Artigo

Polícia Militar do Pará altera regras de ingresso na corporação

Novo concurso PM PA terá 2.469 vagas

Foram aprovadas no dia 26 de novembro as novas regras elaboradas pela Polícia Militar do Pará para ingresso na corporação. O Projeto de Lei nº 334/2019 foi aprovado pelo Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Segurança Pública (CSP) do estado.

Conforme as novas regras, o candidato à formação de oficial deverá ter diploma de bacharel em Direito. A mudança tem o objetivo de diminuir o tempo do Curso de Formação (CFO), pois 50% do curso é para qualificar o futuro oficial na área do Direito, o que leva três anos de duração.

Com a alteração, o curso terá duração de 1 ano e meio, no máximo. Outro ponto de mudança foi a idade mínima de ingresso, que de 35 anos passa a ser 30 anos para adequar-se à reforma da previdência.

O deputado Eliel Faustino defendeu que é necessário pensar nas pessoas que estão se dedicando aos estudo para a carreira de oficial. Ele propôs que ao invés de cobrar desde já o bacharelado em Direito, a PM deveria exigir mais o conhecimento de Direito no concurso.

Essa e outras propostas de alteração do projeto serão debatidas ainda na votação em plenário.

Novo concurso PM PA

Outra novidade na corporação do Pará é o novo concurso público que ofertará 2.469 vagas para os cargos de Praça, nível médio e Oficial, nível superior. Lembrando que ainda será discutido se no novo certame será exigido o diploma de Bacharel em Direito para Oficiais.

Etapas do Concurso

O certame será composto por seis etapas. São elas:

  • Prova de Conhecimentos (eliminatório e classificatório);
  • Avaliação de Saúde (eliminatório);
  • Teste de Avaliação Física (eliminatório);
  • Avaliação Psicológica (eliminatório);
  • Investigação de Antecedentes Pessoais (eliminatório);
  • Avaliação de Títulos, somente para Oficiais (classificatório).

Mais informações: Concurso PM PA

Quer estudar para Concurso PM PA?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para PM PA:

CURSO PM PA

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2019

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.