Artigo

Polícia Federal – Perito Criminal área 3 – Sistemas Operacionais e Infraestrutura

Olá Pessoal!!!

Vamos resolver e comentar a prova de conhecimentos específicos do concurso para Perito Criminal do Departamento de Polícia Federal – Cargo 4, Área 3. Espero que tenham obtido sucesso na prova.

Sem questões impugnáveis, em nossa disciplina o grau de dificuldade da prova foi mediano. Muitas questões foram debatidas no material teórico, e não devem representar desafio para nossos alunos.

____________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Um disco formatado com sistema de arquivos FAT32 permite armazenar arquivos de tamanho de até 120 gigabaites.

Comentários:

Como vimos em aula, o filesystem FAT32 não permite armazenar arquivos superiores a 4 GB. Corretamente o gabarito preliminar apontou a assertiva como errada, estando de acordo com a literatura, sem margem para recursos.

Gabarito Preliminar: Errada

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – NTFS deve ser usado se os arquivos do disco rígido são criptografados no nível de sistema que utilize encrypting file system.

Comentários:

Tomamos ciência em aula, que um recurso do NTFS é a possibilidade de encriptar os dados gravados e que encriptação permite criptografar o disco inteiro, pastas ou arquivos individuais. No entanto, a questão extrapola os conhecimentos diretos sobre o file system NTFS ao indagar sobre encrypting file system. Observem em https://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc781588(v=ws.10).aspx que o EFS é implementado em sistemas operacionais Windows, pois requer o LSA do Windows. O EFS, não é portanto um recurso intrínseco ao NTFS, visto que a criptografia neste sistema de arquivos pode ser implementada por outros meios. Por fim, o ponto é que EFS requer o NTFS, e é este o aspecto chave da assertiva. O gabarito está conforme a literatura.

Observação: em caso de impugnação, é possível questionar a banca  já que EFS é um recurso de alguns sistemas operacionais Windows (e não diretamente do NTFS).

Gabarito Preliminar: Certa

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Para disco rígido utilizado em ambiente Windows 95, recomenda-se adotar o sistema de arquivos HFS+

Comentários:

Com certeza, esta foi a questão de mais fácil resolução para nossos alunos. De pronto se conclui que a assertiva é errada. Hierarchical File System (Sistema de Arquivos Hierárquico), é um sistema de arquivos proprietário da fabricante Apple e que integra o sistema operacional Mac, não é um filesystem nativo do sistema operacional Microsoft Windows 95. Gabarito de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar: Errada

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – APFS é uma evolução do sistema de arquivos mais usado no ambiente Linux, a partir da implementação do journaling no sistema de arquivos

Comentários:

Mais uma questão bastante simples, abordando outro filesystem Apple. APFS é uma evolução do HFS. Não é um filesystem nativo do sistema operacional Linux. Gabarito de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar:  Errada

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Memória cache é o local onde devem estar armazenados os programas e dados a serem manipulados pelo processador.

Comentários:

Outra questão bastante fácil para nossos alunos. A memória principal é o local onde devem estar armazenados os programas e dados antes de serem manipulados pelo processador. Ao ingressar no processador, os dados podem ser armazenados em memória cache (cujo propósito é reduzir o tempo de acesso dos dados mais requeridos) ou nos registradores.  Gabarito preliminar de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar: Errada

________________________________________

 (2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Processadores de 32 bites aproveitam, no máximo, 4 GB de RAM.

Comentários:

Como vimos na parte teórica, processadores de 32 bits endereçam até 4 GB de RAM, e de 64 bits endereçam teoricamente até 1 TB. Outro tópico bastante debatido, no qual espero que não tenham encontrado dificuldades. Gabarito preliminar de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar: Certa

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Emulador permite a um programa feito para um computador ser executado em outro computador.

Comentários:

Como vimos na emulação uma aplicação é executada sobre um sistema operacional e emula (simula, imita) o comportamento de um outro sistema operacional. O emulador é a camada de software ou a aplicação que implementa a emulação. A assertiva está correta, realmente o emulador permite a um programa feito para um computador ser executado em outro computador, ou ao feito para um sistema ser executado em outro. Gabarito preliminar de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar: Certa

________________________________________

 

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Um sistema operacional classificado como multitarefa é aquele em que vários processos de utilizador (tarefas) estejam carregados em memória; nesse caso, um pode estar ocupando o processador e outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez.

Comentários:

Pessoal, a análise adequada exigia que segmentássemos o texto em duas afirmações.

A) os SO multitarefa executam mais de uma tarefa por vez e nestes a gerência de memória fornece a cada aplicação uma área de memória própria, independente e isolada das demais aplicações e inclusive do núcleo do sistema. Sem crise, não é?

B) um processo pode estar ocupando o processador e outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez. Tudo correto, como vimos na definição de estados de um processo (fila de pronto, espera ou executando) e no conceito de escalonamento.

Como podem ver, os conceitos estão aí, mas a questão inovou na elaboração ao exigir a compreensão conjunta dos termos. Apesar disso, o gabarito preliminar está de acordo com a literatura, a meu ver sem possibilidade de recurso.

 

Gabarito Preliminar:  Certa

________________________________________

 

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Container consiste em um conjunto de processos que, isolados do resto do sistema, são executados a partir de uma imagem distinta, que fornece todos os arquivos necessários a eles.

Comentários:

Pessoal, como vimos em aula um container é uma forma de virtualização no nível do sistema operacional, um ambiente totalmente isolado, simulando um sistema independente no mesmo host (sistema operacional). Os containeres surgem em função da virtualização acabar por gerar overhead, pois não é de sua natureza intrínseca compartimentalizar o próprio sistema operacional. Assim, os containeres, como o Docker, trabalham sobre um sistema operacional e permitem isolar um conjunto de processos, reaproveitando e maximizando os recursos do sistema. Os contêineres são uma “evolução” do conceito de virtualização. Questão de dificuldade mediana, espero que com o amparo dos conceitos explicados na aula não tenham tido dificuldade. O gabarito preliminar está de acordo com a literatura, a meu ver sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar:  Certa

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – No modelo IaaS (infrastructure as a service), é de responsabilidade do provedor proteger a infraestrutura básica de rede e as camadas de abstração.

Comentários:

Questão bastante batida, conforme as definições do NIST está correta.

Gabarito Preliminar: Certa

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – O modelo PaaS (platform as a service) oferece menos recursos e funcionalidades integradas de segurança, necessitando que o cliente projete e gerencie os sistemas operacionais, aplicativos e dados.

Comentários:

Os conceitos de cloud computing vieram para ficar nas provas da Polícia Federal, mas foram das menos complexas da prova. A definição de Plataforma como Serviço oferece mais recursos e funcionalidades para permitir desenvolver aplicações. Gabarito preliminar de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

 

Gabarito Preliminar: Errada

________________________________________

Texto introdutório: “A arquitetura para becape em ambiente SAN (storage área network) na figura precedente leva em consideração conceitos de becape que não precisam necessariamente da rede local para a cópia dos dados. Considerando essas informações e a figura apresentada, julgue os itens a seguir.”

 

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Esse tipo de arquitetura exige o uso de software de becape que não suporte agrupamento de fitas (tape pooling) para implementação, já que usa SAN.

Comentários:

A questão envolve os conceitos de Storage Área Network e de LAN-free Backup. Como vimos na parte teórica, LAN Free (literalmente “livre” da LAN) é a arquitetura de backup implementada o não sobre a rede local (LAN), mas sobre a rede SAN utilizando Fibre Channel. Como comentamos e podemos observar na figura constante da prova, na LAN Free um dispositivo de fita é atachado diretamente ao sistema de storage. A pegadinha da questão era concluir que esta arquitetura não impede o uso de softwares de backup com tape pooling.  Questão extremamente difícil.

Observação: A questão tomou por base conhecimentos de arquitetura proprietária da fabricante EMC. Extrapola portanto conteúdo previsto e edital, sugere-se recurso a banca requerendo a anulação do item.

Gabarito Preliminar:  Errada

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Dada a capacidade de  desempenho de fibre channel, a tecnologia de becape em SAN apresenta como vantagem permitir que a aplicação de becape mova os dados em altas velocidades, já que, normalmente, são requeridas janelas curtas para a realização de cópias de segurança em determinados tipos de sistemas em tempo real.

Comentários:

Pessoal, como comentamos em aula e no item anterior, LAN Free utiliza SAN sobre Fibre Channel. Principal vantagem alta velocidade para transferência de dados. O restante da assertiva é conclusão lógica. Gabarito preliminar de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

 

Gabarito Preliminar: Certa

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – Em uma SAN, o switched fabric tem capacidade de se conectar com vários clientes de becape acessando as bibliotecas de fitas.

Comentários:

Questão difícil, multidisciplinar!!! A assertiva exige diretamente conhecimentos que a topologia de redes switch fabric requer que hosts (servidores, clientes) e storages estejam conectados a mais de um dispositivo de rede (switches), ou seja haja conectividade de qualquer servidor para qualquer sotrage. A maior dificuldade da questão é a redação, menos ambígua e compreensível seria a afirmação “switched fabric permite conectar vários clientes de becape aos vários storages (bibliotecas de fitas).” Gabarito preliminar de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

 

Gabarito Preliminar: Certa

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – RAID 0, também conhecido como disk striping, requer no mínimo dois discos rígidos: se um disco falhar, os demais garantem o acesso e a recuperação dos dados.

Comentários:

Questão simples e bastante debatida em aula. Disk mirroring, requer no mínimo dois discos rígidos, se um disco falhar, os demais garantem o acesso e a recuperação dos dados. Gabarito preliminar de acordo com a literatura, sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar: Errada

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – RAID 1, também conhecido como disk mirroring, requer pelo menos dois discos rígidos e permite a recuperação dos dados em caso de falha de um dos discos.

Comentários:

Conforme item anterior.

Gabarito Preliminar: Certa

________________________________________

(2018 – Cespe – DPF – Perito Criminal Federal – Área 3) – RAID 6, que requer no mínimo três discos e é também conhecido como striping with double parity, não permite a recuperação dos dados em caso de falha de dois dos seus discos.

Comentários:

Pessoal, sempre adote Estratégia de segmentar a resolução da questão:

a) Errado – RAID 6 requer no mínimo quatro discos;

b) Certo – RAID 6 é conhecido como striping with double parity, usar o dobro de bits de paridade é a principal característica deste arranjo RAID;

c) Errado – RAID 6 garante a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem, logo permite a recuperação dos dados em caso de falha de dois dos seus discos.

Gabarito preliminar de acordo com a literatura, à princípio sem possibilidade de recurso.

Gabarito Preliminar: Errada

________________________________________

Pessoal, é isso!!! Prova extensa, mas considero que bem elaborada pois transitou por praticamente todos os tópicos do edital relativos a nossa disciplina e apresentou um grau de dificuldade compatível com as exigências do cargo.

Como podem observar nos comentários, à princípio, uma das questões apresentou gabarito passível de recurso a banca. Fico à disposição para rever possíveis divergências.

Desejo sucesso a todos os nossos alunos. Grande Abraço!
Celson

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor Celson, boa tarde! Afirmar taxativamente que processadores de 32 bites aproveitam, no máximo, 4 GB de RAM é um grande equívoco já que desconsidera a existência do recurso Physical Address Extension disponíveis na arquitetura IA-32 Intel e AMD. Portanto, acredito que a afirmativa está errada.
    Renato Fernando Silva Gonçalves em 20/09/18 às 14:23