e para ser PM e´ necessario ter 1,60 :-(
    julie fuzati em 04/10/18 às 17:39
  • Eu tenho 17 anos sonho em ser policial desde dos meus 14 anos ,e se DEUS quiser vou ser um grande policial no futuro
    Uagno souza da costa em 02/10/18 às 19:24
  • desde os 6 anos de idade sempre foi meu sonho em fazer um concurso da pm e passar e eu sei que esse sonho vai se realizar e nada nem ninguem vai fazer eu desistir do meu sonho obrigada: minha meta;
    ana paula da silva brito em 02/10/18 às 14:03
  • Olá Carla. Normalmente é exigido no mínimo o ensino médio completo. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 24/08/18 às 14:16
  • Olá Boa tarde tenho 21 anos meu sonho é ser PM Mais gostaria de saber a media de escolaridade pra entra tem que ser ate qual serie ?
    Carla em 24/08/18 às 13:58
  • Sou nova ainda , mas tenho vontade de polícia militar, é se Deus quiser vou conseguir!??
    Lorena De Souza Lemos em 07/08/18 às 17:31
  • Olá Ludimila. Você deve ficar atenta aos editais, pois dependendo do cargo, a idade máxima pode variar. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 15/06/18 às 10:50
  • Bom dia tenho 35 anos e qria muito fazer o concurso militar mas parece que já estou c idade avançada? Ou teria um cargo que poderei fazer? Aguardo ansiosa sua resposta
    LUDIMILA LOPO em 15/06/18 às 08:02
  • Com tudo o que está dizendo aqui neste site tenho certeza da minha profição.
    Leiziane Cardos em 12/06/18 às 13:10
  • Eu gostei muito disso aí pq esclarece muito o q eu queria saber
    Kaylane em 12/06/18 às 10:20
  • Desde pequeno a primeira vez que vii uma veatura da PM eu senti que eu naci pra ser policial Militar,tenho 17 anos e o meu sonho é ser policial. E se DEUS quiser futuramente vou se um PM. Esses videos e texto nós ajuda muito pra gente já está tendo noção de como é.
    Uagno souza da costa em 05/06/18 às 19:40
  • sonho em ser uma Policial militar
    Hosana cris em 28/05/18 às 23:37
  • É um sonho de ser um policial
    Ueliton Da Silva Santos em 25/05/18 às 14:00
  • Tenho 18 anos e meu sonho é ingressar na carreira militar. Muito bom, professor Marcos Girão, o texto foi exclarecedor para mim e acredito que também para vários concurseiros.
    Maria em 30/04/18 às 00:00
  • meu sonho e ser policial militar e como meu objetivo procuro saber tudo sobre a carreira e eu tenho apenas 12 anos de idade mas amo a carreira de militar
    maju em 17/12/17 às 11:48
  • Olá, Eu me chamo Yasmin e ultimalmalmente tenho visitado bastante essa página de policial militares, e pretendo fazer o concurso em breve para futuramente ser um policial... Amei as dicas e continuem assim Boa tarde ?❤
    Yasmin Alexandre Vieira em 14/10/17 às 16:17
  • Muito bom professor Marcos Girão ! Obrigado pelas dicas, acredito que são esclarecedoras para varios concurseiros Brasil afora. Admiro a competência dos profissionais do Estratégia Concursos. Grato !
    Felipe da conceiçao souza em 25/02/17 às 23:14
  • Amei
    Ananda em 27/06/16 às 23:10