Artigo

Poderes da Administração Pública para a CGE SC

Reunimos os pontos mais importantes de Poderes da Administração Pública para a CGE SC

O concurso da CGE SC está se aproximando: a prova está prevista para o dia 29 de janeiro de 2023 e está oferecendo 95 vagas imediatas mais 50 vagas em cadastro reserva. A oportunidade é para o cargo de Auditor do Estado, com salário inicial de R$ 21.055,69.

Neste artigo, trazemos os principais pontos do assunto Poderes da Administração Pública. Vamos antes conferir as principais informações sobre este certame:

  • Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina – CGE SC
  • Status: Inscrições encerradas/Provas em 29/01
  • Banca: FGV
  • Vagas: 95 + 50 CR
  • Salário inicial: R$ 21.055,69
  • Edital: CGE Santa Catarina
Poderes Administrativos CGE SC

Poderes Administrativos para a CGE SC

José dos Santos Carvalho Filho define poderes administrativos como “o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins”.

Poder-dever de agir

Os poderes administrativos são outorgados aos agentes públicos para que eles possam atuar em prol do interesse público. Logo, as competências são irrenunciáveis e devem obrigatoriamente ser exercidas. É por isso que o “poder tem para o agente público o significado de dever para com a comunidade e para com os indivíduos”. Diz-se, portanto, que são poderes-deveres, pois envolvem simultaneamente uma prerrogativa e uma obrigação de atuação.

Poder vinculado e poder discricionário

O poder vinculado ocorre quando a lei, ao outorgar determinada competência ao agente público, não deixa nenhuma margem de liberdade para o seu exercício. Desta forma, quando se deparar com a     situação prevista na lei, caberá ao agente decidir exatamente na forma prevista na lei.

Observe, porém, que “poder vinculado” não é a mesma coisa de “ato vinculado”. O ato vinculado é uma manifestação do poder vinculado, que ocorre quando todos os elementos dos atos administrativos são vinculados. Logo, a competência, a finalidade, a forma, o motivo e o objeto do ato administrativo são inteiramente vinculados.

De outro modo, no poder discricionário, o agente público possui alguma margem de liberdade de atuação. No caso em concreto, o agente poderá fazer o seu juízo de conveniência e oportunidade e decidirá com base no mérito administrativo. Assim, haverá para a autoridade pública uma margem de liberdade dentro dos limites da lei e da razoabilidade e proporcionalidade

Poder hierárquico

Segundo Hely Lopes Meirelles, o poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal”. Apesar de o renomado autor falar do “Executivo”, o mais adequado é falar em “Administração Pública”, uma vez que o poder hierárquico se manifesta no exercício da função administrativa.

Nessa linha, são objetivos do Poder hierárquico:

  • dar ordens;
  • editar atos normativos internos para ordenar a atuação dos subordinados;
  • fiscalizar a atuação e rever atos;
  • delegar competências;
  • avocar atribuições; e
  • aplicar sanções.

Poder disciplinar

O poder disciplinar é o poder-dever de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.

Com efeito, o poder punitivo, no âmbito administrativo, se manifesta no poder disciplinar e no poder de polícia. Os poderes disciplinar e de polícia distinguem-se por atuarem em campos distintos.

O poder de polícia se insere na esfera privada, permitindo que se apliquem restrições ou condicionamentos  nas atividades privadas. Já o poder disciplinar permite a aplicação de punições em decorrência de infrações relacionadas com atividades exercidas no âmbito da própria Administração Pública.

Exceções:

  • 1. Ordem manifestadamente ilegal
  • 2. Competência Exclusiva
  • 3. Consultoria (jurídica/técnica)
  • 4. órgãos especializados

Poder regulamentar ou normativo

Segundo José dos Santos Carvalho Filho, o poder regulamentar é “a prerrogativa conferida à Administração Pública para editar atos gerais para complementar as leis e permitir a sua efetiva aplicação”. A prerrogativa, registre-se, é apenas para complementar a lei; não pode, pois, a Administração alterá-la a pretexto de estar regulamentando

Esse é um conceito amplo de poder regulamentar. Alguns autores utilizam um sentido restrito do poder regulamentar, explicando tratar-se do poder conferido ao chefe do Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos) para a edição de normas complementares à lei, permitindo a sua fiel execução. Essas “normas complementares à lei”, chamadas de regulamentos, revestem-se na forma de decreto.

Por outro lado, o poder normativo refere-se a toda a capacidade normativa da Administração Pública, envolvendo não só a competência do Chefe do Poder Executivo para editar decretos regulamentares, mas também a competência das demais autoridades administrativas para a edição dos mais diversos tipos de normas administrativas.

Poder de polícia

Carvalho Filho entende que o poder de polícia é a “prerrogativa de direito público que, calcada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade”

Atributos do poder de polícia

Segundo Hely Lopes Meirelles, são atributos do poder de polícia:

  • discricionariedade;
  • autoexecutoriedade; e
  • coercibilidade.

Ciclo ou fases de polícia

A doutrina e a jurisprudência nacionais consagraram a expressão ciclo de polícia para descrever as atividades que envolvem a atividade de polícia, quais sejam:

  1. legislação ou ordem de polícia;
  2. consentimento de polícia;
  3. fiscalização de polícia;
  4. sanção de polícia.

Finalizando – Poderes da Administração Pública para a CGE SC

É isso! Esperamos que tenha aproveitado esse resumo e que consiga guardar os pontos mais relevantes do assunto Poderes da Administração Pública para a CGE SC. Não se esqueça de que o conteúdo completo você poderá encontrar nos nossos pacotes. Lá você terá tudo de que precisa para chegar competitivo no dia 29 de janeiro.

Um grande abraço e bons estudos.

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.