45

Polícia Militar: saiba tudo sobre essa carreira!

polícia militarEsse texto foi escrito pensando em você que sonha em entrar para a Polícia Militar. Aqui você vai entender as regras gerais desse concurso tão cobiçado: o que faz um policial militar, quais os requisitos das provas e dicas de estudo.

De início, saiba que as polícias militares compõem o corpo de segurança pública do Brasil, lado a lado com as polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis e corpo de bombeiros militar. De acordo com a Constituição Federal, compete às polícias militares o policiamento ostensiva e a preservação da ordem pública.

Você já deve estar se perguntando o que é polícia ostensiva. Quem te esclarece o termo é a Polícia Militar de Minas Gerais:

“Policiamento ostensivo é a modalidade de exercício da atividade policial desenvolvida intencionalmente à mostra, visível — em contraposição ao policiamento velado, secreto. Caracteriza-se pela evidência do trabalho da polícia à população, pelo uso de viaturas caracterizadas, uniformes, ou até mesmo distintivos capazes de tornar os agentes policiais identificáveis por todos. A atividade de policiar consiste resumidamente em fiscalizar comportamentos e atividades, regular, ou manter a ordem pública, reprimindo crimes, contravenções, infrações de trânsito etc., zelando pelo respeito à legislação pelos indivíduos.

Tal modalidade de policiamento tem por objetivo principal atingir visibilidade à população, proporcionando o desestímulo de infrações à lei e a sensação de segurança (prevenção contra infrações legais e profilaxia criminal), por demonstrar a força e a presença estatal, além de dar segurança aos próprios agentes em diligências (repressão).”

Certamente você já viu pelas ruas da sua cidade policiais militares fardados, em viaturas, motos, a cavapolícia militar dflo, a pé e até mesmo em bicicletas. A presença desses servidores passa à população a sensação de segurança, como dito no texto acima, logo, você, futuro policial, será peça-chave nessa função.

Como todas as carreiras de segurança pública, o policial militar tem uma série de peculiaridades que a distinguem de uma profissão comum. Para passar a sensação de segurança social, o policial militar muitas vezes precisa de, heroicamente, sacrificar a sua própria.

Quando eu falo em heroicamente, não estou me referindo às ações policiais que vemos nos filmes, longe daquilo. Mas sim por que o próprio ato de defender a sociedade é heroico por si mesmo, sem necessidade de atuações mais bruscas.

A rotina do policial militar, que normalmente trabalha por escala, pode ser tranquila em muitas situações, mas é certo que haverá casos de tensão e limites a serem enfrentados. Por isso é tão relevante o teste psicológico para aprovação do candidato a policial militar.

COMO FUNCIONA O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR?

Cada estado da federação e o Distrito Federal possui a sua própria polícia militar e aplica o respectivo concurso. A única diferença é que a PM do DF é organizada e mantida pela União, ou seja, com recursos federais, ao passo que as demais são mantidas pelos estados. Entretanto, a PMDF se subordina ao Governador do DF.

É importante saber que todos os dados que passarei abaixo podem sofrer alguma variação de acordo com o edital do estado e com o respectivo estatuto policial.

Varia, também, de um estado para o outro as exigências do cargo, embora exista uma linha seguida por todas, como veremos abaixo.

Antes de entender exatamente as exigências dos concursos, vamos saber, em linhas gerais, as carreiras. Isso mesmo: são duas as carreiras de policiais militares.

Uma das carreiras é a de Soldado ou Praça, para o qual é exigido (geralmente) o nível médio de formação. Nesse ponto é importante salientar que na PMDF já é exigida a formação superior para a função.

Sendo aprovado no concurso, você fará o Curso de Formação de Praças (CFP), que normalmente dura de 6 meses a 1 ano, ao final do qual você será um Soldado 1ª Classe. Já no primeiro mês de curso, que é em período integral, o aluno recebe a remuneração do cargo e os demais benefícios da carreira.

polícia militar f

Falando em benefícios, normalmente os alunos, tanto de Praça como de Oficial, já têm direito a receber os seguintes:

  • fardamento
  • alimentação
  • previdência social especial
  • assistência à saúde própria e dos dependentes

A outra carreira é a de Oficial da PM, que é tipicamente de nível superior. Aprovado no certame, o candidato iniciará o Curso de Formação de Oficiais –CFO com duração de 2 a 3 anos. Durante o curso, você receberá a designação de Cadete ou Aluno-Oficial. Sendo aprovado no CFO, será Aspirante-a-Oficial por cerca de 6 meses, quando então é promovido a 2ª Tenente.

Também aqui o Cadete já recebe os vencimentos e benefícios.

Falando nisso, quanto ganha um membro da polícia militar?

polícia militar salário

Uma questão importante a saber sobre a promoção é que os períodos variam de acordo com outros requisitos que cada corporação pode ter e pode ser maior.

Com exceção da PMMG, para a qual a entrada na carreira de oficial é exigido ser bacharel em Direito, em todas as demais a exigência é nível superior em qualquer área de formação.

Os requisitos objetivos exigidos para inscrição no concurso é a idade, que o candidato precisar ter entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,60m ou 1,65m. Além disso, a vida do candidato pode ser investigada com a finalidade de se averiguar eventuais condenações criminais, ou passagem pela polícia.

AS PROVAS

Os concursos das polícias militares é uma verdadeira bateria de provas. Os editais variam nas exigências, mas em regra, as avaliações são:

  • provas objetivas
  • provas discursivas, normalmente para a carreira de oficial
  • teste psicológico
  • exames de saúde
  • teste físico

Aqui é importante o destaque para as provas objetivas e discursivas, além do teste físico.

As matérias exigidas variam por estado, mas em linhas gerias podemos elencar as seguintes disciplinas, de acordo com a carreira. Veja abaixo:

polícia militar matérias

Alguma ou outra corporação pode exigir matérias como Direito Penal e Processual Penal Militar.

QUAL A SITUAÇÃO DOS QUADROS DAS PM´S?

Veja abaixo um quadro explicativo da situação das polícias militares pelo país:

policia-militar-efetivo-e-taxas-por-habitantes2

FONTE: Portal G1

Esses dados se aproximam com os oficiais divulgados pelo IBGE em 2015, o qual informou existir 1 PM para cada 473 habitantes no país. Menos de 10% do percentual é de mulheres.

Segundo a Organização das Nações Unidas, o quantitativo ideal seria de 450 habitantes por policial, o que demandaria um incremento de cerca de 20 mil policiais.

PRÓXIMOS CONCURSOS E DICAS

 Os próximos editais de polícias militares previstos são os seguintes:

  • PMDF
  • PMCE
  • PMRN
  • PMMA
  • PMGO
  • PMTO

polícia militar próximos

Não preciso dizer que a relevância do concurso da PMDF, uma das PM´s que melhor pagam os militares no país, acompanhado da PM de Santa Catarina.

O Estratégia Concursos possui um curso regular para a preparação das carreiras policiais militares. O nosso curso é focado nos editais, na medida exata do que você precisa estudar, recheado de questões de concursos anteriores.

Os materiais de estudo são: videoaulas e aulas teóricas, em formato PDF, que você pode imprimir, estudar no computador, no tablet, onde quiser.

Além disso, os nossos professores estão à sua disposição para esclarecer dúvidas através do fórum de dúvidas.

Conheça o nosso Pacote Completo p/ Concursos de Polícias Militares – Curso Regular (Soldado)

Conheça o nosso Pacote Completo p/ Concursos de Polícias Militares – Curso Regular (Oficial)

Professor, quais as dicas que você tem pra que está se preparando para as policias?

DICAS DE ESTUDOS

Para não alongar muito, vou trazer aqui para você um esquema que mostra uma síntese dos próximos concursos para PMs e dos que ainda estão com inscrições abertas e um apanhado das principais disciplinas a serem estudadas para esses concursos. Confira:

Se você preferir a versão em .pdf, é só clicar no link a seguir:

Dicas de Estudo para Polícias Militares

E para fecharmos, o nosso vídeo de apresentação do que o Estratégia vem preparando para você que sonha em ser um Policial Militar Brasil afora:

Bom, é isso! Se quiserem falar comigo, tirar dúvidas e ter acesso a dicas e conteúdos gratuitos, acesse nossas redes sociais:

Fanpage do Prof. Marcos Girão

Canal do Youtube – Prof. Marcos Girão

Periscope – Prof. Marcos Girão

Instagram: @profmarcosgirao

Grande abraço e bons estudos!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *